Pular para conteúdo

Vale a pena usar um software de gestão agropecuária?

Entenda como funciona um software de gestão agropecuária e saiba como ele pode ajudar a sua fazenda a lucrar mais!...

gestão agropecuária

Em 2018, o Brasil fechou o ano com um volume bruto da produção agrícola em R$ 570,31 bilhões. De acordo com os dados do IBGE, esse crescimento foi praticamente o dobro do verificado em outros setores da economia brasileira para o mesmo período. O que mostra a força desse ramo – e a importância de se buscar por uma gestão agropecuária mais profissional.

Sem tempo para ler este artigo? Ouça no player abaixo:
 

Ainda que dentro do setor agropecuário existam vários tipos de negócios, como cooperativas, empresas de laticínios, fazendas lavouristas, sementeiras e muitos outros, todos eles têm em comum a mesma necessidade: aumentar os seus rendimentos, reduzindo os custos.

Para fazer isso de forma adequada, a tecnologia é uma excelente aliada. Quer saber como um software de gestão agropecuária pode lhe ajudar? Continue a leitura!

Como funciona um software de gestão agropecuária?

Homem de costas dirigindo um trator, representando a importância de uma boa gestão agropecuária.

O software de gestão agropecuária é um ERP (o mesmo usado por empresas de outros segmentos), porém voltado para as necessidades dos setores agrícolas e pecuários. Com ele, você conseguirá gerenciar melhor várias áreas do seu negócio, como a gestão de custos, de insumos, de armazenagem, de comercialização, de logística, entre outros.

De uma maneira mais profissional, será possível ao gestor monitorar e controlar as operações por meio do processamento de dados, controlando melhor as operações logísticas, o gerenciamento do plantio, os custos envolvidos com cada produção ou safra e todos os processos de produção. Assim, a tecnologia auxiliará como um verdadeiro assistente, analisando dados e oferecendo caminhos.

Esses sistemas funcionam por meio de módulos que podem ser diferentes dependendo do desenvolvedor. Em geral, um bom software de gestão agropecuária, contará com módulos como os citados abaixo.

Gestão Agrícola

O software auxilia na identificação de todos os custos com insumos por área de plantio, na receita e no resultado bruto por cultura ou lavoura e também na receita por hectare. Com a tecnologia, ainda é possível saber o percentual do padrão “A” obtido no beneficiamento de grãos.

Ele ajuda o gestor a controlar o processo de negociação de sementes de acordo com a legislação vigente, além de controlar pedidos, entrada e devolução da safra e a gestão e análise de todos os processos relacionados ao controle agrícola (compra de insumos por safra, custos por insumo e por área de plantio etc.).

Gestão Agropecuária

Oferece um controle individualizado, tornando os eventos e manejos mais eficientes. Com a tecnologia, será mais fácil controlar os manejos e as movimentações, gerenciar o confinamento e apurar os custos reais com a criação.

Mapas de georreferenciamento

Permite utilizar a geolocalização baseada em dados, com análise das imagens com tratamento (falhas, ervas daninhas, clima etc.). O gestor ainda poderá visualizar as informações diárias das operações rurais, selecionar camadas inteligentes de satélites ou drones, integrar com apontamentos georreferenciados do ERP, abrir ordem de serviço diretamente no campo, entre várias outras ações.

Gestão de pessoas

Esse módulo permite gerir adequadamente a mão de obra da sua fazenda, sempre considerando os aspectos legais. São muitas as funções que podem ser encontradas, como: gestão da folha de pagamento, recrutamento e seleção, automação de ponto eletrônico, gestão de competências, banco de currículos, gerenciamento por indicadores gráficos etc.

Business Intelligence (BI)

Não são todos os softwares que apresentam essa função, porém ela é extremamente importante. Afinal, a partir da inteligência artificial, o programa será capaz de examinar e cruzar os dados coletados sobre sua fazenda, oferecendo relatórios precisos e que auxiliam na tomada de decisão.

Assim, será mais fácil, por exemplo, realizar uma gestão de custos adequada, compreender sobre a rentabilidade de cada cultivo, avaliar o histórico de movimentação por produtores ou cooperantes, entre várias outras ações.

Quais os benefícios de usar um software de gestão agropecuária?

Visão aérea de uma área de agricultura, representando a importância de uma boa gestão agropecuária.

Depois de entender melhor como funciona um software de gestão agropecuária, já deu para perceber que a tecnologia é capaz de trazer inúmeras vantagens para a sua fazenda, não é mesmo?

Veja algumas delas:

  • controle mais preciso de todos os custos associados à sua produção e logística;
  • monitoramento mais efetivo dos clientes e aumento das vendas;
  • melhoria na gestão de compras de matéria-prima;
  • redução da inadimplência;
  • ganho de eficiência no processo produtivo;
  • mais dados para uma tomada de decisão precisa e acertada;
  • automação em diversos processos;
  • redução dos custos da produção;
  • maior qualidade da produção agrícola;
  • segurança financeira da safra;
  • aumento da lucratividade;
  • registros climáticos, permitindo acompanhar de maneira mais precisa as características da sua produção, oferecendo um controle exato das pragas e reduzindo o desperdício;
  • aumento da competitividade;
  • entre outros.

Vale salientar que, embora muitos produtores rurais acreditem que a tecnologia só pode ser usada em grandes fazendas, isso não é verdade. Cada vez mais esses softwares estão acessíveis, fáceis de usar e dinâmicos, podendo ser acessados via smartphone, tablet e computadores.

Isso significa que todos os produtores, independentemente do setor e do porte, podem aproveitar esses benefícios trazidos pela tecnologia, tornando sua produção mais acertada, controlando melhor os custos, aumentando a produtividade e, claro, trazendo mais lucratividade e competitividade ao seu negócio.

Conclusão

Neste conteúdo, você viu que o software de gestão agropecuária é uma realidade em diversas fazendas, ajudando o produtor rural a melhor seus ganhos, otimizar sua produção, controlar melhor seus custos e aumentar a sua competitividade.

A Sankhya conta com um ERP voltado exclusivamente para o setor, com um sistema completo, 100% web, com ótima usabilidade, recursos de inteligência artificial e módulos dinâmicos e úteis.

Se você quer levar essa solução para o seu negócio, entre em contato com a Sankhya e descubra como podemos ajudá-lo!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.