Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

[Infográfico] Os indicadores de performance imprescindíveis para o Atacado Distribuidor

Veja neste infográfico os principais indicadores para o Atacado Distribuidor.

Faça o download do Infográfico em alta qualidade:

>> Fazer download do infográfico <<

 

 

>> Fazer download do infográfico <<

 

Você gostou desse material?

Esperamos que você tenha gostado e que essas informações te apoie nos resultados do seu negócio.

Se você gostou desse infográfico, por favor, compartilhe com seus amigos que também possam se interessar pelo assunto.

Compartilhe no Facebook

Compartilhe no Linkedin

 

INDICADORES PARA ATACADO DISTRIBUIDOR

#01 GIRO DE ESTOQUE

Os indicadores de giro medem o tempo necessário para que o estoque seja vendido, considerando cada uma das mercadorias e o fluxo logístico completo.

É um indicador importante para evitar a ruptura de estoque, ou seja, para que o atacado não perca vendas por falta de mercadorias. Da mesma forma, é um indicador que evita o excesso de estoque, para que a empresa não mantenha seu capital de giro investido em produtos que permanecem muito tempo sem girar.

#02 CUSTOS DAS MERCADORIAS

Este indicador apresenta qual é o verdadeiro desembolso que o atacadista faz para adquirir as mercadorias, considerando o preço, os créditos de impostos, os tributos a recolher, o custo de frete, as despesas acessórias, etc.
Saber exatamente qual é o custo é primordial para a correta precificação dos produtos.

#03 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E LUCRO

A margem de contribuição é a parte do faturamento que supera os custos e as despesas de venda das mercadorias. A margem de contribuição de cada produto, portanto, mostra como o produto contribui para cobrir os custos fixos da empresa e formar o lucro.

É muito importante saber quais são os itens que mais contribuem para a lucratividade da empresa, pois nem sempre são os itens de maior faturamento.

#04 MERCADORIAS SEM GIRO, OU COM BAIXO GIRO

Os itens menos vendidos devem ter uma atenção especial, pois oneram o giro e podem representar um custo adicional caso sejam avariados ou tenham o prazo de validade vencido antes de ser vendido.

 

#05 INADIMPLÊNCIA E GESTÃO DE CRÉDITO

É crucial manter a inadimplência em níveis administráveis e gerir adequadamente a concessão de crédito aos clientes, de maneira a manter o negócio saudável e sustentável.

 

#06 INDICADORES DE CRM

É a sigla em inglês para Gerenciamento de Relacionamento com o Cliente.

O CRM ajuda a traçar um perfil de cada cliente e ajudar a explorar melhor as oportunidades que cada cliente oferece, como oferecer as mercadorias adequadas a cada um deles, avaliar qual cliente proporciona a maior rentabilidade e quais clientes poderiam comprar mais em relação ao seu potencial.

#07 INDICADORES DE QUALIDADE

Há vários aspectos do atacado que devem ser monitorados com muita proximidade, pois afetam diretamente a rentabilidade, como o índice de devoluções, as avarias, as trocas, o tempo de fluxo do pedido dentro da empresa, etc.
Quanto mais atenção à qualidade, menores as perdas.

#08 INDICADORES DE LOGÍSTICA

Mostram qual é o custo e a rentabilidade de cada rota de entrega, além dos custos com a distribuição física dos produtos. A área de logística desempenha um papel crítico no atacado e deve ser tratada com muita atenção.

#09 ÍNDICE DE QUALIDADE DE FORNECEDORES

Quais os fornecedores que entregam no prazo e com menor periodicidade? Quais são os que geram mais devoluções, avarias e trocas? Quais são os mais eficazes no cumprimento dos acordos? Saber quais são seus melhores fornecedores é importante para agilizar o seu próprio fluxo.

#10 CICLO OPERACIONAL E FINANCEIRO

É o indicador que demonstra a necessidade de capital de giro da empresa, ao analisar o prazo médio de estocagem, os prazos de pagamentos aos fornecedores e o prazo de recebimento dos clientes.

A partir desses elementos, é possível saber se a empresa tem um fluxo de caixa positivo ou negativo.

 

Conheça nosso ERP para Atacado Distribuidor e faça um orçamento com um de nossos consultores.

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios