Pense por um minuto e responda: você por acaso sabe o que são as obrigações acessórias? Já podemos adiantar que, basicamente, são obrigações fiscais que formam etapas rumo ao recolhimento adequado dos tributos por um negócio, favorecendo a fiscalização. Empresas que não cumprem tais obrigações ficam irregulares junto à Receita Federal ou Estadual, podendo sofrer punições que vão desde multas e autuações até processos ou mesmo o fechamento do negócio. Isso sem contar que há também entraves para a obtenção de financiamentos e para a participação em licitações e demais procedimentos que exijam certidões negativas.

Como estar irregular com o fisco só traz prejuízos, que tal conhecer algumas dicas valiosas para se manter em dia a partir de hoje? Então acompanhe agora mesmo nosso post!

Atualize-se sobre a legislação vigente

A verdade é que a legislação tributária brasileira está constantemente sob transformação. Por isso, não é nada incomum que uma determinada situação hoje considerada válida passe a necessitar de atenção extra no ano fiscal seguinte. Seguindo e mesma lógica, sem conhecer detalhadamente quais são as obrigações acessórias é simplesmente impossível cumprir todas as suas exigências. Nesse cenário, ficar em dia com o fisco se torna uma missão inalcançável. É muito importante, portanto, acompanhar as novidades e mudanças da legislação para conhecer quais são as obrigações a que seu negócio está submetido.

Procure capacitar sua equipe

Todos os colaboradores que interferirão diretamente no cumprimento das obrigações devem ser devidamente treinados e preparados para se adequar às especificidades das regras. Funcionários do setor contábil ou fiscal, por exemplo, devem estar plenamente conscientes sobre quais são as obrigações acessórias a serem cumpridas. Isso cria um fluxo de trabalho adequado, com menos chances de erros, além de permitir que os próprios colaboradores supervisionem o trabalho dos demais. Deve ser função de todos entender sobre o cumprimento dessas obrigações, simplificando ao máximo o processo e se ajudando mutuamente.

Organize-se e aja de forma antecipada

Boa parte das obrigações acessórias exige uma grande quantidade de informações e dados, especialmente quando a empresa é de maior porte. Exportar, reunir ou analisar esses dados de uma só vez pode causar não apenas erros, mas ser simplesmente inviável. Além disso, não saber exatamente quais são as obrigações acessórias de um negócio e quais são os respectivos prazos para seu cumprimento só aumenta as chances de ter que lidar com posteriores irregularidades. Para se prevenir, a empresa deve se planejar para conseguir cumprir tais obrigações, com prazos e limites assinados, indicadores e métricas de controle definidos e etapas a serem seguidas devidamente estabelecidas.

Adote um software de gestão

Um bom software é uma solução altamente conveniente para integrar tecnologia e gestão de negócios em diversas esferas. O cumprimento das obrigações acessórias também é favorecido com o uso desse tipo de recurso, porque agrega informações contábeis e fiscais, centralizando os dados e permitindo acompanhamento automático. Por essas e outras, contar com um software de gestão robusto reduz drasticamente as chances de o negócio fugir do rumo em relação às obrigações fiscais. Aliás, com as próprias operações do fisco se tornando cada vez mais digitalizadas, a solução tende a se tornar indispensável em breve. Então saia na frente!

Para cumprir as obrigações acessórias, é preciso ter conhecimento, treinamento e organização. Além disso, o uso de um software de gestão pode fazer toda a diferença para que sua empresa garanta uma situação totalmente regularizada junto ao fisco. O que ainda está esperando?

Ainda tem alguma dúvida sobre como conseguir essa regularidade? Comente aqui e participe da conversa!

 

Talvez você também se interesse por:

[adrotate banner=”4″]