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O que é Inteligência Artificial? Conceitos, práticas e exemplos

Neste artigo, explicamos os conceitos mais importantes sobre a Inteligência Artificial, estratégias de uso, benefícios, exemplos e como ela pode...

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Com o uso da Inteligência Artificial (IA), as empresas conseguem otimizar tempo por meio de trabalhos mais ágeis e dinâmicos, e os clientes passam a ter uma interação mais tecnológica e eficaz. 

A IA é uma área da ciência da computação que está ligada a sistemas e máquinas que imitam a inteligência humana para operar as tarefas de forma precisa. São muitas as informações importantes para serem processadas nos computadores de uma empresa e, para que tudo isso seja melhor aproveitado, é importante automatizar as análises.

O futuro das organizações que desejam elevar o nível dos negócios depende da IA e do machine learning, que é o motor da Inteligência Artificial. Diminuir erros humanos, analisar dados e informações de forma rápida, otimizar processos internos e externos e melhorar a experiência do cliente são alguns dos facilitadores de incluir a IA em uma empresa.

Essa tecnologia garante às empresas destaque no mercado e, consequentemente, maior captação de clientes. Neste artigo, explicamos os conceitos mais importantes sobre a IA, estratégias de uso, benefícios, exemplos e como ela pode ser utilizada nos diversos setores. Continue a leitura para ficar por dentro.

Como funciona a Inteligência Artificial e seus conceitos

Para falar do funcionamento da Inteligência Artificial, é preciso citar a ciência da computação. Atuando no desenvolvimento de programas, a ciência da computação utiliza métodos eficazes e dinâmicos para processar dados e desenvolver algoritmos, que têm como função orientar a forma de funcionamento de um software.

A IA é a combinação de uma quantidade grande de dados digitais e algoritmos inteligentes. Essa junção permite que o sistema faça as interpretações adequadas das informações de forma automática.

Existem várias maneiras de se usar a IA, como: 

Chatbots

Softwares que conversam com os clientes por meio de mensagens de forma a atender às suas necessidades e fornecer respostas de forma ágil.

Assistentes inteligentes

Softwares que respondem os clientes por meio de comando de voz.

Mecanismos de recomendação

Softwares que ajudam os usuários a descobrirem produtos e serviços com base no que eles visualizam na internet. 

De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Ilumeo, 48% dos entrevistados usam semanalmente os serviços que permitem interação por voz e 20% utilizam diariamente. Com isso, é possível observar que a presença da IA no dia a dia das pessoas e das empresas tem sido cada vez mais comum e necessária, além de ser um meio facilitador.

Na busca pelo crescimento e pelo destaque das empresas, facilitando as atividades do dia a dia e utilizando a tecnologia para aumentar o faturamento, a IA é uma forma segura e inteligente que os executivos buscam para resolver soluções

Segundo pesquisa feita pela Morning Consult com profissionais da área de TI de várias organizações do Brasil, 40% afirmam que, no último ano, foi inserida a IA nas empresas em que trabalham.

Principais conceitos da Inteligência Artificial

Para que todo o processo de funcionamento da Inteligência Artificial seja realizado de forma eficaz, é necessária a junção de outras tecnologias. A combinação delas faz com que as máquinas estejam cada vez mais próximas do raciocínio humano.

Listamos algumas a seguir:

machine learning

Machine learning

O machine learning é uma das áreas mais importantes na IA. É nele que se criam algoritmos para ensinar a máquina a desempenhar determinadas atividades. Os programas são projetados para trabalharem sozinhos, sem nenhuma assistência para programação. 

Com o modelo de aprendizado construído através de machine learning, as máquinas são capazes de efetuar tarefas de grande complexidade, fazer previsões precisas, reagir a qualquer tipo de situação e atuar de forma inteligente.

Deep learning

O deep learning é um modelo de machine learning estruturado para parecer o cérebro humano. Os neurônios artificiais são montados em camadas para facilitar a análise de cada dado — uma camada de entrada, para captar os dados, e uma camada de saída, que é como o sistema responde às informações.

Por meio de dados que aprimoram as funções de machine learning, o deep learning executa múltiplas tarefas de forma dinâmica e simultânea. Uma rede neural consegue trabalhar com problemas mais difíceis e que exigem mais do sistema, já que existe um grande número de neurônios trabalhando integrados.

Algoritmos

Os algoritmos são uma sequência lógica com estruturas capazes de solucionar problemas. Eles são a base de qualquer software por meio de uma ordem de instruções a serem seguidas pela máquina. 

