Entre em contato: 0800 940 0750 PT | EN

PT | EN
Solicite um orçamento

[Infográfico] Os indicadores de performance imprescindíveis para a Indústria

Para alcançar a excelência na gestão de indústrias, é preciso manter o controle sobre todos os processos, desde a chegada da matéria-prima, passando pela linha produtiva até chegar à entrega dos produtos.

Quer conhecer seu negócio de ponta a ponta? Então você precisa acompanhar alguns indicadores de performance essenciais.

Clique aqui ou na imagem abaixo para baixar a versão em qualidade desse infográfico.

>> Fazer download do infográfico <<

Os indicadores de performance imprescindíveis para a indústria.pdf

>> Fazer download do infográfico <<

 

Você gostou desse material?

Esperamos que você tenha gostado e que essas informações te apoie nos resultados do seu negócio.

Se você gostou desse infográfico, por favor, compartilhe com seus amigos que também possam se interessar pelo assunto.

Compartilhe no Facebook

Compartilhe no Linkedin

 

#1 Uso da capacidade instalada

Esse indicador aponta para a relação entre o que a indústria efetivamente produz e o que produziria se todos os seus equipamentos estivessem operando em 100%. A diferença é a capacidade ociosa, reflexo de baixa demanda ou de problemas no ciclo produtivo.

#2 Quantidade de horas produtivas

As horas efetivamente gastas na atividade-fim do trabalhador são determinadas pela diferença entre seu horário integral e eventuais pausas para lanchar, ir ao banheiro, comparecer a reuniões e participar de treinamentos, por exemplo.

#3 Custo total de produção

Custo dos insumos, das horas-máquina, das horas-homem, dos suprimentos e da depreciação dos equipamentos, aplicados por período, por centro de trabalho, por linha de produção, por produto e por turno, compondo o custo total de produção.

#4 Manutenção de equipamentos

A MTBF, sigla em inglês para Tempo Médio Entre Falhas, determina a confiabilidade de um equipamento. Já o MTTR, sigla em inglês para Tempo Médio de Reparo, estabelece quanto tempo o produto fica inutilizado para manutenção. Ambos os índices devem ser acompanhados de informações relativas ao motivo da quebra, ao custo do reparo em si e ao nível de uma eventual queda de produção.

#5 Indicadores de qualidade

Razão entre a quantidade de itens produzidos e de itens com defeitos. O número deve ser acompanhado da descrição das falhas e organizado de acordo com sua natureza.

#6 Giro do estoque

O giro revela quanto tempo determinado produto fica estocado antes de ser vendido ou usado para produção. Nesse segmento, é importante medir o giro de estoque de matérias-primas e o giro de estoque de produtos acabados.

#7 Indicadores de logística

Apontam para os gastos com frete: gasolina, manutenção de frota ou contratação terceirizada, entre outros. Para averiguar a qualidade da logística, é preciso calcular o tempo médio das entregas, bem como o número de desvios e atrasos.

#8 Índice de qualidade de fornecedores

A confiabilidade dos fornecedores é dada pela quantidade de produtos entregues, o número de itens com defeitos, o atendimento de chamadas no pós-venda e o respeito a prazos.

#9 Margem de contribuição e percentual de lucro

A margem de contribuição revela quanto um produto rende para a indústria depois de ser vendido, descontando custos e despesas de produção. Esse número serve de base para descobrirmos a origem do lucro da indústria de acordo com cada item produzido. É possível identificar o percentual de lucro por produto, por cliente, por vendedor e por região.

#10 Ciclo operacional financeiro

É dado pelo tempo médio de estocagem, tempo médio de recebimento e tempo médio de pagamento. Em geral, é calculado em dias e mostra a capacidade da indústria em receber o retorno dos investimentos e de manter sua liquidez.

Conheça o sistema de gestão para Indústrias e saiba como podemos contribuir com a sua empresa.

 

O que você achou desse infográfico? Compartilhe a sua opinião com a gente aqui nos comentários!

Tags:

Cadastre-se e receba dicas e artigos em seu e-mail sobre gestão e negócios.

Voltar para o blog da Sankhya

Solicite um orçamento com um de nossos consultores.

Preencha o formulário abaixo e logo entraremos em contato.

*campos obrigatórios