A Sankhya

Quem somos

Sobre a Sankhya - Fundada em 1989, a Sankhya Gestão de Negócios é uma das maiores empresas provedoras de soluções integradas de gestão corporativa (ERP) do Brasil.

Atualmente, a empresa possui 55 Unidades de Negócio e conta com uma equipe superior a 2000 funcionários e 20 mil clientes nos 26 estados do Brasil.

Em 2017, a Sankhya foi pioneira ao lançar a BIA, a primeira assistente virtual do mercado de ERP, que utiliza uma tecnologia altamente inovadora de Inteligência Artificial (IA), para auxiliar os gestores a antecipar o futuro e otimizar os processos de negócio.

A empresa também foi pioneira ao anunciar em 2019 uma plataforma colaborativa baseada no conceito de EIP (Enterprise Intelligence Platform), que conecta os dados da empresa com o mercado e realiza análises preditivas baseadas no comportamento do usuário, orquestrando a estratégia e conduzindo-o na aplicação dos fundamentos de gestão.

Em 2020, o GIC, fundo soberano de Singapura, se tornou acionista minoritário da Sankhya, investindo quase meio bilhão de reais na empresa brasileira. A transação marcou um dos maiores investimentos em companhias de software de gestão do país, firmando a Sankhya como uma das maiores provedoras de ERP do Brasil.

Grandes marcos da nossa
história de sucesso
.

alt="Início da história">
1989

Início da história

Os irmãos Felipe Calixto e Fábio Túlio se unem para trabalhar na área de software de gestão empresarial.

alt="Fundação da SOS Informática">
1989

Fundação da SOS Informática

Com o sonho de levar as empresas do Brasil evolução gerencial, os irmãos Felipe e Fábio abrem a empresa SOS Informática, com logotipo criado pelo chargista, amigo e colega de banda Mauricio Ricardo, tendo como sócios Ronaldo Fernandes, da Rotina Imobiliária, e a mãe de ambos, Edir Sousa Felippe.

alt="Lançamento do SGE">
1990

Lançamento do SGE

O SGE (Sistema de Gestão Empresarial) foi o primeiro sistema desenvolvido pela SOS Informática para ajudar os seus clientes a terem uma melhor gestão financeira e comercial de suas empresas. Com o lançamento dessa solução, a empresa alcançou destaque e liderança em sistemas de gestão para pequenas empresas nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.'

alt="Criação do Gerente Online">
1992

Criação do Gerente Online

O Gerente Online a ferramenta de análise gerencial que proporciona ao administrador um retrato instantâneo e completo sobre os principais dados de performance da empresa, atualizados constantemente em medida que cada negociação de venda, compra, recebimento ou pagamento realizada. Dessa maneira, funciona como importante elemento de apoio á decisão. Esta é uma ferramenta que auxilia alguns clientes até hoje.

alt="Entrada de Manoel Prudêncio Menezes">
1992

Entrada de Manoel Prudêncio Menezes

Manoel Prudêncio Menezes conquistou a confiança de Felipe e Fábio, por ser um gênio da tecnologia e ter grande expertise em construção de banco de dados. Por isso, foi convidado a gerenciar a equipe de desenvolvimento das soluções Sankhya. Atualmente, Manoel é sócio da empresa e atua como diretor da área de Indústria.

alt="Mudança do nome da empresa">
1994

Mudança do nome da empresa

Passados 5 anos de sua fundação, a empresa se tornou mais robusta e viu a necessidade de ajustar alguns processos internos e reposicionar a forma de atuação no mercado. Surge, então, a necessidade de mudar o nome e a marca SOS Informática para algo que traduzisse melhor a nova visão da empresa. Assim surge a Sankhya, palavra sanscritista cuja tradução remete aos significados de análise, multiplicidade ou raciocínio. a ideia de como o ser humano pode alcançar a plenitude do conhecimento e a ciência nas relações.

alt="Lançamento do “Caixa Forte”">
1995

Lançamento do “Caixa Forte”

O software foi criado em ambiente Windows para atender necessidades simples de gestão financeira. Levou a empresa a uma projeção em todo o país, sendo destaque na mídia nacional e em vários veículos especializados, como a revista Exame Informática e o jornal O Estado de São Paulo.