Na IA, os algoritmos possuem dois tipos de estruturas: as variáveis e os comandos de repetição. A primeira são as informações colocadas na entrada e a segunda são comandos específicos para que o algoritmo saiba como agir durante todo o processo.

Processamento de linguagem natural

Para que as máquinas consigam captar, entender e processar como funciona a linguagem humana, é preciso o uso do Processamento de Linguagem Natural (PLN). É uma subárea da IA com o objetivo de fazer com que sistemas computacionais entendam tanto a linguagem escrita como a falada e saibam a forma certa de compor respostas. 

Com a IA simulando e estruturando as informações como se fossem os pensamentos humanos, por meio do diálogo entre computador e usuário, o PLN é importante em todo esse processo para permitir que a máquina entenda e consiga processar as respostas de forma dinâmica e certeira. Em resumo, o Processamento de Linguagem Natural é um simulador da linguagem humana.

Benefícios da Inteligência Artificial nas empresas

Empresas que utilizam a Inteligência Artificial conseguem benefícios como aumento de produtividade, otimização de tempo, maior desempenho e mais destaque, além de disponibilizar uma melhor experiência aos clientes/usuários. A IA consegue atingir a captação de dados em uma escala que seres humanos não conseguem.

Muitas organizações estão acompanhando o crescimento da tecnologia e usando a seu favor, investindo em sistemas de alta qualidade e cientistas de dados, que conseguem lidar com esses processos e sistemas de forma prática e com facilidade. 

Os cientistas de dados são importantes nas tomadas de decisões relacionadas às informações das máquinas, uma vez que a ciência da computação envolve várias etapas importantes, sendo elas: coleta, manipulação, visualização e o gerenciamento de dados. Eles fazem análises do desempenho de operação e dos resultados e, dessa forma, conseguem entender o que se pode manter e o que é preciso corrigir.

Em uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII), com 164 representantes de organizações de diversos segmentos, 76,2% disseram que o uso da IA nas empresas tem um impacto positivo.

Ainda segundo o levantamento, os entrevistados acreditam que os três setores que mais se beneficiam com o uso da IA na empresa são: produção (17%), atendimento ao cliente (14,4%) e logística (13,1%). Um dos grandes benefícios de ter a IA nas organizações é que ela se ajusta a qualquer setor, já que inclui não somente processos gerais, mas também específicos.

Três fatores são essenciais na motivação das empresas em adotar e investir em IA:

  • Capacidade de computação acessível;
  • Facilidade e acessibilidade para armazenar e processar dados;
  • Vantagem competitiva nos negócios. 

Existem inúmeros benefícios de utilizar a IA nas empresas de forma a melhorar a produtividade e gerar vantagens competitivas no mundo dos negócios:

Melhor experiência de atendimento ao cliente

A melhor maneira de avaliar feedbacks em uma empresa é como ela lida com seus usuários e qual é o grau de satisfação deles. Para uma melhor experiência do cliente, o uso de chatbots (softwares que conversam com o consumidor de forma humanizada através de mensagens) em sites e redes sociais é uma dinâmica eficiente e de grande vantagem para as organizações. 

Por meio desses robôs, os usuários conseguem ser melhor direcionados e atendidos de acordo com as suas necessidades. Em caso de não conseguir solucionar, o próprio sistema direciona o cliente aos setores responsáveis.

Eficiência nas tarefas cotidianas

No cotidiano agitado das empresas, usar meios tecnológicos como a IA para otimizar o tempo nas tarefas do dia a dia passou a ser uma excelente estratégia. Com o trabalho dos algoritmos, que conseguem efetuar atividades de alta complexidade, o esforço manual passa a ser raro e a produtividade aumenta.

Outro ponto positivo na utilização da IA na eficiência das tarefas da empresa é que os softwares possuem a vantagem de ter uma chance mínima de falha, diminuindo os riscos que são causados por produtividade baixa e execução de processos mais complexos de forma manual.

Segurança nas informações e dados da empresa

Cada vez mais aprimorada pelo avanço da Inteligência Artificial, a segurança da informação garante confidencialidade e autenticidade. Somente os responsáveis diretos das informações disponibilizadas conseguem ter acesso autorizado.

Com a eficiência da IA, os dados disponíveis têm a garantia de não serem excluídos nem alterados sem a permissão do usuário, além da autenticidade, que garante a confidencialidade de quem fornece as informações.

Eficiência no processamento de dados

Quando a empresa lida com grande quantidade de dados, não é possível processá-los de forma eficiente por meios manuais, uma vez que o risco de erros e o tempo gasto para efetuar a tarefa podem dificultar a produtividade e o crescimento da organização. 

