Uma das tecnologias que está ganhando cada vez mais força no mercado, a Inteligência Artificial (IA), vem modernizando os processos dentro das organizações e otimizando as atividades do dia a dia.

Na era da indústria 4.0, a IA vem se tornando a aliada ideal de empresas que desejam implementar a automatização, elevar o nível dos processos e se destacar no mercado. Uma pesquisa realizada pela IDC mostrou que 63% das empresas brasileiras utilizam IA, o que torna o Brasil o país que mais usa essa tecnologia na América Latina.

O dinamismo e eficiência da IA fazem dela uma solução estratégica e importante na rotina das empresas. Neste artigo, explicamos os conceitos mais importantes, estratégias de uso, benefícios e exemplos de como ela pode ser utilizada nos diversos setores. Confira!

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial ou IA é uma tecnologia usada em softwares e máquinas que trabalham de forma muito próxima da inteligência humana. Elas são capazes de  fazer com precisão análises, tarefas repetitivas com qualidade e agilidade, resolver problemas, prever riscos, otimizar processos e tomar decisões.

Um dos motores da IA é o Machine Learning. A tecnologia ensina e treina os sistemas e máquinas a entenderem os dados e os algoritmos e, assim, conseguirem “pensar” como os humanos e executar as tarefas com excelência.

Para que toda essa “mágica” aconteça e as máquinas possam trabalhar próximas à capacidade humana, é necessária uma junção de várias outras tecnologias à Inteligência Artificial, como por exemplo:

  • Sistemas de aprendizado;
  • Redes neurais artificiais;
  • Algoritmos;
  • Reconhecimento de voz e visão.

Principais conceitos relacionados à Inteligência Artificial

Para o pleno funcionamento da Inteligência Artificial, é necessária a junção de outras tecnologias. A combinação delas faz com que as máquinas estejam cada vez mais próximas do raciocínio humano. Listamos algumas a seguir:

Machine Learning

O Machine Learning é uma das áreas mais importantes na IA. É nele que se criam algoritmos para ensinar a máquina a desempenhar determinadas atividades. Os programas são projetados para trabalharem sozinhos, sem nenhuma assistência para programação. 

Com o modelo de aprendizado construído através de Machine Learning, as máquinas são capazes de efetuar tarefas de grande complexidade, fazer previsões precisas, reagir a qualquer tipo de situação e atuar de forma inteligente.

Deep Learning

O Deep Learning é um modelo de Machine Learning estruturado para parecer o cérebro humano. Os neurônios artificiais são montados em camadas para facilitar a análise de cada dado — uma camada de entrada, para captar os dados, e uma camada de saída, que é como o sistema responde às informações.

Por meio de dados que aprimoram as funções de Machine Learning, Deep Learning executa múltiplas tarefas de forma dinâmica e simultânea. Uma rede neural consegue trabalhar com problemas mais difíceis e que exigem mais do sistema, já que existe um grande número de neurônios trabalhando integrados.

Um exemplo disso é o Chat GPT. Ele utiliza um algoritmo baseado em redes neurais e estabelece conversas com os usuários semelhante à linguagem humana, processando um grande volume de dados.

Algoritmos

Os algoritmos são uma sequência lógica com estruturas capazes de solucionar problemas. Eles são a base de qualquer software por meio de uma ordem de instruções a serem seguidas pela máquina. 

Na IA, os algoritmos possuem dois tipos de estruturas: as variáveis e os comandos de repetição. A primeira são as informações colocadas na entrada e a segunda são comandos específicos para que o algoritmo saiba como agir durante todo o processo.

Processamento de Linguagem Natural

Para que as máquinas consigam captar, entender e processar como funciona a linguagem humana, é preciso o uso do Processamento de Linguagem Natural (PLN). É uma subárea da IA com o objetivo de fazer com que sistemas computacionais entendam tanto a linguagem escrita como a falada e saibam a forma certa de compor respostas

Com a IA simulando e estruturando as informações como se fossem os pensamentos humanos, por meio do diálogo entre computador e usuário, o PLN é importante em todo esse processo para permitir que a máquina entenda e consiga processar as respostas de forma dinâmica e certeira. Em resumo, o Processamento de Linguagem Natural é um simulador da linguagem humana.

Como funciona a Inteligência Artificial?

Para falar do funcionamento da Inteligência Artificial, é preciso citar a ciência da computação. Atuando no desenvolvimento de programas, a ciência da computação utiliza métodos eficazes e dinâmicos para processar dados e desenvolver algoritmos, que têm como função orientar a forma de funcionamento de um software.

