Todo empreendedor quer obter ganhos sobre o capital investido e, para isso, é fundamental ficar atento aos ciclos operacional e financeiro, que estão diretamente relacionados aos indicadores de atividade operacional da empresa.
A análise dos ciclos contribui para que o empreendedor consiga enxergar quantas vezes e com que nível de eficiência os recursos financeiros que ele investiu foram empregados, recuperados e trouxeram retorno, preferencialmente positivos.
Vamos traduzir de uma forma mais simples: a operação de um negócio, em geral, começa com a compra de produtos acabados ou de matérias-primas, que serão estocados temporariamente, transformados em produtos finais (no caso da indústria), estocados novamente e depois vendidos, para pagamento à vista ou a prazo.
No comércio e na área de serviços, nem sempre o processo de transformação acontece, mas o raciocínio é similar. Compra-se antes para vender e receber o valor investido depois, com lucros.
O ciclo operacional e o ciclo financeiro são calculados a partir da análise do tempo que a empresa leva para cumprir essas etapas, considerando a necessidade de investimento e o fluxo de recebimentos.
Eles vão acompanhar o caminho que o dinheiro faz pela empresa, entre o registro de entradas e saídas.
A análise desses indicadores de atividades possibilita a tomada de decisão com base no acompanhamento do fluxo de caixa, que funciona de acordo com a chamada regra de ouro: antecipar os recebimentos dos clientes e postergar os pagamentos a fornecedores, de maneira estruturada e alinhada ao planejamento estratégico do negócio.
Como avaliar o Ciclo Operacional e o Ciclo Financeiro
Antes de avançar na apresentação do conceito de cada ciclo separadamente, é importante entender alguns indicadores de atividade operacional: tempo médio de pagamento de fornecedores, tempo médio de estoque, tempo médio de giro de estoque e tempo médio de recebimento após as vendas.Tempo médio | Conceito | Fórmula para cálculo | Melhor resultado |
Pagamento | Prazo que a empresa negocia com seus fornecedores para pagar mercadorias / matérias-primas adquiridas. Medido em dias. | Valores a pagar para fornecedores multiplicado por 360 e depois dividido pelo valor total das Compras Brutas e Materiais e Serviços | Quanto maior o indicador, melhor a saúde financeira da empresa. |
Estocagem | Prazo que a empresa leva para a completa renovação de todos os itens que ela tem no estoque (mercadorias ou matérias-primas) | Estoque multiplicado por 360 e depois dividido pelo Custo dos Produtos Vendidos | Quanto maior a velocidade de renovação dos estoques, melhor, mas isso está relacionado à estratégia corporativa. |
Giro de estoque | Indica quantas vezes o estoque girou em determinado período. | Custo das Mercadorias Vendidas dividido pelo Estoque | Quanto mais o estoque gira, melhor, mas está relacionado à estratégia corporativa. |
Recebimento | Tempo que a empresa leva para receber as vendas feitas para o cliente, seja à vista ou a prazo. Medido em dias. | Valores a receber dos clientes multiplicado por 360 e depois dividido pela Receita Operacional Bruta. O resultado é representado em dias. | Quanto menor for o resultado, mais positivo para a empresa, que tem recursos entrando em caixa mais rapidamente. |