alt="Lançamento MGE">
1997

Lançamento MGE

A Sankhya lança no mercado o MGE (Metodologia de Gestão Empresarial), sistema mais robusto desenvolvido para otimizar o fluxo de informações e o acesso a dados, sendo uma ferramenta de altíssima eficiência para apoiar organizações de grande e médio porte nas tomadas de decisão.

alt="Início da expansão nacional">
2003

Início da expansão nacional

Depois da consolidação no mercado em Uberlândia, a Sankhya vislumbrou novos horizontes e decidiu adotar uma política de expansão direcionada ao mercado nacional. Por conta da proximidade e do mercado em constante crescimento, a Sankhya abriu uma unidade em Goiânia. Esse foi o pontapé para chegar atualmente às mais de 55 unidades posicionadas estrategicamente por todo o Brasil.

alt="Universidade Corporativa Sankhya">
2006

Universidade Corporativa Sankhya

Para atender uma carência do mercado em ter mais profissionais capacitados para atuarem nas empresas com gestão de negócios, a Universidade Corporativa Sankhya foi criada para formar e certificar clientes, seguindo os conceitos da administração e os processos utilizados em uma ferramenta de ERP.

alt="Criação do HDE Sankhya">
2006

Criação do HDE Sankhya

Desde outubro de 2006, os clientes Sankhya passaram a contar com serviços de tele atendimento e suporte online, aumentando a agilidade e a qualidade dos serviços prestados. A equipe começou com seis atendentes e hoje conta com mais de 40 especialistas habilitados e certificados em todos os processos de gesto.

alt="Lançamento da Empresa Jiva Gestão Empresarial">
2006

Lançamento da Empresa Jiva Gestão Empresarial

Pensando em atender as pequenas empresas com soluções mais simples e eficazes, Felipe e Fábio criam a Jiva Gestão Empresarial. A Jiva, desde então, atua no mercado de TI com a oferta de soluções de gestão empresarial para atender as necessidades específicas da pequena empresa. A expertise e a experiência possibilitam entender o dia a dia do pequeno negócio e desenvolver soluções diferenciadas e completas (software de gestão empresarial + serviços agregados) que promovam a evolução da gesto e da operação desse mercado.

alt="Lançamento do BI Móvel">
2007

Lançamento do BI Móvel

Atenta à importância da mobilidade nas empresas, a Sankhya lançou o BI Móvel, que tem como objetivo integrar todos os dados e processos de diferentes áreas, produzindo uma base de conhecimento e informações gerenciais para apresentar os melhores caminhos para cada empresa. Oferecendo sempre soluções de gestão empresarial com alta performance e tecnologia de ponta.

alt="Lançamento da Solução web Sankhya-W">
2007

Lançamento da Solução web Sankhya-W

A primeira solução web da Sankhya, conhecida como Sankhya-W, foi desenhada para garantir total mobilidade, rapidez e segurança na gestão completa do negócio dos clientes, agilizando a tomada de decisão.

alt="Inauguração da nova sede">
2011

Inauguração da nova sede

Foi inaugurada uma nova sede em Uberlândia, mais moderna e ampla, com mais de 200 colaboradores e com uma infraestrutura mais funcional, possibilitando que muitos clientes ficassem mais próximos da Central Sankhya, local em que a solução foi desenvolvida.

alt="Lançamento do MahaGestão">
2012

Lançamento do MahaGestão

Sempre buscando novas formas de medir a evolução gerencial das empresas, a Sankhya lançou o MahaGestão, um portal inovador que utiliza uma escala universal para medir o nível de maturidade de gestão de empresas de todos os portes e propõe planos de ação, indicando o caminho a seguir para a melhoria gradativa e contínua.

alt="Lançamento do Lojista Online">
2012

Lançamento do Lojista Online

O Lojista Online começou suas atividades de uma iniciativa de 5 pessoas como Empresa de Soluções em Comércio Eletrônico para micro e pequenos negócios, com aproximadamente 30 lojas online. Agora, o Lojista Online lança o Lojista Online Empreendedor, que continua tendo como alvo micro e pequenas empresas, porém, levando mais que uma solução para sites e comércio eletrônico, mas também apoio e consultoria para que seus clientes possam crescer no negócio virtual. Além disso, visando atender a demanda de clientes maiores, lançado o Lojista Online Corporativo, cujo objetivo é atender empresas já consolidadas no mercado, que precisam de uma ferramenta mais sofisticada e uma prestação de serviços personalizada.

