Dropshipping: o que é e quais as vantagens?

Muitas empresas já utilizam o dropshipping como estratégia logística. Esse modelo de vendas online é uma ótima opção para empreendedores...

Muitas empresas já utilizam o dropshipping como estratégia logística. Esse modelo de vendas online é uma ótima opção para empreendedores que não querem se preocupar com estoque e distribuição.

Empresas que querem investir no mercado online precisam entender sobre dropshipping e seu funcionamento, para saber como buscar novas formas de aumentar as vendas com menos custos. 

Neste artigo, explicamos o conceito de dropshipping, como ele funciona na prática na hora de implementar, quais são seus benefícios e as diferenças com relação a outras formas de vendas online. Confira!

O que é dropshipping?

Dropshipping é um modelo de negócios em que não é preciso ter um estoque próprio. A tradução para a palavra drop, em inglês, é largar, enquanto shipping é remessa. Ou seja, a empresa terceiriza os produtos e a distribuição através de fornecedores.

Funciona como uma vitrine para que outras empresas possam colocar seus produtos à venda no mercado online. Com isso, o papel principal do dropshipping é a intermediação na venda de produtos das empresas terceirizadas.

Grandes nomes do mercado varejista utilizam o modelo dropshipping para fazer essa ponte das vendas, como Amazon, Shopee, Mercado Livre, Aliexpress, entre outros. Muitos inclusive expandem seus negócios para o mercado internacional.

Nesse processo, a empresa realiza a venda e o pedido é repassado para um parceiro, que é quem fica responsável por:

  • Armazenar;
  • Estocar;
  • Distribuir os produtos para o cliente final.

Como funciona o dropshipping?

A empresa que busca conquistar o mercado através do dropshipping precisa entender como funciona a ordem de processos, desde a exposição dos produtos no site até a entrega ao cliente final. Explicamos a seguir.

1. A empresa efetua a venda no site

O site faz o gerenciamento de estratégias de vendas e marketing para atrair a atenção dos consumidores. Ao buscar pelo produto e concluir a venda, todo o processo de atendimento ao consumidor, estoque e logística de distribuição passa a ser do fornecedor.

É importante que a empresa que utiliza o dropshipping se atente com a escolha certa dos fornecedores, uma vez que a qualidade dos produtos, a disponibilidade deles e a eficácia na entrega são fatores essenciais para destaque no mercado online. Avaliar quem serão as empresas terceirizadas é primordial.

2. O pedido é repassado para o fornecedor

Após a conclusão da venda, o site varejista ou atacadista fica encarregado de repassar todos os próximos processos logísticos para o fornecedor, que se responsabiliza por todas as etapas até a entrega ao cliente final.

3. O fornecedor é responsável pela distribuição 

A empresa terceirizada, cujos produtos foram escolhidos para serem colocados à venda no dropshipping, é responsável por todos os processos e logística de distribuição (separação, organização e transporte) até a entrega final.

4. O cliente recebe o produto

O trabalho logístico da empresa terceirizada garante a eficácia no processo de distribuição do produto, o que é um ponto essencial para atrair e fidelizar o cliente.

Quais são os benefícios do dropshipping?

De acordo com relatório Webshoppers, realizado em uma parceria entre a Ebit | Nielsen e o Bexs Banco, o comércio online bateu recorde no primeiro semestre de 2021, com um crescimento de 31% nas vendas e um aumento de 22% no ticket médio.

Esse é um mercado cada vez mais em alta e, por isso, o dropshipping vem sendo uma ótima opção para empresas que buscam menor custo e altos índices de vendas. São inúmeros os benefícios que esse modelo proporciona para essas empresas. Listamos os principais a seguir.

Facilidade no gerenciamento

Com o dropshipping, a empresa passa a ter mais facilidade para administrar o negócio, tendo em vista que a parte com foco maior são nas estratégias de marketing e vendas. Todos os processos que envolvem logística e gestão de vendas são direcionados ao fornecedor.

