A estratégia visa atacar um problema que consome 18% do PIB nacional; esta é a 10ª aquisição da Sankhya, que deve investir mais R$200 milhões em M&As até 2026
A Sankhya, uma das principais empresas de tecnologia e gestão do Brasil, anunciou hoje a aquisição majoritária da Lincros, empresa catarinense de soluções de gestão logística com inteligência artificial. Esta é a 2ª compra de 2025, após a Flowbiz em maio, startup de marketing digital, como parte de sua estratégia de expansão e amplificação de portfólio.
De acordo com o Instituto de Logística e Supply Chain (ILOS), os custos logísticos no Brasil atingiram 18,4% do PIB em 2023, o maior percentual já registrado desde o início do estudo em 2004. Desse total, o transporte representa 9,3% do PIB, com gastos que ultrapassaram R$940 bilhões em 2024, um aumento de 7% em relação ao ano anterior.
Com a integração das soluções da Lincros ao EIP (Enterprise Intelligence Platform) da Sankhya, os clientes passam a ter acesso a um orquestrador de ponta a ponta, capaz de reduzir gargalos, aumentar a eficiência e acelerar a competitividade em cadeias cada vez mais complexas.
“O cenário logístico é um dos principais fatores que prejudicam a competitividade das empresas brasileiras no mercado global. Ao integrar um TMS robusto diretamente no ecossistema Sankhya, oferecemos uma solução efetiva para este desafio estrutural. Não estamos só adquirindo tecnologia, estamos reformulando como a gestão empresarial e logística se relacionam e ampliamos a capacidade de gerar valor em toda a cadeia de nossos clientes”, explica Felipe Calixto, CEO da Sankhya.
Fundada em 2013 em Blumenau, Santa Catarina, a Lincros desenvolve soluções para gestão logística, abrangendo desde a contratação de transportadoras até o gerenciamento de veículos e validação de fretes. Com 230 clientes, principalmente no eixo Rio-São Paulo e na região Sul, a empresa atende operações de médio e grande porte, incluindo Bauducco, Stellantis, Kibon, Elgin, Midea, Hypera Pharma, Positivo, Bimbo, Panco, Camil, Red Bull, entre outras.
“Esta união com a Sankhya aumenta nossa capacidade competitiva no mercado e expande nossas possibilidades de investimento em tecnologia. Agora podemos acelerar o desenvolvimento de nossas soluções de inteligência artificial para logística e ampliar nossa atuação em novos mercados”, afirma André Luiz Jacinto, CEO da Lincros.
“Ao incorporar um sistema robusto de gestão logística à nossa plataforma, estamos redefinindo o potencial competitivo das empresas brasileiras e multiplicando a geração de valor em toda a cadeia produtiva”, afirma André Britto, CFO da Sankhya. “Esse movimento se soma ao nosso histórico consistente de sinergias comerciais, e agora a Lincros se tornará parte integral do nosso ecossistema de crescimento acelerado”.
Este movimento estratégico ocorre em um momento crucial para a economia brasileira. Em um país onde 62,2% do transporte de mercadorias é feito por rodovias, muito acima do padrão de países desenvolvidos, a otimização logística representa uma oportunidade significativa de ganho de competitividade.
Para os clientes da Lincros, a combinação de negócios representa continuidade nos investimentos em desenvolvimento tecnológico, assegurando evolução constante das soluções, maior capacidade de processamento de dados logísticos e otimização das operações de transporte com redução de custos operacionais.
Já para os clientes Sankhya, a integração adiciona um robusto sistema de gestão logística ao seu ecossistema, complementando o portfólio atual com uma solução especializada que otimiza toda a cadeia de operações de transporte, desde a contratação até o monitoramento em tempo real.
A Sankhya prevê um investimento futuro de mais de R$200 milhões até 2026, direcionado para complementar o portfólio em empresas de Big Data, compliance, logística e fintech.
Matéria publicada por Exame