Um centro de distribuição, conhecido também como “CD”, pode ser o diferencial que estava faltando para sua empresa, mas você sabe o que é isso?

O CD pode ser definido como uma unidade física na qual sua empresa realiza o armazenamento e despacho dos produtos, sendo uma estrutura preparada para receber os produtos de uma empresa de forma centralizada.

Ao conversar com Alan Guerra, que foi Product Owner da solução WMS do ERP Sankhya, um módulo para logística avançada, ele afirmou que a necessidade de um centro de distribuição depende do objetivo da empresa, mas antes de tudo é para a estocagem. 

 

Na imagem vemos o Alan Guerra. Ao conversar ele, que foi Product Owner da solução WMS do ERP Sankhya, um módulo para logística avançada, ele afirmou que a necessidade de um centro de distribuição depende do objetivo da empresa, mas antes de tudo é para a estocagem.

 

Segundo Alan, o atacado precisa acumular um estoque para atender os clientes, e o centro de distribuição é uma forma de agrupar mais facilmente e distribuir os produtos para seus clientes.

Contar com um centro de distribuição é extremamente importante para incrementar a agilidade logística de um negócio, facilitando o processo de entrega dos produtos para o ponto de venda.

Com o processo de distribuição organizado, ao contar com o centro de distribuição, sua empresa poderá distribuir os produtos em quantidades menores, de forma fracionada.

A proposta do centro de distribuição é manter uma instalação unicamente direcionada para logística.

 

Quais as vantagens de um centro de distribuição?

Existem diversas vantagens a serem consideradas ao investir em um centro de distribuição para seu negócio, dentre elas o atual Consultor de Sucesso do Cliente da Sankhya, Alan Guerra, afirma que podemos levar em conta, principalmente:

  • Operação centralizada;
  • Maior controle operacional;
  • Controle de custos mais efetivo;
  • Possibilidade de estocagem;
  • Autonomia de regulação dos preços.

Apesar de todas as vantagens acima serem relevantes para diversos negócios, cada empresa poderá utilizar a estratégia que considerar melhor ao contar com um centro de distribuição.

 

Estratégias de empresas com centro de distribuição

Em nossa conversa com o Alan, ele trouxe diversos exemplos que estão presentes no mercado atual de quem utiliza centros de distribuição. Dentre os exemplos, Alan Guerra trouxe duas vertentes que têm ganhado força quando o assunto são os CD’s.

  • Descentralização dos centros de distribuição

Alan falou sobre grandes empresas atacadistas que trazem uma estratégia de descentralização dos centros de distribuição, mas como ocorre esse processo? Qual o motivo?

Tais empresas deixaram de optar por ter somente um CD, grande, e passaram a investir em centros de distribuição localizados em regiões diferentes e com um tamanho menor, expandindo sua área de cobertura e trazendo eficiência nas entregas dos produtos.

Isso é uma vantagem para pequenos varejos, que consideram o estoque do fornecedor o seu estoque. “O varejo vende hoje, faz um pedido e amanhã o distribuidor entrega para ele. Isso acontece por o fornecedor ter um CD perto do cliente”, afirma Alan.

  • Centro de distribuição para Marketplaces

Além dessa abordagem de descentralização dos centros de distribuição, existe também a vertente que engloba grandes marketplaces, como a Amazon, Magazine Luiza e o Mercado Livre – que vêm se tornando grandes exemplos de logística.

Segundo Alan, esse tipo de processo é chamado de Operação Fullfillment, e consiste em captar produtos de diversos vendedores e estocá-los em um centro de distribuição, facilitando a ordem de pedidos e entrega dos produtos.

Para exemplificar, podemos pegar a hipótese de João, vendedor de roupas que utiliza o marketplace do Mercado Livre como sua principal fonte de renda.

Por ter um alto número de pedidos, João tem a oportunidade de enviar produtos para o centro de distribuição do Mercado Livre, tornando mais fácil e rápida a entrega de seus produtos ao cliente final, pois eles já estarão em estoque no CD da plataforma.

