Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro: O que é? Por que são importantes?

Todo empreendedor quer obter ganhos sobre o capital investido e, para isso, é fundamental ficar atento aos ciclos operacional e...

Ciclo Operacional e Ciclo Financeiro

Todo empreendedor quer obter ganhos sobre o capital investido e, para isso, é fundamental ficar atento aos ciclos operacional e financeiro, que estão diretamente relacionados aos indicadores de atividade operacional da empresa.

Você pode ouvir esse áudio clicando aqui:

A análise dos ciclos contribui para que o empreendedor consiga enxergar quantas vezes e com que nível de eficiência os recursos financeiros que ele investiu foram empregados, recuperados e trouxeram retorno, preferencialmente positivos.

Vamos traduzir de uma forma mais simples: a operação de um negócio, em geral, começa com a compra de produtos acabados ou de matérias-primas, que serão estocados temporariamente, transformados em produtos finais (no caso da indústria), estocados novamente e depois vendidos, para pagamento à vista ou a prazo.

No comércio e na área de serviços, nem sempre o processo de transformação acontece, mas o raciocínio é similar. Compra-se antes para vender e receber o valor investido depois, com lucros.

O ciclo operacional  e o ciclo financeiro são  calculados a partir da análise do tempo que a empresa leva para cumprir essas etapas, considerando a necessidade de investimento e o fluxo de recebimentos.

Eles vão acompanhar o caminho que o dinheiro faz pela empresa, entre o registro de entradas e saídas.

Como avaliar o Ciclo Operacional e o Ciclo Financeiro

Antes de avançar na apresentação do conceito de cada ciclo separadamente, é importante entender alguns indicadores de atividade operacional: tempo médio de pagamento de fornecedores, tempo médio de estoque, tempo médio de giro de estoque e tempo médio de recebimento após as vendas. 

Tempo médio Conceito Fórmula para cálculo Melhor resultado
Pagamento Prazo que a empresa negocia com seus fornecedores para pagar mercadorias / matérias primas adquiridas. Medido em dias. Valores a pagar para fornecedores multiplicado por 360 e depois dividido pelo valor total das Compras Brutas e Materiais e Serviços Quanto maior o indicador, melhor a saúde financeira da empresa.
Estocagem Prazo que a empresa leva para a completa renovação de todos os itens que ela tem no estoque (mercadorias ou matérias primas) Estoque multiplicado por 360 e depois dividido pelo Custo dos Produtos Vendidos Quanto maior a velocidade de renovação dos estoques, melhor, mas isso está relacionado à estratégia corporativa.
Giro de estoque Indica quantas vezes o estoque girou em determinado período. Custo das Mercadorias Vendidas dividido pelo Estoque Quanto mais o estoque gira, melhor, mas está relacionado à estratégia corporativa.
Recebimento Tempo que a empresa leva para receber as vendas feitas para o cliente, seja à vista ou a prazo. Medido em dias. Valores a receber dos clientes multiplicado por 360 e depois dividido pela Receita Operacional Bruta. O resultado é representado em dias. Quanto menor for o resultado, mais positivo para a empresa, que tem recursos entrando em caixa mais rapidamente.

A análise desses indicadores de atividades possibilita a tomada de decisão com base no acompanhamento do fluxo de caixa, que funciona de acordo com  a chamada regra de ouro: antecipar os recebimentos dos clientes e postergar os pagamentos a fornecedores, de maneira estruturada e alinhada ao planejamento estratégico do negócio.

Ciclo Operacional e Financeiro

O acompanhamento da saúde financeira é feito a partir da análise dos ciclos que andam junto com o  dinheiro ao longo do processo produtivo.

A administração adequada do ciclo operacional e do financeiro permite ao gestor um retrato fidedigno dos negócios e oferece a oportunidade de tomar decisões em tempo real. Um sistema de gestão integrado possibilita o acompanhamento das entradas e saídas de recursos pelos fluxos produtivos.

O conhecimento dos indicadores das atividades operacionais contribui para fazer projeções de fluxo de caixa e estudos sobre a necessidade de capital de giro, seja por meio de recursos próprios ou captação junto ao mercado ou fornecedores.

Entenda o que são os ciclos operacional e financeiro e como são calculados:

O que é Ciclo Operacional?

O ciclo operacional é o intervalo de tempo compreendido desde a compra das mercadorias ou dos materiais de produção até o recebimento da venda. Tempo em que não acontecem entradas e a empresa custeia a produção.

Como calcular o Ciclo Operacional?

Prazo Médio de Recebimento + Prazo Médio de Estocagem.

Qual o melhor resultado?

Quanto mais curto, melhor, mas isso é variável em função da atividade e das características de desempenho de cada empresa.

O que é Ciclo Financeiro?

É o intervalo de tempo compreendido desde o primeiro desembolso com os custos de produção até geralmente o recebimento total das vendas.

Como calcular o ciclo Financeiro?

Ciclo Operacional menos o Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores

Qual o melhor resultado?

Quanto menor for o ciclo financeiro, melhor para a saúde da empresa, que trabalhará com o financiamento de fornecedores e a programação de recebíveis, otimizando o fluxo de caixa e evitando recursos externos.

Sistema de Gestão Financeiro para suporte nas decisões

Mulher olhando para a tela de um tablet, buscando entender o ciclo operacional.

O ciclo operacional e o financeiro se complementam. Sempre que a empresa compra insumos para transformação, tem início um ciclo financeiro. Quando ela vende, completa-se um ciclo financeiro.

O estabelecimento de estratégias vai ajudar a organização a estabelecer sua política de relacionamento com fornecedores e também com clientes.

Quando o prazo para pagar fornecedores é bem negociado e as vendas acontecem à vista ou com prazos reduzidos, o giro do estoque permite quitar os compromissos, sem necessidade de recorrer a empréstimos.

Nesses casos, costuma-se dizer que o fornecedor financiou parte do processo.

Por outro lado, quando o prazo com fornecedores é curto e os recebimentos são a longo prazo, a empresa precisa financiar as compras, seja com seu próprio capital, seja buscando recursos em bancos.

Tudo isso envolve cálculos complexos, que são feitos de forma automatizada quando se conta com um sistema de gestão.

São escolhas que dependem de decisões gerenciais, bem mais fáceis de se entender quando os cálculos e simulações são feitos de forma automática e inteligente. 

O ERP Sankhya possui recursos avançados para o cálculo do ciclo financeiro e do operacional, que permitem ao gestor analisar cenários e tomar decisões mais assertivas e com menor risco.

Assim, ele pode ter um retrato fiel e atual sobre a forma como seu investimento vai girar mais rápido e trazer resultados sustentáveis para o negócio.

 

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.