alt="Lançamento da Solução Web Mobile do Sankhya-W 3.0">
2013

Lançamento da Solução Web Mobile do Sankhya-W 3.0

A Solução Web Mobile Sankhya, conhecida como Sankhya-W 3.0, revolucionou o mercado de ERP por ter compatibilidade com os sistemas operacionais Windows, IOS, Android etc. e pela flexibilidade de acesso por meio de qualquer dispositivo, seja desktop ou móvel. A experiência do usuário a mesma em qualquer plataforma. Com design totalmente renovado, o acesso a dados gerenciais, como dashboards e relatórios, feito de onde o gestor estiver e também é um dos pontos fortes nessa nova versão.

alt="Lançamento do Sankhya Place">
2014

Lançamento do Sankhya Place

O Sankhya Place é um espaço virtual criado especialmente para compartilhar e multiplicar conhecimento, unificando em uma única plataforma toda a rede de conteúdo da empresa. Agora os clientes Sankhya têm mais autonomia e velocidade na busca de conteúdo e podem desenvolver seus próprios aplicativos e compartilhá-los com toda a rede Sankhya, proporcionando uma integração entre usuários, desde clientes a consultores e desenvolvedores.

alt="Lançamento do Portal do Cliente">
2014

Lançamento do Portal do Cliente

Para integrar todas as informações pertinentes ao contrato e aos benefícios do cliente Sankhya, foi criada uma plataforma única em que o usuário consegue ter atendimento via chat, emitir segunda via de boletos e nota fiscal, agendar pagamentos, fazer a gestão de usuários e muito mais.

alt="Lançamento do Aproveitômetro">
2014

Lançamento do Aproveitômetro

Em comemoração aos 25 anos da Sankhya, desenvolvemos o "Aproveitômetro", aplicativo para o Facebook que avalia como você aproveitou os momentos inesquecíveis durante toda a vida.

alt="Lançamento do Sankhya Vision APP">
2015

Lançamento do Sankhya Vision APP

A Sankhya lançou um aplicativo exclusivo, o Sankhya Vision App, destinado aos usuários do sistema de gestão Sankhya-W. O aplicativo permite acesso a informações gerenciais e alertas de Business Intelligence de forma mais rápida, sem a necessidade do uso de browsers ou e-mails. O aplicativo está disponível para usuários de aparelhos com os sistemas operacionais Android e iOS.

alt="Transição de Help Desk para Service Desk">
2016

Transição de Help Desk para Service Desk

O Help Desk passa a ser Service Desk, atuando como uma central de atendimento com foco mais abrangente, indo além da recepção e da solução de incidentes, atuando diretamente na administração de requisições, problemas, configurações e mudanças e atendendo ao usuário de forma mais proativa.

alt="BIA">
2017

BIA

O projeto de desenvolvimento da assistente Sankhya passou por diversas fases, navegando em um universo até hoje desconhecido, o do poder das aplicações com Inteligência Artificial. Através de muito estudo, conceitos, diversas prototipagens e testes, conseguimos chegar em um modelo ideal para atender às necessidades de negócios dos nossos clientes, diz Felipe Calixto, diretor presidente da Sankhya.

alt="FGV-IBRE">
2018

FGV-IBRE

A Sankhya e a FGV IBRE formataram a quatro mãos novas usabilidades dentro das ferramentas de gestão para todo o portfólio de relatório, dados, preços, índices e sondagens gerados diariamente pelo IBRE. Os gestores poderão avaliar a performance dos indicadores macroeconômicos que mais impactam seus negócios. Tudo isso disponibilizado de maneira inteligente e fácil, trazendo para o usuário as informações que são mais relevantes para seu perfil, setor e empresa, facilitando, assim, a tomada de decisão, destaca Wagner Rezende, superintendente da SCI da FGV IBRE.

alt="Sankhya 30 Anos">
2019

Sankhya 30 Anos

A Sankhya começou com uma tela em branco e muita vontade de empreender. É muito bom olhar para trás e notar que, no início de 2019, chegamos a 29 unidades, mais de 1000 colaboradores cobrindo todo o território nacional e 10 mil clientes.

alt="Aporte de R$ 425 milhões do Fundo GIC">
2020

Aporte de R$ 425 milhões do Fundo GIC

Em 2020, o GIC, fundo soberano de Singapura, se tornou acionista minoritário da Sankhya, com investimento de R$ 425 milhões. Com esse aporte, o investimento na solução Sankhya ser ainda maior, nos aproximando cada vez mais da nossa missão: ser a mais desejada e mais inovadora provedora de soluções de gestão empresarial do Brasil.