A IA é a combinação de uma quantidade grande de dados digitais e algoritmos inteligentes. Essa junção permite que o sistema faça as interpretações adequadas das informações de forma automática.

Existem várias maneiras de se usar a IA, como: 

Chatbots

Softwares que conversam com os clientes por meio de mensagens de forma a atender às suas necessidades e fornecer respostas de forma ágil.

Assistentes inteligentes

Softwares que respondem os clientes por meio de comando de voz.

Mecanismos de recomendação

Softwares que ajudam os usuários a descobrirem produtos e serviços com base no que eles visualizam na internet. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Ilumeo, serviços que permitem interação por voz são usados semanalmente por 48% dos entrevistados e diariamente por 20%. Com isso, é possível observar que a presença da IA no dia a dia das pessoas e das empresas tem sido cada vez mais comum e necessária, além de ser um meio facilitador.

Na busca pelo crescimento e pelo destaque das empresas, facilitando as atividades do dia a dia e utilizando a tecnologia para aumentar o faturamento, a IA é uma forma segura e inteligente que os executivos buscam para resolver soluções

Segundo uma pesquisa feita pela Morning Consult com profissionais da área de TI de várias organizações do Brasil, 40% afirmam que, no último ano, foi inserida a IA nas empresas em que trabalham.

Quais são os tipos de Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial é uma tecnologia muito abrangente e pode oferecer diversos objetivos, formas de abordagem e características operacionais. Ou seja, a IA não funciona de uma única forma. A seguir, listamos alguns dos tipos mais utilizados no mercado.

IA Reativa

A IA Reativa é uma tecnologia mais antiga e limitada, não possui memória nem capacidade de aprendizagem. Porém, essas máquinas são capazes de responder a estímulos.

IA Limitada

Bem parecida com a IA Reativa, esse tipo de Inteligência Artificial tem como diferença da anterior a capacidade de aprendizado, pois tem uma quantidade pequena de memória. A IA Limitada consegue tomar algumas decisões pelos históricos e dados armazenados.

IA Teoria da Mente

Considerado um dos tipos mais avançados e inovadores da Inteligência Artificial. Ainda em desenvolvimento, a Teoria da Mente é capaz de compreender emoções, crenças, sentimentos, necessidades e pensamentos humanos.

IA Autoconsciente

Esse tipo de IA ainda é apenas um conceito e poderá ser o mais inovador de todos os modelos até hoje criados. A IA Autoconsciente, além de processar emoções, como a Teoria da Mente, também seria capaz de expressar seus próprios sentimentos através de um raciocínio totalmente independente.

Exemplos de Inteligência Artificial 

A Inteligência Artificial pode ser aplicada em diversos setores do mercado e está cada vez mais abrangente no dia a dia das organizações, permeando desde tarefas mais simples até as mais complexas. E a tendência é o aumento dessa presença e também de investimentos por parte das empresas que desejam se destacar.

Uma pesquisa realizada pela PwC mostrou que, até o ano de 2030, a contribuição potencial da Inteligência Artificial para a economia global será de US$ 15,7 trilhões. Com isso, podemos ter a certeza de que essa tecnologia com o passar dos anos estará ainda mais presente na rotina das organizações e mais avançada.

São muitos os modelos de sistemas e máquinas, diversas formas de “treinamento” e inúmeras possibilidades de utilização dessa tecnologia. 

Independente do segmento de atuação e porte da empresa, a IA pode estar presente em várias das atividades organizacionais. Entre as muitas possibilidades em que ela pode atuar, algumas são muito conhecidas no mercado, como:

Quais são os benefícios da Inteligência Artificial para as empresas?

Empresas que utilizam a Inteligência Artificial conseguem benefícios como aumento de produtividade, otimização de tempo, maior desempenho e mais destaque, além de disponibilizar uma melhor experiência aos clientes/usuários. A IA consegue atingir a captação de dados em uma escala que seres humanos não conseguem.

Muitas organizações estão acompanhando o crescimento da tecnologia e usando a seu favor, investindo em sistemas de alta qualidade e cientistas de dados, que conseguem lidar com esses processos e sistemas de forma prática e com facilidade. 

Os cientistas de dados são importantes nas tomadas de decisões relacionadas às informações das máquinas, uma vez que a ciência da computação envolve várias etapas importantes, sendo elas: coleta, manipulação, visualização e o gerenciamento de dados. 

