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Como os métodos ágeis transformaram as empresas nas últimas duas décadas

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  • Introdução
  • No início, era manifesto
  • Entre a rampa da iluminação e a produtividade
  • Consolidação dos frameworks
  • Tudo muda o tempo todo
  • Agilidade cabe em (quase) qualquer negócio
  • E que venham os próximos dez anos
  • Para dar os primeiros passos
  • Quem aprendeu, ensina
  • Agilidade na Sankhya
  • Conclusão
  • Materiais extras
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Quem aprendeu, ensina

Para empresas que querem adotar a metodologia ágil, é fundamental ter uma mentalidade aberta à transformação. Alguns aprendizados de quem já passou pelo processo, compilados pela Camila:

Capacidade de mudar para cumprir o que foi planejado

Agilidade é sobre fazer, avaliar e testar. Se o resultado foi ruim, é hora de mudar o plano e fazer diferente. Um exemplo claro foi a pandemia, em 2020, quando todas as empresas tiveram menos de um mês para implementar o trabalho remoto. E foi. Com erros e acertos, mas foi. É mais importante mudar do que seguir o plano.

Saber que, em algum momento, ter o controle absoluto de tudo não faz sentido

Responsabilidade é palavra-chave em métodos ágeis. As equipes sabem o que precisa ser feito e cada pessoa sabe que seu trabalho é importante para que a solução seja entregue. É indiferente se as pessoas estão no escritório 8 horas diárias, uma vez que elas podem trabalhar de qualquer lugar. Acompanhar, medir e avaliar sempre. Controlar, cada vez menos.

Reter pessoas talentosas

Profissionais de TI dificilmente querem ir para o escritório todos os dias, seguir rotinas, participar de reuniões. Querem flexibilidade, boas condições de trabalho e conexão com o propósito da empresa. E uma coisa é certa: haverá rotatividade.

Poder do coletivo

A figura do funcionário perfeito, do operário padrão, ficou para trás. Hoje, são necessárias pessoas que saibam trabalhar juntas, interagir, complementar habilidades. Os melhores resultados são coletivos e isso demanda uma liderança facilitadora, pessoas que se comunicam bem e o aprimoramento de competências de relacionamento, tanto quanto as técnicas. Cada vez mais, as soft skills são demandadas.

Relacionamento com o cliente

As pessoas esperam que as empresas tenham capacidade de empreender, inovar e transformar a vida delas para melhor. Querem também organizações comprometidas com o ambiente e a comunidade. Os clientes estão cada vez mais atentos e qualquer escorregão por parte das empresas pode colocar tudo a perder.

TI como área chave

O status dos profissionais e das áreas de tecnologia mudou. De área de apoio, tornou-se estratégica e fundamental para a inovação. Mas além da parte técnica, é fundamental desenvolver as chamadas soft skills.

Comunicação interna

Mais que informações sobre o que a empresa faz, é importante que todos os colaboradores entendam o propósito, o percurso e a cultura organizacional. Tudo começa e termina no cliente, não importa em que área a pessoa esteja.

Identificar os obstáculos para poder gerenciá-los

De acordo com o estudo da NTT Data, o maior obstáculo para a mudança de mindset é a resistência das equipes de liderança. Em seguida, a cultura corporativa mais tradicional e presa ao modelo hierárquico, onde há predominância de silos e maior resistência à mudança. A falta de experiência ou de habilidades em agilidade e a falta de treinamento ou formação das equipes também se configuram como fatores que dificultam a adoção da metodologia ágil.

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