alt="Liberdade para Evoluir">
2021

Liberdade para Evoluir

Após 31 anos de muita evolução e um crescimento exponencial, a Sankhya criou um novo posicionamento e uma nova marca, que retrata a evolução da empresa até aqui e manifesta os novos desafios e metas que ainda virão.

alt="Início da expansão do Grupo Sankhya">
2021

Início da expansão do Grupo Sankhya

Iniciando o projeto de expansão do grupo Sankhya, realizamos em novembro de 2021 a compra da NEPPO, empresa de soluções omnichannel que permite centralizar a comunicação da empresa com os clientes em vários canais diferentes por uma única ferramenta. A Neppo entra para o grupo com a missão de agregar ainda mais valor para o ERP Sankhya e nos aproximar ainda mais da nossa visão, ser a solução de gestão mais desejada do Brasil.

alt="Crescimento do Grupo Sankhya">
2022

Crescimento do Grupo Sankhya

Após a compra da Neppo o projeto de expansão do grupo Sankhya ganhou força e adquirimos mais uma empresa de grande potencial para agregar ao portfólio de soluções. Em abril, a Pontotel entrou para grupo, incorporando uma plataforma completa de gestão e controle de ponto para colaboradores à solução de gestão de pessoas Sankhya. A Pontotel é referência no segmento, com uma carteira de grandes marcas como clientes e uma solução completa e simples para gestão de pessoas.

alt="Crescimento do Grupo Sankhya">
2022

Crescimento do Grupo Sankhya

Em agosto, contamos também com a entrada da Ploomes para o grupo. Reconhecida hoje como a maior empresa de CRM da América Latina, a Ploomes possui em sua ferramenta gestão de carteira, prospects e clientes, além do gerenciamento e automação de processos, oferecendo assim uma solução completa para um dos principais gargalos na gestão comercial: a falta de centralização da informação em um único lugar. A Ploomes é a melhor solução do mercado para auxiliar a empresa no controle e gestão de vendas complexas.

alt="Crescimento do Grupo Sankhya">
2023

Crescimento do Grupo Sankhya

Em junho de 2023 a Meetime foi a 4º empresa a entrar para o grupo de investidas da Sankhya Gestão.  A Meetime é pioneira em Sales Engagement no Brasil e possui mais de 450 clientes, incluindo empresas como Loggi, iFood, Senai, Unimed, Linx e Sodexo.  A ferramenta garante a organização da rotina dos SDRs por meio de cadências com diferentes atividades e múltiplos pontos de contato, garantido contato rápido e eficiente, além de aproveitamento máximo da sua base de leads. 

Em 2020, a Sankhya criou um novo posicionamento e uma nova marca, que retrata a evolução da empresa até aqui e manifesta os novos desafios e metas que ainda virão.

Veja os detalhes da nova identidade Sankhya:

Missão

Criar, desenvolver e inovar produtos e serviços no âmbito da gestão empresarial utilizando a tecnologia da informação para disponibilizar ao mercado soluções que aumentem a competitividade e a rentabilidade das organizações.

Visão

Será, até 2025, a mais desejada e mais inovadora provedora de soluções de gestão empresarial do Brasil, superando o faturamento de R$ 1 bi.

Valores

Pessoas, protagonismo, integridade, inovação, design, paixão e desenvolvimento contínuo.

Propósito

Nós acreditamos que é possível transformar uma sociedade por meio da gestão empresarial.

Provocar uma ruptura na gestão das empresas que impulsione o seu desenvolvimento, levando mais progresso às comunidades onde atuam, elevando os índices de geração de empregos e aumentando o nível de qualificação, com o objetivo final de melhorar a qualidade de vida de todas as famílias envolvidas.

Posicionamento

Acreditamos na
Liberdade para Evoluir.

Buscamos por um novo posicionamento de marca que destaque os nossos diferenciais competitivos, transmitindo a essência da Sankhya para conquistar cada vez mais o nosso espaço no mercado.

Temos um anseio latente de transformar a sociedade por meio da gestão, o que se tornou nossa proposta de valor e orienta nossas atividades e ações como um propósito maior.

