• Sobre a Sankhya
    • Sobre Nós
    • Trabalhe Conosco
    • Clientes
    • Cases
    • Parceiros
    • Universidade
    • Sustentabilidade
    • Compliance
    • Entre em contato
  • Soluções
    • ERP
    • Gestão de pessoas
    • Business Inteligence
    • Sankhya Flow
    • CRM
    • Gestão de ponto
    • Atendimento Omnichannel
  • Segmentos
    • Indústrias
    • Agronegócios
    • Serviços
    • Atacado e Distribuição
    • Varejo
  • Conteúdos
    • Blog
    • Aprenda
      • Descubra o que é GPD
      • O que é ERP?
      • EIP: descubra o conceito
      • Baixe a planilha RFP Sankhya
      • Software as a Service: Saiba tudo sobre
      • Tudo sobre gestão financeira
    • Especiais
    • Inteligência de mercado
    • Mestre do ERP
    • ERP na Prática
    • Materiais gratuitos
    • Na mídia
  • Contato
Menu
  • Sobre a Sankhya
    • Sobre Nós
    • Trabalhe Conosco
    • Clientes
    • Cases
    • Parceiros
    • Universidade
    • Sustentabilidade
    • Compliance
    • Entre em contato
  • Soluções
    • ERP
    • Gestão de pessoas
    • Business Inteligence
    • Sankhya Flow
    • CRM
    • Gestão de ponto
    • Atendimento Omnichannel
  • Segmentos
    • Indústrias
    • Agronegócios
    • Serviços
    • Atacado e Distribuição
    • Varejo
  • Conteúdos
    • Blog
    • Aprenda
      • Descubra o que é GPD
      • O que é ERP?
      • EIP: descubra o conceito
      • Baixe a planilha RFP Sankhya
      • Software as a Service: Saiba tudo sobre
      • Tudo sobre gestão financeira
    • Especiais
    • Inteligência de mercado
    • Mestre do ERP
    • ERP na Prática
    • Materiais gratuitos
    • Na mídia
  • Contato
  • Sobre a Sankhya
  • Soluções
  • Segmentos
  • Conteúdos
  • Contato
  • Central de vendas
    0800 940 0750
Solicite um orçamento

Sobre a Sankhya

  • Sobre Nós
  • Trabalhe Conosco
  • Clientes
  • Cases
  • Parceiros
  • Universidade
  • Certificação em ERP
  • Sustentabilidade
  • Compliance
  • Entre em contato
  • Central de Vendas
  • Unidades
  • Assessoria de Imprensa
  • Ouvidoria
  • Suporte
  • Acompanhe nossas novidades
Obrigado por se cadastrar!
Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.
  • Central de vendas
  • 0800 940 0750
  • Tour guiado ERP Sankhya

Descubra como o ERP Sankhya
funciona na prática

  • Saiba mais
  • Aprenda sobre RFP

Baixe nossos modelos de RFP e saia na frente

  • Saiba mais

Soluções

ERP

Acesse todas as informações sobre o seu negócio em tempo real, e conheça sua empresa nos mínimos detalhes.

Sankhya Flow

Evolua o seu negócio por meio de otimização dos fluxos de processos

Atendimento Omnichannel

Unifique os seus canais de atendimento e gerencie todo o processo em uma única plataforma.

Gestão de Pessoas

Desenvolva e mantenha um quadro de colaboradores motivado e produtivo para trazer os melhores desempenhos.

Business Intelligence

Uma solução de inteligência de negócio totalmente nativa no ERP para tomar decisões mais seguras, ágeis e precisas.

CRM

Automatize processos, gere propostas, pedidos e contratos com um CRM 100% integrado ao ERP

Gestão de Ponto

Gerencie a jornada dos seus colaboradores desde o registro do ponto até a gestão de pessoal.

  • Tour guiado ERP Sankhya

Descubra como o ERP Sankhya
funciona na prática

  • Saiba mais
  • Aprenda sobre RFP

Baixe nossos modelos de RFP e saia na frente

  • Saiba mais

Segmentos

Indústrias

Reduza custos, aumente a eficiência da produção e conheça sua empresa nos mínimos detalhes.

Atacado e Distribuição

Gerencie e controle operações de compras, estoque, vendas, logística e distribuição.

Agronegócios

Gestão de agronegócio que automatiza seus processos e maximiza seus resultados.

Varejo

Maximize seus resultados da compra à venda e reduza custos com uma solução 100% web.

Serviços

Aumente a produtividade, gerencie seus projetos e controle os processos de ponta a ponta.

