sala de imprensa

Do Integrado ao Inteligente: O próximo passo para a gestão corporativa
27/November | 2023

À medida que a modernidade e a transformação digital delineiam um cenário de inovação, as empresas se deparam cada vez mais com uma questão: o que podemos aproveitar das nossas experiências passadas e o que é necessário dispensar e ajustar para a atualidade dos negócios que fazemos parte? A transformação digital é uma das principais realidades no cotidiano das corporações e os gestores precisam ter ciência em saber onde é necessário iniciar essa mudança e adequação à realidade, para não correrem o risco de serem engolidos pela concorrência.

As soluções de Gestão Empresarial (ERP – Enterprise Resource Planning), conforme as conhecemos, estão passando por uma revolução impulsionada pela tecnologia. O próprio conceito ‘ERP’ já evoluiu para além do que conhecíamos, tornando a terminologia obsoleta para descrever as soluções e o que elas oferecerão nos próximos anos.

Veja, por exemplo, na década de 70, quando surgiu o conceito de  MRP (Manufacturing Resource Planning) na era Industrial. Mais tarde, expandiu-se para a versão MRP2, abrangendo o planejamento de recursos para manufatura. Já na década de 90, o ERP, como conhecemos hoje, foi finalmente criado e se estendeu a todos os setores, não só para a indústria.

Essa evolução do ERP foi impulsionada pela necessidade de gerenciamento e adaptação em um ambiente globalizado em transformação e aceleração. No entanto, um movimento ainda mais significativo começou a ocorrer, pavimentando o próximo passo na definição do futuro.

Pense: O que mudou da década de 1990 para cá? Vimos o surgimento da internet, alta conectividade, colaboração de muitos serviços, digitalização, lançamento de ferramentas tecnológicas e, recentemente, o surgimento das IAs e seus avanços.

Em nosso contexto, o conceito do EIP (Enterprise Intelligence Platform) não é apenas uma evolução do ERP, mas sim a incorporação de tudo o que ele representa, combinando um ecossistema completo que utiliza alta conectividade, colaboração, IA, SaaS, Machine Learning, BI, IoT, Cloud, Big Data e outras tecnologias.

Esse conceito também se expande naturalmente, devido, também, à sua capacidade de personalizar a experiência do usuário e fornecer informações mais precisas e detalhadas, provendo uma solução de forma colaborativa, aprimorando a gestão, evitando falhas operacionais e melhorando a tomada de decisões.

Para ilustrar, considere a rotina de um gestor financeiro. Com um ERP tradicional, ele precisaria consultar relatórios e realizar análises extensas para antecipar problemas financeiros. Já com  EIP, a gestão torna-se mais inteligente e proativa e funciona basicamente como um aplicativo de GPS. A ferramenta conhece o gestor, alerta sobre possíveis problemas no fluxo de caixa, oferece sugestões de ações e, se necessário, conecta-se a serviços especialistas de crédito, prevendo cenários e promovendo a tomada de decisões proativas.

No contexto da era digital altamente interconectada, o EIP desempenha um papel crucial na transformação das operações. A solução  proporciona uma abordagem quase que holística, integrando análises preditivas, Inteligência Artificial, avaliações comportamentais e estatísticas de mercado para projetar demandas e antecipar cenários. Isso confere às empresas uma vantagem competitiva e sustentável que permite que elas se adaptem e atendam qualquer demanda.

Artigo publicado em Administradores

Essa matéria foi útil?

Seu feedback é muito importante!

Veja também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.