Mais oportunidades de crescimento

Como todos processos logísticos são de responsabilidade do fornecedor, a empresa que faz a mediação aumenta sua otimização de tempo e, assim, consegue ter total foco em estratégias de marketing para atrair cada vez mais consumidores à plataforma e se destacar dos concorrentes.

Diminuição de custos 

Ao optar pelo modelo dropshipping, a empresa consegue diminuir muitos custos, inclusive operacionais. Por exemplo, ela passa a não precisar investir em produtos e, consequentemente, em espaço físico para armazenamento, além de mão de obra na gestão logística dos processos e nas estratégias de distribuição. Toda essa parte fica por conta das empresas parceiras.

Baixo investimento

Essa é uma das principais vantagens do dropshipping, tendo em vista que muitas empresas não conseguem fazer altos investimentos para as vendas. Por não ter estoque nem precisar de armazenamento de produtos, a empresa não precisa de altos custos para comprar produtos, além de não se preocupar com a distribuição.

A partir da parceria com o fornecedor, é ele que fica encarregado desses processos e, com isso, os custos com operações e investimentos tornam-se menores, permitindo um foco maior em publicidade e estratégias de marketing.

Quais são as diferenças entre marketing place, e-commerce e dropshipping?

O mercado online vem dominando cada vez mais o mundo dos negócios e as empresas buscam se inserir nesse meio para ter mais visibilidade e maiores possibilidades de vendas. Dentre as soluções mais procuradas, o marketing place, o e-commerce e o dropshipping são destaques quando o assunto são vendas digitais.

Mas, apesar de parecerem vários nomes para um mesmo modelo de vendas, eles são diferentes. Existem estratégias e características distintas entre cada um deles.

Desenvolver um negócio online lucrativo é uma tarefa que requer conhecimento desses detalhes para que a empresa possa saber em qual solução se encaixa melhor. Entenda essas diferenças a seguir.

Marketing place

O marketing place funciona como um shopping center online, onde várias marcas e lojas, de diversos segmentos, estão com seus produtos dispostos na mesma plataforma.

É um meio de boa rentabilidade e alta escalabilidade. As empresas pagam comissão para o marketing place de acordo com as vendas. Entre suas maiores vantagens, estão:

  • Baixo ou zero investimento em criação da plataforma;
  • Maior visibilidade;
  • Autonomia para vendedores.

E-commerce

O e-commerce funciona como uma loja virtual. Nesse tipo de solução online de vendas, é preciso ter estoque, porque a empresa cadastra todos os seus produtos e faz a venda direta para o cliente

Todo o processo de logística de estoque e distribuição também fica por conta da empresa. Os processos são muito semelhantes aos de uma loja física. A diferença é que as vendas são totalmente online.

Dropshipping

No dropshipping, a empresa não precisa se preocupar com formas de pagamento, estoque e distribuição dos produtos vendidos. Ela apenas faz a intermediação com os fornecedores e esses são os responsáveis pelo armazenamento dos produtos e envio dos pedidos.

Nessa solução, basta que a empresa tenha o site para disponibilizar para a venda de outras empresas, mas essas não aparecem para o cliente final. Entre as vantagens do dropshipping, estão:

E, então, agora ficou mais claro o que é dropshipping? Para saber mais sobre como fazer a gestão das suas vendas e da sua empresa, continue acompanhando os conteúdos do nosso blog. Você pode recebê-los em primeira mão no seu e-mail.

Sobre o autor
Leticia Anjos

Analista de Marketing Digital na Sankhya. Possui certificações e experiência em criação e acompanhamento de campanhas em plataformas como Google Ads, Facebook Ads, LinkedIn Ads e Twitter Ads. Possui vasta experiência em Inbound Marketing, na estruturação e acompanhamento de plataformas de automações de marketing focadas na construção de relacionamento com clientes e vendas qualificadas para a empresa.

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