  • Tour guiado ERP Sankhya

Descubra como o ERP Sankhya
funciona na prática

  • Saiba mais
  • Aprenda sobre RFP

Baixe nossos modelos de RFP e saia na frente

  • Saiba mais

Conteúdos

  • Blog
  • Serviços
  • Indústrias
  • Atacado e Distribuidor
  • Agronegócio
  • Varejo
  • Aprenda
  • O que é ERP?
  • EIP: descubra o conceito
  • Baixe a planilha RFP Sankhya
  • Entenda tudo sobre Gestão por Diretrizes
  • Software as a Service: Saiba tudo sobre
  • Tudo sobre gestão financeira
  • ESG
  • Especiais
  • Inteligência de mercado
  • Mestre do ERP
  • ERP na Prática
  • Materiais gratuitos
  • Trilhas de gestão
  • Na mídia
Seja um consultor
Gestão e Tecnologia
Home    |     Sua empresa ainda não está 100% alinhada à LGPD?

Sua empresa ainda não está 100% alinhada à LGPD?

O ano de 2020 foi bastante conturbado, inclusive quando o assunto é a adequação às legislações brasileiras. No mês de setembro,...

Por Redator
14 de dezembro de 2020
  • 0

O ano de 2020 foi bastante conturbado, inclusive quando o assunto é a adequação às legislações brasileiras.

No mês de setembro, a Lei Geral de Proteção de Dados, popularmente conhecida como LGPD, entrou em vigor e se instaurou como preocupação para quase todos os tipos de empresas que atuam em território brasileiro.

Esse tópico se tornou bastante presente no dia a dia das empresas, afinal, é preciso se adaptar rapidamente à nova lei, e isso envolve bastante pesquisa, conhecimento e dedicação.

É por isso que estamos aqui para te ajudar a finalizar a implantação da LGPD nos processos da sua empresa, te mantendo longe das multas (aplicadas somente após agosto de 2021) que podem chegar a 50 milhões de reais ou a 2% do faturamento da empresa. 

O que mudou com a LGPD?

É muito comum se deparar com páginas, formulários, cadastros e diversas outras estratégias utilizadas pelo mercado para mensurar quem é o seu público, o que ele faz, onde está e até mesmo o quanto ganha.

Afinal, quem nunca teve que passar o CPF, nome completo e data de nascimento para poder comprar em uma loja? Ou o local onde trabalha, quantidade de funcionários e cargo para conseguir a vaga de um curso?

São diversas as situações no nosso dia a dia que requerem nossos dados para serem realizadas ou concluídas, presenteando empresas e órgãos públicos com uma gama de informações importantes sobre nossas vidas.

Com o acúmulo dessas informações, é possível obter um banco de dados sobre todos os clientes, leads ou público-alvo de uma empresa.

No entanto, muitos negócios viram nestes dados a chance de obter lucro, vendendo listas com e-mail, nome, telefone e diversas outras informações para empresas ao redor do Brasil.

O valor desses dados para montar estratégias mais assertivas, conseguir um contato mais próximo com o consumidor e até mesmo realizar mais vendas se tornou tão alto que virou até mesmo alvo de ataques de hackers em busca de listas para venda clandestina.

Por conta dos problemas e da exposição tão frequente de dados relevantes sobre os consumidores, surgiu a LGPD, visando preservar essas informações e garantir mais segurança à população.

Agora, ao lidar com dados dos clientes, usuários, visitantes do site e até mesmo funcionários, a empresa deverá deixar claro para quais fins essas informações serão utilizadas.

Além disso, a empresa confiada com os dados deverá protegê-los de vazamentos, evitando que tais informações caiam nas mãos de empresas e pessoas erradas.

O cliente também deve definir se aceita ou não que seus dados sejam explorados pela empresa, mesmo que para uma simples estratégia de e-mail marketing.

Por mais que a LGPD tenha sido muito benéfica para as pessoas físicas, que a todo o tempo são bombardeadas com tentativas de contato indesejadas, a lei também se tornou um grande obstáculo para empresas que usam esses dados para prospectar vendas.

Danilo Doneda, autor renomado e Doutor em Direito Civil, resumiu bem o que a LGPD significa para as empresas brasileiras, com a seguinte frase: “A adaptação à LGPD é um processo constante, e as empresas terão que levar isso em conta em seus serviços e atividades.”

Os mais afetados pela LGPD até agora

Muitas das empresas de grande porte já esperavam que a LGPD entrasse em vigor, portanto, começaram a tratar os dados e a se adaptar para quando a lei começasse a valer.

Enquanto empresas com maior preparação jurídica e capacidade para tal adaptação iniciaram o trabalho com as informações de consumidores no ano passado, 2019, as pequenas e médias empresas acabaram ficando para trás.