Isso traz à tona duas grandes tendências quando falamos de centro de distribuição: grandes empresas atacadistas descentralizando os seus centros de distribuição e marketplaces investindo em um único CD, centralizando empresas e produtos e oferecendo um atendimento direto.

Ambas as vertentes trazem mais agilidade para a logística dos negócios e oferecem uma melhor experiência para o cliente.

 

Organizando um centro de distribuição

Uma das dicas mais relevantes para manter seu centro de distribuição organizado, segundo Alan, é investir na verticalização. Isso porque, com esse método de organização, é possível ocupar bem menos espaço do que da forma tradicional – horizontal.

 

Ao fundo na imagem está um centro de distribuição, organizado em pilhas verticais. No centro da imagem a palavra "verticalização" está em destaque.

 

No entanto, nem todos os tipos de produtos podem ser armazenados de forma vertical, seja por sensibilidade ou forma de empacotamento. Geralmente, produtos que podem ser mantidos de forma vertical são colocados em caixas ou fardos.

Já produtos ensacados, por exemplo, quando falamos de sacas de soja ou algum outro grão, apresentam maior dificuldade para manter em formato vertical – nesses casos a forma tradicional de armazenamento é a mais recomendada.

 

O papel do ERP dentro de um centro de distribuição

Quando o assunto é organização interna do centro de distribuição, contar com um sistema de gestão integrado é uma ótima maneira de manter tudo em ordem.

Isso porque os ERP’s ajudam com toda a estrutura de organização, seja na localização da mercadoria, no controle de cadastro dos produtos, na separação por lote, data de validade e até mesmo na parte de inventário.

Se o seu foco é manter o centro de distribuição extremamente organizado, no entanto, o recomendado é investir em um software de WMS, que é específico para o gerenciamento de armazéns e controla operações por tarefas.

Com o WMS, é possível entender o posicionamento exato da mercadoria, controlar a entrada e saída de todos os produtos e controlar também de forma mais avançada a movimentação das mercadorias.

Conheça melhor o papel de um sistema WMS com o vídeo abaixo, sobre o papel desse software em relação à logística da Junco:

 

 

Primeiros passos para investir em um centro de distribuição

Com todas as perspectivas que apresentamos ao longo desse texto, é possível entender o quão benéfico pode ser um centro de distribuição para seu negócio.

No entanto, para obter o melhor resultado do seu CD, é extremamente importante que você conheça a situação atual de sua empresa, entendendo onde ela se encontra e onde ela quer chegar.

Segundo Alan Guerra, é importante tomar um cuidado especial para que não ocorra o subdimensionamento ou superdimensionamento de seu centro de distribuição, portanto, é necessário ter um planejamento de crescimento a médio e longo prazo elaborado, podendo, então, definir qual a melhor estrutura para o seu centro de distribuição – que não gere prejuízos futuros.

 

Se planeje para investir no melhor centro de distribuição para sua empresa, pensando também a longo prazo.

 

No caso de empresas que investem em um centro de distribuição erroneamente e acabam construindo um local menor do que deveriam, isso pode gerar mais gastos no aluguel ou construção de outros CD’s, além de contribuir para a desorganização – podendo levar seus centros a um caos.

Outro fator pode ser a construção de um centro de distribuição muito grande em relação à sua demanda, o que vai gerar um investimento desnecessário, além dos gastos com manutenção.

Portanto, antes de começar a investir em um centro de distribuição, se faça as seguintes perguntas:

  • Qual a perspectiva de crescimento da sua empresa?
  • Como estão seus planos a médio e longo prazo?

Com essas respostas, é possível que você tenha uma melhor noção quanto ao tamanho e localização de seu CD.

No entanto, vale lembrar que manter um centro de distribuição organizado é essencial para obter resultados ainda mais relevantes para seu negócio. Você pode realizar essa organização por meio de sistemas de gestão, que automatizam todo o trabalho de controle que seria feito manualmente.

Para conhecer a solução Sankhya voltada para centros de distribuição e logística, basta clicar abaixo.

 

Centro de Distribuição - WMS