-
Central de vendas
0800 940 0750
Menu
Agilidade na Sankhya
Existem muitos cases no mercado que relatam aprendizados, acertos, erros e experiências com metodologias ágeis. Na Sankhya, trabalhamos com agilidade desde inserir ano e já colhemos bons resultados. Adriana Fontes, Agile Manager da empresa, conta que os principais resultados da utilização de frameworks ágeis, métodos ágeis e da filosofia Lean se fizeram sentir na eficiência das entregas, engajamento de equipes e melhoria da gestão:
Entregas
Maior qualidade dos projetos; melhoria na cadência; aumento das entregas e do roadmap; redução do desperdício na fase final dos projetos.
Equipes
Aumento da autonomia e engajamento; aumento da produtividade e eficiência.
Gestão
Melhor gestão de mudanças e priorização dos projetos; gestão visual das demandas; melhoria contínua.
Sobre as lições aprendidas, ela destaca a importância de se alinhar o processo de transformação da empresa às suas diretrizes estratégicas e à cultura organizacional, o que aconteceu na Sankhya. Outro aspecto é a preocupação com as pessoas, que passaram por processos de qualificação e de esclarecimentos sobre o papel e as responsabilidades de cada um e de cada time, durante o processo de transformação.
Adriana destacou também o papel dos agentes de mudança. Eram profissionais que agiam como guardiões dos frameworks/métodos e, ao mesmo tempo, acompanhavam a evolução do time, tanto na produtividade quanto na maturidade das equipes.
A seguir, você confere os depoimentos de alguns colaboradores da Sankhya, que ilustram um pouco de tudo que tratamos até agora.
“Nunca tinha passado por um processo de transformação ágil. Inicialmente, minha percepção foi que teríamos os mesmos resultados com nomes diferentes e custos de projeto imprevisíveis. Aprender, participar e contribuir neste processo ressignificou minha visão sobre gerenciamento de projetos e foi disruptivo para minha carreira. Um processo de transformação ágil vai muito além de seguir à risca o que dizem os livros, precisamos entender e direcionar o que melhor atende a realidade do negócio, trazendo clareza e simplificando os processos. Hoje, enquanto Squad Lead, percebo o quão evidente é o aumento da eficiência para as equipes. As métricas correspondem ao nosso contexto, com times mais engajados obtivemos um ganho exponencial de produtividade. A liberdade de planejamento nos traz custos visíveis e mais realistas. O desafio é continuar evoluindo para que a cada ciclo sejamos melhores.”

Andressa Pedrosa Alexandrino Carvalho
Squad Lead
“Podemos visualizar facilmente a diferença entre o antes e o depois da transformação ágil. Muito mais que ter reuniões diárias, foi uma construção de mindset com foco em qualidade e entrega de resultados. Antigamente, meu sentimento podia ser expresso pela frase ‘há um elefante na sala’. A equipe de desenvolvimento não tinha visualização da esteira de projetos e, quando recebia um novo desafio, não tinha o background para entender o porquê estava fazendo aquilo. O processo de desenvolvimento de software parecia um quebra-cabeça onde as peças não se encaixavam. Com o ágil, entendemos que somos todos parte de um time e que temos os mesmos objetivos. Ao juntar as peças, equipes de produto, desenvolvedores, analistas de qualidade estreitaram a comunicação e assim fizeram a esteira andar. Hoje temos previsibilidade para o que fazemos no momento e para o que virá. Nossas entregas passam por baterias de testes e homologação, garantindo qualidade nas versões disponibilizadas para os clientes. Hoje eu não vejo mais o ‘elefante na sala’, sinto que o ágil conectou as várias engrenagens de forma harmônica.”

Otacilio Vicente Ferreira Neto
Desenvolvedor
“A transformação ágil teve um papel fundamental na padronização e melhoria da organização dos projetos. Hoje em dia, é possível prever com assertividade quando um projeto será entregue. A equipe está muito unida, pois conhece bem cada demanda. Se acontece alguma possível mudança, ela não gera impacto, pois será colocada de forma organizada em próxima sprint. Antes da transformação ágil, os projetos eram longos, às vezes com duração de 6 meses. O escopo era algo gigante, que causava mais confusão do que velocidade. Sou muito feliz pela mudança que tivemos na Sankhya.”

Leonardo Mendes de Oliveira
Tech Lead
“Como toda empresa de sucesso que acaba se tornando uma grande companhia, a Sankhya precisou evoluir o formato do trabalho. Percebemos que precisávamos criar um ambiente de onde mais pessoas pudessem dar sua contribuição. O time de agilidade trouxe as ferramentas necessárias e mais do que isso, nos apoiou na trajetória de evolução da cultura.

Heliton Amir Brandao Rodovalho
Desenvolvedor Especialista
“Tínhamos alguns processos que eram morosos, grandes e com baixa visão de completude. Foi feito um trabalho de conscientização junto aos times, adaptação da metodologia ao cenário da Sankhya. Em pouco tempo já foi possível perceber evoluções, entregas reais, consistentes e o melhor: valor no que era entregue. Planejamento, alinhamento, tomadas rápidas de decisões passaram a fazer parte do dia a dia. Hoje, temos um processo ágil eficiente, baseado em dados, métricas e entregas que aumentaram de forma significativa a nossa produtividade.”

Rafael Muniz Kopezynski
Tech Manager
Quem aprendeu, ensina
Conclusão