O novo posicionamento da Sankhya veio justamente por isso: reforçar ainda mais nossas razes, o que nos difere dos demais.

Nosso objetivo claro: queremos ser catalisadores para que nossos clientes alcancem todo o seu potencial e sejam verdadeiros protagonistas dessa transformação.

Tudo isso nos abre um olhar para compreender o foco do Cliente.

Buscamos cada vez mais ver o mundo a partir da perspectiva do consumidor, sendo verdadeiramente empáticos e enxergando as pessoas por trás de cada profissional: seus desafios, dificuldades, necessidades e anseios.

Com esse pensamento, nasceu um dos nossos principais diferenciais competitivos: a liberdade. Liberdade para evoluir.

Queremos que a Sankhya seja o caminho para que as pessoas se desprendam das amarras que seguram sua evolução: a evolução da empresa em que trabalham e a evolução de seu entorno.

Reconhecimentos

Conheça os prêmios e os reconhecimentos que a Sankhya recebeu ao longo dos últimos anos, frutos da nossa dedicação em sempre servir com excelência nossos clientes, parceiros e colaboradores.

Tecnologia

Tecnologia de alta performance

Para aliar qualidade à tecnologia de última geração, a Sankhya apostou no desenvolvimento de soluções web mobile.

A empresa foi pioneira no Brasil ao criar, em 2007, o Sankhya-W. O novo sistema foi arquitetado considerando as filosofias e as tecnologias mais inovadoras do ambiente web até hoje. Criamos uma nova experiência de uso e aprendizado de sistemas de gestão empresarial e, por isso, a Sankhya oferece muito mais segurança para os seus clientes e atende com a máxima competência as necessidades de gestão da sua empresa. Foram feitos expressivos investimentos em pesquisas de tecnologias de desenvolvimento para garantir neste novo ambiente:

  • Portabilidade, provendo ao cliente total liberdade na escolha de plataformas, sejam elas Microsoft, Apple, Linux ou outros sistemas operacionais;
  • Segurança de acesso dos usuários e do banco de dados;
  • Alta performance de aplicação para o cliente;
  • Mobilidade, possibilitando o acesso às informações e aos indicadores via browser e aplicativos, por meio de dispositivos móveis como smartphones e tablets.

Design Empático

Transmitindo a informação para o usuário da forma mais confortável e didática possível, o desenvolvimento que utiliza o design empático permite que, com um olhar, o cliente consiga captar a informação que procura. Esse o diferencial do sistema de gestão Sankhya, que oferece uma interface cada vez mais intuitiva e que dispensa treinamento. É a arte de tornar o complexo cada vez mais simples.

Computação em Nuvem

Clientes Sankhya já usufruem dos altos benefícios de cloud computing. Diferentes servidores em nuvem garantem total mobilidade, acesso ágil e segurança das informações do Data Center. Com essa tecnologia, os investimentos em infraestrutura dos clientes podem ser canalizados em outras áreas.

Interface

Por ser um RIA (Rich Internet Application) ou Aplicativo de Internet Rica, nossa interface permite a comodidade de utilizar aplicativos de desktop na web.

De forma amigável, garante a personalização do sistema de acordo com a necessidade do usuário, que pode criar novas telas e novos campos de forma rápida, possibilitando até mesmo que ele adapte o layout do sistema ao seu gosto.

Banco de Dados

Para dar total segurança às informações e garantir alto desempenho à aplicação, a Sankhya fez uma profunda análise dos melhores Bancos de Dados existentes no mercado, considerando a relação custo-benefício e optou por utilizar o Oracle e o Microsoft SQL Server, desenvolvendo todas as regras de integridade e utilizando os recursos nativos dessas plataformas.

Data Warehouse

A Sankhya possui uma tecnologia própria de criação e manutenção do seu Data Warehouse, que prov uma performance muito maior, além da economia de processamento, conhecido por Data Warehouse Orientado a Célula de Dados. Com ele, é possível efetuar o agendamento da criação de diferentes células que, combinadas, geram a informação final para o usuário, evitando a redundância de processamento

Empresas do grupo

Alianças estratégicas

Todos os parceiros estratégicos da Sankhya estão listados acima. Caso receba algum contato de outras empresas, verifique a veracidade da parceria conosco.

Quer tornar-se uma unidade Sankhya? Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, entre em contato conosco.

Unidades de Negócios Sankhya

Clique na UF de interesse:

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.