ERP na Prática

Como o conhecimento em ERP traz vantagens competitivas à sua empresa?

A tecnologia é capaz de auxiliar em diversas demandas das empresas. E dentre as alternativas, o uso de um ERP, é uma solução bastante eficaz para negócios de todos os setores e portes. Mas você sabe como o conhecimento em ERP pode ajudar a sua empresa a se diferenciar no mercado?

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Capterra, 44% das empresas brasileiras usam um sistema de gestão empresarial para controle financeiro. Outro estudo, realizado pelo IDG Research Services, mostrou que as empresas que usam um ERP conseguem crescer 35% por ano. Além disso, a melhoria na inteligência de dados consegue resultar em um aumento de 2,2% na receita anual.

Quer entender como o conhecimento em ERP pode trazer esses benefícios a sua empresa? Siga conosco!

O que é ERP e qual a sua importância?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou sistema de gestão integrado. Esse software consegue integrar os departamentos de toda a empresa e auxilia o gestor a melhorar seus processos internos, integrando informações e ações dos diferentes departamentos, como vendas, finanças, estoque, etc.

Um bom ERP é capaz de processar os mais variados tipos de dados ajudando na organização empresarial e na melhora do fluxo de comunicação interna. Assim, a partir da centralização das informações em uma única plataforma, é mais fácil para os setores trabalharem alinhados e para o gestor ter acesso a dados precisos e insights que contribuem para a tomada de decisão estratégica.

Como ter conhecimento em ERP facilita os processos empresariais?

Ter conhecimento em ERP é uma maneira importante de otimizar os seus processos empresariais. Isso porque a tecnologia permite gerenciar e automatizar processos diferentes dentro da sua empresa, desde os mais básicos até os níveis estratégicos de gestão.

Os setores passam a trabalhar de maneira integrada, compartilhando informações e, com isso, os processos se tornam mais ágeis, com redução na probabilidade de falhas e erros.

Além disso, muitos dos processos podem ser automatizados. Ou seja, aquelas ações burocráticas e que apenas tomam tempo dos seus funcionários e gestores podem ser feitas pela máquina, de maneira muito precisa, liberando a sua equipe para trabalhar em ações relacionadas ao core business do seu negócio.

Por exemplo: conciliação bancária, baixa no estoque, pedido de compras, orçamento de fornecedores e outras ações.

A centralização das informações também facilita os processos gerenciais. Pois, você conseguirá ter uma visão mais ampla do seu negócio, com relatórios precisos e cruzando dados de diferentes departamentos. A partir desses dados, a tomada de decisão se tornará mais precisa e estratégica.

O que é vantagem competitiva e por que ela é importante?

Na imagem, uma mulher segura um tablet com um gráfico de resultados positivos, representando bons resultados de uma boa gestão, proporcionados pelo conhecimento em ERP.
O conhecimento em ERP garante uma gestão otimizada e integrada da empresa, permitindo uma visão precisa dos recursos alocados por demanda, viabilizando a melhora do faturamento.

A vantagem competitiva é uma forma da sua empresa se diferenciar no seu mercado, fazendo com que você consiga aumentar o seu faturamento. 

São muitas as características de uma empresa que podem fazer com que ela consiga atingir essa vantagem competitiva, como preços mais baixos, política de sustentabilidade, produtos e serviços diferenciados, atendimento ao cliente exclusivo, etc.

A vantagem competitiva é o que faz com que uma marca seja lembrada pelo seu público e, também, é a que influencia a decisão de compra dessas pessoas.

Além das questões relacionadas ao marketing, a gestão também pode ser uma importante vantagem competitiva. Isso porque, quando uma empresa é bem gerenciada e tem processos internos que realmente funcionam, isso acaba transparecendo na maneira como ela atende e lida com seus clientes.

Todos esses pontos acabam influenciando na experiência dos clientes, tanto em relação à compra, como ao atendimento, pós-venda e todos os contatos com a sua marca.

Se você, por exemplo, gerencia bem o seu estoque, sempre terá à disposição dos clientes os produtos que eles desejam comprar e novidades relacionadas ao perfil e a personalidade das pessoas que atende, tornando a sua empresa mais atraente do que a concorrência.

Assim como um negócio que consegue gerenciar bem as suas finanças e controlar seus custos, é capaz de cobrar preços mais competitivos dos seus produtos, sem sacrificar a sua margem de lucro, passando a se tornar mais atrativo aos consumidores.

O mesmo vale em relação ao atendimento e às vendas. Se a sua empresa conhece o perfil dos clientes que costuma atender, é capaz de treinar adequadamente seus vendedores para terem uma abordagem correta e melhorar as chances de vendas. Da mesma forma que processos internos claros e eficientes ajudam a melhorar o atendimento ao cliente, resolvendo os problemas rapidamente e encantando os consumidores.

Percebe como uma boa gestão faz toda a diferença na forma como seus clientes enxergam e valorizam a sua empresa? Porém, nem sempre é fácil manter a sua gestão alinhada e todos os seus setores funcionando de maneira sistêmica. Por isso, um ERP é fundamental. Veja no tópico abaixo como a tecnologia é uma importante aliada na hora de ganhar mais vantagem competitiva.

Como o conhecimento em ERP traz vantagens competitivas a sua empresa?

Já deu para notar que o conhecimento em ERP é um diferencial importante para os negócios que desejam crescer, não é mesmo?

Mas você sabia que o conhecimento em ERP também pode ajudar a conquistar essa vantagem competitiva? Isso porque a sua empresa se tornará mais eficiente, com menos erros e trabalhando com custos menores que a concorrência.

E como isso é possível? Graças a vários pontos que só um ERP consegue trazer ao seu negócio, como:

  •         Facilidade de comunicação entre os setores, melhorando a integração das ações;
  •         Padronização de processos, tornando as rotinas mais eficientes e dinâmicas;
  •         Redução de erros e retrabalhos que acabam causando custos extras e também uma má percepção da empresa pelos clientes e demais públicos;
  •         Melhora na gestão financeira, com um controle preciso de vários pontos importantes, como fluxo de caixa, custos, tributos, etc.;
  •         Otimização de recursos, principalmente graças a automação de processos, o que significa um aproveitamento melhor das horas trabalhadas;
  •         Gestão estratégica de pessoas, já que o ERP permite cruzar dados e contratar os melhores profissionais para sua empresa e ainda identificar a necessidade de treinamentos e outras ações que visem melhorar a produtividade e eficiência dos seus times;
  •         Melhora na tomada de decisão, uma vez que o gestor terá em mãos informações e dados precisos sobre seu negócio, inclusive alguns em tempo real, o que facilita na hora de prever cenários, analisar possibilidades e tomar decisões embasadas e estratégicas, que facilitem o crescimento da empresa.

Com todos estes pontos, a sua empresa conseguirá gerenciar melhor os seus departamentos, otimizar seus recursos financeiros e humanos e melhorar a qualidade dos produtos ou serviços que comercializa, oferecendo, também, uma melhor experiência aos consumidores.

Assim, será mais fácil para ela se destacar frente aos concorrentes, além de trabalhar com custos menores e com uma gestão financeira mais controlada, entendendo, por exemplo, quais produtos e serviços têm melhor margem de contribuição, quais pontos de vendas são mais importantes, os clientes que trazem mais lucro e assim por diante, planejando ações de vendas mais eficientes.

Viu só como o conhecimento em ERP é capaz de agregar (e muito) nos resultados do seu negócio? Para conseguir todas essas vantagens, contudo, é fundamental escolher o ERP adequado, já que existem tipos diferentes, voltados para as especificidades de cada empresa.

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