Eles fazem análises do desempenho de operação e dos resultados e, dessa forma, conseguem entender o que se pode manter e o que é preciso corrigir.

Em uma pesquisa da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), realizada com 164 representantes de organizações de diversos segmentos, 76,2% disseram que o uso da IA nas empresas tem um impacto positivo.

Ainda segundo o levantamento, os entrevistados acreditam que os três setores que mais se beneficiam com o uso da IA na empresa são: produção (17%), atendimento ao cliente (14,4%) e logística (13,1%). Um dos grandes benefícios de ter a IA nas organizações é que ela se ajusta a qualquer setor, já que inclui não somente processos gerais, mas também específicos.

Três fatores são essenciais na motivação das empresas em adotar e investir em IA:

  • Capacidade de computação acessível;
  • Facilidade e acessibilidade para armazenar e processar dados;
  • Vantagem competitiva nos negócios. 

Existem inúmeros benefícios de utilizar a IA nas empresas de forma a melhorar a produtividade e gerar vantagens competitivas no mundo dos negócios:

1. Melhor experiência de atendimento ao cliente

A melhor maneira de avaliar feedbacks em uma empresa é como ela lida com seus usuários e qual é o grau de satisfação deles. 

Para uma melhor experiência do cliente, o uso de chatbots (softwares que conversam com o consumidor de forma humanizada através de mensagens) em sites e redes sociais é uma dinâmica eficiente e de grande vantagem para as organizações

Por meio desses robôs, os usuários conseguem ser melhor direcionados e atendidos de acordo com as suas necessidades. Em caso de não conseguir solucionar, o próprio sistema direciona o cliente aos setores responsáveis.

2. Eficiência nas tarefas cotidianas

No cotidiano agitado das empresas, usar meios tecnológicos como a IA para otimizar o tempo nas tarefas do dia a dia passou a ser uma excelente estratégia. Com o trabalho dos algoritmos, que conseguem efetuar atividades de alta complexidade, o esforço manual passa a ser raro e a produtividade aumenta.

Outro ponto positivo na utilização da IA na eficiência das tarefas da empresa é que os softwares possuem a vantagem de ter uma chance mínima de falha, diminuindo os riscos que são causados por produtividade baixa e execução de processos mais complexos de forma manual.

3. Segurança nas informações e dados da empresa

Cada vez mais aprimorada pelo avanço da Inteligência Artificial, a segurança da informação garante confidencialidade e autenticidade. Somente os responsáveis diretos das informações disponibilizadas conseguem ter acesso autorizado.

Com a eficiência da IA, os dados disponíveis têm a garantia de não serem excluídos nem alterados sem a permissão do usuário, além da autenticidade, que garante a confidencialidade de quem fornece as informações.

4. Eficiência no processamento de dados

Quando a empresa lida com grande quantidade de dados, não é possível processá-los de forma eficiente por meios manuais, uma vez que o risco de erros e o tempo gasto para efetuar a tarefa podem dificultar a produtividade e o crescimento da organização. 

Por meio do desenvolvimento de algoritmos com elevada inteligência e mantidos por Big Data, é possível ter um processo de captação de dados e insights com grande sucesso. Tarefas repetitivas e de alta complexidade são efetuadas com maestria, economizando tempo e esforço da mão de obra humana.

5. Inovação tecnológica

A Inteligência Artificial surge para inovar a forma de se trabalhar com a tecnologia nas empresas. Dentre essas inovações, podemos citar a reformulação dos sistemas de ERP

Com esse tipo de sistema, é possível unir dados da empresa em um único lugar, fazendo de forma eficiente a integração de diversos setores e facilitando o acesso às informações

Com a utilização do ERP, é possível melhorar a experiência dos clientes, diminuir custos relacionados às operações e facilitar o desempenho de toda a organização

Com o uso do ERP, é possível fazer o gerenciamento tanto de processos operacionais quanto estratégicos, unindo todas as áreas e facilitando a comunicação interna de toda a empresa.

6. Diminuição de custos operacionais

Com a aplicação da IA, é possível reduzir automaticamente os erros que seriam mais propícios de acontecer com trabalhos manuais — e que também podem gerar gastos para resolução —, melhorar a qualidade do trabalho e, dessa forma, eliminar custos operacionais desnecessários

No entanto, alguns fatores são importantes ao diminuir gastos operacionais em uma empresa:

  • Ter uma equipe qualificada;
  • Estar alerta com a manutenção preventiva dos equipamentos;
  • Ter o inventário de todas as licenças de software;
  • Investir em automação de processos.