Portanto, o recomendado é que essas empresas entendam o fluxo de dados colhidos dentro do negócio, entendendo com quais departamentos eles são compartilhados e se empresas terceiras têm acesso a essas informações.

Caso seu negócio ainda não tenha iniciado a adequação à LGPD, nossa recomendação é que procure uma consultoria especializada, que poderá te acompanhar em todos os processos de adaptação, além de apontar quais diretrizes devem ser tomadas.

Quais departamentos foram atingidos pela LGPD?

A LGPD é preocupante para muitas empresas, afinal, ela pode afetar as principais áreas de um negócio, como o setor financeiro, marketing, tecnologia da informação, comercial e até mesmo recursos humanos.

O setor financeiro, por exemplo, possui uma gama de informações, que deverão ser protegidas para garantir a proteção dos dados de seus consumidores e também de sua empresa.

Um dos problemas da adequação à LGPD no setor financeiro é que, diferente de como ocorre em outras áreas, não basta usar um termo geral para adquirir consentimento em relação aos dados.

Cada operação financeira exigirá um termo de autorização diferente, solicitando o consentimento do indivíduo para cada situação distinta.

Outro departamento que será muito atingido pela necessidade de adequação à LGPD é o de TI, que lida com uma enorme base de dados.

É importante que todos os colaboradores desta área tenham amplo conhecimento sobre a LGPD, colocando a proteção de dados no centro de toda e qualquer operação.

A segurança desses dados, seja em base própria ou na nuvem, deve ser garantida ao máximo pelo departamento de tecnologia da informação, prevenindo a empresa quanto a qualquer tipo de invasão ou vazamento dessas informações.

No entanto, nem só os departamentos financeiro e de TI têm grande responsabilidade com a LGPD em vigor. 

Todas as áreas da sua empresa que lidem com o mínimo de informação sobre pessoas físicas deve, sem exceções, obter consentimento, trabalhar com transparência e proteção desses dados.

Como colocar em prática a adequação à LGPD de uma vez por todas?

Elencar quais passos devem ser tomados por sua empresa para uma adequação completa à LGPD pode te ajudar a realizar esse processo com mais agilidade e eficácia. Trouxemos um breve guia para te ajudar.

1. Clareza sobre a finalidade

Ao coletar dados sobre seus visitantes, usuários, consumidores ou leads, é importante que você deixe claro para qual finalidade irá utilizar tais informações, caso contrário, estará indo contra o que a LGPD implica.

2. Compatibilidade

Todos os dados coletados por sua empresa devem ser compatíveis com a finalidade da empresa, ou seja, não há motivos para coletar um dado que não terá uso algum para seu negócio.

As informações coletadas devem fazer sentido para o que sua empresa irá oferecer.

3. Responsabilidade

Quando se trata de dados, existe uma grande responsabilidade envolvida por parte da empresa, principalmente agora, com a LGPD.

Portanto, é importante te lembrar que sua empresa será amplamente responsável por todas as informações que coletar, ou seja, quanto mais dados você pede, maior é a sua responsabilidade.

4. Possibilidade de acesso

Todas as pessoas que fornecerem dados à sua empresa devem ter a possibilidade de acessar esses dados, de forma gratuita e fácil. Além disso, é possível também que a qualquer momento seja exigida a retirada destes dados da sua base.

5. Transparência e segurança

Uma das exigências da LGPD é que a coleta, assim como o armazenamento e a exclusão de dados, seja feita de forma segura e transparente.

A sua empresa tem o dever de tomar todas as medidas necessárias para proteger as informações coletadas, e, caso ocorra algum tipo de vazamento, os afetados devem ser imediatamente informados.

Dica de ouro: ERP e LGPD

Todas as plataformas que lidam com o armazenamento de dados, inclusive ERP’s, CRM’s e outros tipos de automação, devem estar cientes e preparadas para colocar a LGPD em prática.

É recomendado que você, caso utilize alguma das ferramentas citadas acima, entre em contato com seu fornecedor para saber como anda a adequação da plataforma à LGPD.

Além disso, é interessante também conversar sobre as especificações da lei em relação ao seu negócio e aos processos que você automatiza dentro da plataforma, tendo certeza de que o compartilhamento de seus usuários com empresas terceirizadas não colocará seu negócio em risco. 

Se sente mais preparado para adequar sua empresa 100% à LGPD?