Por meio do desenvolvimento de algoritmos com elevada inteligência e mantidos por Big Data, é possível ter um processo de captação de dados e insights com grande sucesso. Tarefas repetitivas e de alta complexidade são efetuadas com maestria, economizando tempo e esforço da mão de obra humana.

Inovação tecnológica

A Inteligência Artificial surge para inovar a forma de se trabalhar com a tecnologia nas empresas. Dentre essas inovações, podemos citar a reformulação dos sistemas de ERP. Com esse tipo de sistema, é possível unir dados da empresa em um único lugar, fazendo de forma eficiente a integração de diversos setores e facilitando o acesso às informações

Com a utilização do ERP, é possível melhorar a experiência dos clientes, diminuir custos relacionados às operações e facilitar o desempenho de toda a organização. Com o uso do ERP, é possível fazer o gerenciamento tanto de processos operacionais quanto estratégicos, unindo todas as áreas e facilitando a comunicação interna de toda a empresa.

Diminuição de custos operacionais

Com a aplicação da IA, é possível reduzir automaticamente os erros que seriam mais propícios de acontecer com trabalhos manuais — e que também podem gerar gastos para resolução —, melhorar a qualidade do trabalho e, dessa forma, eliminar custos operacionais desnecessários. 

No entanto, alguns fatores são importantes ao diminuir gastos operacionais em uma empresa:

  •  Ter uma equipe qualificada;
  •  Estar alerta com a manutenção preventiva dos equipamentos;
  • Ter o inventário de todas as licenças de software;
  • Investir em automação de processos.

Estratégias de utilização da Inteligência Artificial

O uso da Inteligência Artificial é a estratégia mais importante para que uma empresa consiga crescer, ter produtividade e se destacar no mercado. O tempo das atividades diárias passa a ser otimizado, os clientes começam a ter novas experiências e os resultados financeiros se tornam melhores. 

Mas é preciso também que as empresas criem estratégias dentro da utilização da IA, além da contratação de um cientista de dados, para ter um melhor controle e gerenciamento de todos os sistemas. É necessária a implementação das ferramentas certas, que atendam diretamente às necessidades da organização para garantir o sucesso.

De acordo com relatório da AI Readiness Index 2019, que traz informações sobre soluções de IA, o Brasil ocupa a 40ª posição entre 192 países. O investimento e a aplicação da tecnologia têm previsão de movimentar US$ 15 trilhões mundialmente até 2030. 

A cada ano, inserir a IA nos negócios passa a ser necessidade e não mais uma opção. Algumas ações estratégicas no uso da IA fazem a diferença no cotidiano das empresas, levando a automação de forma mais elevada, com ganhos palpáveis e a curto prazo.

Listamos alguns exemplos práticos de aplicação das estratégias da IA em empresas:

  • Recomendações personalizadas de produtos/serviços;
  • Chatbots para otimizar o atendimento ao cliente;
  • Interfaces para reconhecimento de voz e imagem;
  • Preços dinâmicos com base em demandas;
  • Segmentação de público;
  • Campanhas de mídia paga;
  • Buscas personalizadas de acordo com as intenções dos usuários.

Exemplos de Inteligência Artificial 

De acordo com pesquisa realizada pela Gartner sobre as principais tecnologias emergentes, CIOs apostam nos chatbots como o tipo de IA mais utilizada em suas empresas. Até 2022, 70% da interação será por meio dos chatbots. 

Com a tecnologia dominando o mundo dos negócios, a Inteligência Artificial possui diversas aplicações importantes e necessárias para serem usadas no cotidiano das empresas.

Alguns exemplos da IA aparecem com frequência:

Big Data

Um dos principais motores da IA, o Big Data consegue reunir um grande número de dados digitais, o que garante análises antecipadas do comportamento dos sistemas, inclusive as interações com alta complexidade. Os dados são originados do cotidiano de navegação dos usuários.

Com o Big Data, é possível chegar perto da capacidade de processar informações que a mente humana é capaz. A IA consegue auxiliar o Big Data a retirar o máximo de dados possível de forma mais rápida que os seres humanos. Esse processo é uma estratégia importante para empresas que desejam se destacar no mercado e estar à frente da concorrência.

Chatbot

O chatbot é um exemplo da IA que simula um atendente que consegue entender as necessidades dos usuários e resolvê-las da melhor maneira. Utilizando uma linguagem natural, parecida com a humana, o chatbot também consegue dar suporte aos setores responsáveis das empresas.

A aplicação do chatbot é uma estratégia que permite estreitar a comunicação entre empresa e cliente de forma instantânea, reduzir custos operacionais e aumentar a produtividade, tendo em vista que a capacidade de respostas aos usuários se torna maior e mais eficaz.