Como aplicar a Inteligência Artificial em cada setor?

O uso da IA beneficia as empresas em dois aspectos: estratégia (análise de dados) e automação (execução de tarefas repetitivas). Segundo pesquisa da PWC, realizada com diretores de experiência e tomadores de decisão, a implementação da IA aumentou de 62% para 70% nas organizações e 94% dos entrevistados utilizam ou desejam utilizar a tecnologia.

Investir em Inteligência Artificial é uma estratégia importante para aumentar a produtividade, otimizar tempo, ter mais eficiência e se destacar no segmento desejado. Usar as ferramentas certas da IA que atendam as necessidades da organização é saber aproveitar o melhor da tecnologia para obter resultados positivos.

Inteligência Artificial no agronegócio

Investir na Inteligência Artificial para o agronegócio contribui principalmente para resultados otimizados e mais precisos, autonomia e variabilidade para lidar com a alta complexidade de dados e informações do cotidiano

A tecnologia passou a ser primordial nas empresas para enfrentar os desafios do cotidiano e superar as expectativas dos métodos tradicionais.

Algumas das principais aplicações da IA no setor de agronegócio são:

  • Previsão do tempo;
  • Monitoramento do solo;
  • Controle de pragas;
  • Manejo da água.

Inteligência Artificial no varejo

O uso da Inteligência Artificial no varejo cria novas maneiras de oferecer um atendimento eficaz e levar novas experiências aos consumidores, além de melhorar os processos de logística

É importante que o mercado varejista entenda que o uso da IA torna a forma de se fazer compras mais atrativa e moderna.

Com o uso dessa tecnologia, é possível:

  • Melhorar a satisfação e diminuir a rotatividade dos clientes;
  • Tornar promoções e outras estratégias de vendas mais eficientes;
  • Segmentar o público de acordo com o perfil da empresa.

Inteligência Artificial na indústria

O segmento industrial é um dos que mais exigem a aplicação da Inteligência Artificial. Se a indústria deseja aumentar sua produtividade e otimizar resultados, precisa investir em tecnologia para crescer. 

Nesse setor, o conceito da IA é amplo e pode ser usado de várias maneiras: 

  • Deep e Machine Learning; 
  • Realidade aumentada;
  • Robôs;
  • Softwares, que permitem acompanhar desde a compra de matérias-primas até a análise de qualidade e o desempenho dos produtos.

Inteligência Artificial nos atacados e distribuidores

Atuando de forma integrada em todos os setores, a Inteligência Artificial em atacados e distribuidores agrega e otimiza diversas funções que, com o trabalho manual, não teriam tanta eficiência e produtividade.

Com softwares de gestão que são capazes de fazer atividades de alta complexidade e facilitar a rotina diária das empresas, algumas funções do uso da IA são importantes nesses setores:

  • Automação do estoque;
  • Automação de análises de dados;
  • Auxílio na gestão operacional e tomada de decisões;
  • Registro de todos os dados com precisão;
  • Atendimento ao cliente com qualidade;
  • Segurança da informação nos sistemas.

Como o ERP Sankhya utiliza Inteligência Artificial?

As organizações que souberem perceber os benefícios e as oportunidades da IA conseguirão ter feedbacks positivos rapidamente e tirar vantagens com relação à concorrência. Por isso, é importante ter um sistema de qualidade que seja aliado da Inteligência Artificial.

O ERP Sankhya está entre os melhores softwares integrados de gestão estratégica, com uma tecnologia de alta performance e 100% focado nos processos. Com ele, os gestores conseguem acompanhar os resultados em tempo real por meio de indicadores e relatórios detalhados.

Uma ótima vantagem que o sistema oferece e que pode revolucionar o gerenciamento da sua empresa é a BIA (Business Intelligence Analyst). Ela é uma assistente virtual com base em Inteligência Artificial e que responde sobre toda a operação do seu negócio.

Com a BIA, o gestor fica informado em tempo real sobre o que acontece na empresa:

  • Interação com o sistema por voz;
  • Informações de operações em tempo real;
  • Acesso às informações de qualquer lugar;
  • Inteligência na entrega de informação.

A Sankhya disponibiliza soluções para diversos segmentos organizacionais. Quer saber mais sobre como ela pode te ajudar a levar a IA para o seu negócio? Fale com um de nossos especialistas e descubra a solução ideal.