Sabemos como pode ser um processo exaustivo e complexo, por isso, aqui está um material que poderá te ajudar a implementar a LGPD ainda hoje:

 

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Leia também

ERP na PráticaGestão e Tecnologia

ERP: conceito, aplicações e vantagens para sua empresa

  • 0
  • 0
Gestão e Tecnologia

Como fazer a gestão de desempenho de vendas

  • 0
  • 0
Gestão e Tecnologia

O futuro da tecnologia nas empresas: tendências da TI corporativa

  • 0
  • 0

O que você achou deste conteúdo? Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quer receber conteúdos sobre gestão em seu email?

Assine a newsletter para receber nossas novidades.

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade

soluções de gestão que garantem maior rentabilidade e melhores resultados para o seu negócio

Solicite um orçamento

Receba nossa newsletter

Obrigado por se cadastrar!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Sankhya

  • Sobre nós
  • Trabalhe conosco
  • Clientes
  • Cases
  • Parceiros
  • Universidade
  • Certificação em ERP
  • Sustentabilidade
  • Contato
  • Compliance

Soluções

  • ERP
  • Gestão de pessoas
  • Business Intelligence
  • Sankhya Flow
  • CRM
  • Gestão de ponto
  • Atendimento Omnichannel

Segmentos

  • Serviços
  • Varejo
  • Atacado e distribuidor
  • Indústria
  • Agronegócio

Conteúdo

  • Blog
  • O que é ERP?
  • EIP, descubra o conceito
  • Baixe a planilha RFP Sankhya
  • Aprenda tudo sobre Gestão por Diretrizes
  • Software as a Service: Saiba tudo sobre
  • Tudo sobre gestão financeira
  • Materiais gratuitos

Receba nossa newsletter

Obrigado por se cadastrar!

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Regiões de atendimento

Região Sudeste
  • Un. Alto Paranaíba(34) 99665-2650
  • Un. Belo Horizonte(31) 2552 – 1762
  • Un. BH Pampulha(31) 3564 – 2008
  • Un. Espírito Santo(27) 3208 – 2196
  • Un. Matriz Sankhya(34) 3239 – 0700
  • Un. Uberaba(34) 99665-2650
  • Un. Norte de Minas (31) 9 8746-9995
  • Un. Sul de Minas(31) 99644-7195
  • Un. Divinópolis(31) 99644-7195
  • Un. Triângulo Mineiro(34) 3221 – 1802
  • Un. Virtual(34) 9 9952 – 4024
  • Un. SP Alphaville(11) 4193-3925
  • Un. SP ABC Paulista(11) 4392 – 9300
  • Un. SP Berrini(11) 5505 – 0711
  • Un. SP Metropolitana(11) 4210-2768
  • Un. Moema(11) 5632-3733
  • Un. Campinas(19) 3326 – 7127
  • Un. Centro Oeste Paulista(11) 4210-2768
  • Un. Indaiatuba(11)96497-6584
  • Un. Ribeirão Preto(16) 3965-8555
  • Un. Sorocaba(11)4208-0810
  • Un. São José dos Campos(12) 4102-0841
  • Un. Rio de Janeiro(21) 3094-2460
Sul
  • Un. Balneário Camboriú(47) 3228-1200
  • Un. Curitiba(41) 3148-2333
  • Un. Florianópolis(48) 3091-0400
  • Un. Norte Catarinense (47) 99224-7020
  • Un. Oeste Paranaense(43) 3028-0750
  • Un. Paraná Norte(43) 3028-0750
  • Un. Porto Alegre(51) 3557-7605
  • Un. Oeste Catarinense(46) 9971-0800
  • Un. Blumenau(47) 99773-0364
Região Nordeste
  • Un. Fortaleza(85) 3052-7785
  • Un. Recife(81) 3033 – 5501
  • Un. Salvador(71) 99154-1899
  • Un.Alagoas/Sergipe(71) 9 9623-6465
  • Un. Natal/João Pessoa(84) 4006-5767
  • Un. Maranhão (98) 3304-7002
Região Centro-oeste
  • Un. Brasília(61) 3323-2275
  • Un. Goiânia(62) 3097 – 9400
  • Un. Mato Grosso(65) 3054 -1709
  • Un. Sinop(65) 9214-3737
  • Un. Mato Grosso do Sul(67) 9 9299-8848
Região Norte
  • Un. Acre(68) 9 9207-0998
  • Un. Belém(91) 3352-8880
  • Un. Manaus(92) 3345-5147
  • Un. Rondônia(69) 9 9290-0655

Linkedin-in Instagram Whatsapp Youtube
  • Política de Privacidade
  • FAQ
  • Mapa do Site
  • © 2023 Sankhya Gestão de Negócios
Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
Compartilhar
Buscar
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

Voltar para o site
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.

Compartilhar
Buscar