Internet das Coisas (IoT)

A IoT é caracterizada por objetos com um alto grau de inteligência que se conectam à internet para trazer benefícios ao dia a dia, facilitando o uso de dispositivos eletrônicos. A IoT fornece geração de dados, enquanto a IA mantém sistemas com grande poder de fazer as máquinas captarem aprendizados complexos.

As várias formas de se aplicar a IoT podem ser monitoradas por um ERP, que contabiliza os dados e os transforma em informações para serem captadas por meio de chips ou sensores instalados nas máquinas e enviados constantemente a centrais.

Formas de aplicar a Inteligência Artificial em diversos setores

O uso da IA beneficia as empresas em dois aspectos: estratégia (análise de dados) e automação (execução de tarefas repetitivas). Segundo pesquisa da PWC, realizada com diretores de experiência e tomadores de decisão, a implementação da IA aumentou de 62% para 70% nas organizações e 94% dos entrevistados utilizam ou desejam utilizar a tecnologia.

Investir em Inteligência Artificial é uma estratégia importante para aumentar a produtividade, otimizar tempo, ter mais eficiência e se destacar no segmento desejado. Usar as ferramentas certas da IA que atendam as necessidades da organização é saber aproveitar o melhor da tecnologia para obter resultados positivos.

Inteligência Artificial no agronegócio

Investir na Inteligência Artificial para o agronegócio traz inúmeros benefícios, entre eles resultados otimizados e mais precisos, autonomia e variabilidade para lidar com a alta complexidade de dados e informações do cotidiano

A tecnologia passou a ser primordial nas empresas para enfrentar os desafios do cotidiano e superar as expectativas dos métodos tradicionais.

Algumas das principais aplicações da IA no setor de agronegócio são:

  • Previsão do tempo;
  • Monitoramento do solo;
  • Controle de pragas;
  • Manejo da água.

Inteligência Artificial no varejo

O uso da Inteligência Artificial no varejo cria novas maneiras de se fazer um atendimento eficaz e levar novas experiências aos consumidores, além de melhorar os processos de logística. Estima-se que, em 2022, os investimentos em IA no segmento de varejo serão de mais de US$7 bilhões. 

Por isso, é importante que o mercado varejista entenda que o uso da IA torna a forma de se fazer compras mais atrativa e moderna.

Com o uso dessa tecnologia, é possível:

  • Melhorar a satisfação e diminuir a rotatividade dos clientes;
  • Tornar promoções e outras estratégias de vendas mais eficientes;
  • Segmentar o público de acordo com o perfil da empresa.

Inteligência Artificial na indústria

O segmento industrial é um dos setores em que é mais necessária a aplicação da Inteligência Artificial. Se a indústria deseja aumentar sua produtividade e otimizar resultados, precisa investir na tecnologia para crescer. 

inteligência artificial na indústria

Nesse setor, o conceito da IA é amplo e pode ser usado de várias maneiras: 

  • Deep e machine learning; 
  • Realidade aumentada;
  • Robôs;
  • Softwares, que permitem acompanhar desde a compra de matérias-primas até a análise de qualidade e o desempenho dos produtos.

Inteligência Artificial nos atacados e distribuidores

Atuando de forma integrada em todos os setores, a Inteligência Artificial em atacados e distribuidores agrega e otimiza diversas funções que, com o trabalho manual, não teriam tanta eficiência e produtividade.

Com softwares de gestão que são capazes de fazer atividades de alta complexidade e facilitar a rotina diária das empresas, algumas funções do uso da IA são importantes nesses setores:

  • Automação do estoque;
  • Automação de análises de dados;
  • Auxílio na gestão operacional e tomada de decisões;
  • Registro de todos os dados com precisão;
  • Atendimento ao cliente com qualidade;
  • Segurança da informação nos sistemas.

Crescimento das empresas x Inteligência Artificial

O futuro das corporações depende da tecnologia da Inteligência Artificial. Se o objetivo é conquistar destaque em um mercado cada vez mais competitivo, aumentar a produtividade, reduzir custos, otimizar tempo e deixar o atendimento ao cliente de forma mais personalizada, o momento certo de aplicar a IA na sua empresa é agora!

As organizações que souberem perceber os benefícios e as oportunidades da IA conseguirão ter feedbacks positivos rapidamente e tirar vantagens com relação à concorrência. Conheça o melhor sistema integrado de gestão (ERP) para o seu negócio:

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A aplicação de soluções totalmente voltadas para a IA precisa ser implementada por uma empresa séria, capacitada e que possui os melhores sistemas que atendam às necessidades da sua empresa.

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