Planejamento e Controle de Produção: o que é PCP?

Você acredita que, em pleno século XXI, ainda existem indústrias que não têm um processo estruturado de planejamento e controle...

PCP

Você acredita que, em pleno século XXI, ainda existem indústrias que não têm um processo estruturado de planejamento e controle da produção (PCP)? Esse cenário é real e aqui vou falar sobre quais são as consequências disso.

Embora o Planejamento e Controle de Produção (PCP) seja um assunto já dominado e tenha feito parte da origem do ERP no começo do século XX, ainda existem empresas que não têm um processo estruturado nessa área.

É claro que alguns segmentos são menos suscetíveis a um planejamento e controle da produção. Isso porque dependem de uma série de fatores. Um exemplo são laticínios ou indústrias de proteína animal que implantam ERP e que dependem da qualidade da matéria-prima que chega e do tipo de análise que se faz para saber o que vai ser produzido no dia. Nesse caso, é mais difícil saber como vai ser o planejamento da produção.

Mas, por mais que a possibilidade seja diversa e que a produção seja multifacetada, é sempre adequado ter um Planejamento e Controle de Produção que exprima exatamente o que pode acontecer e quais são os desdobramentos que um eventual problema pode causar.

A seguir, confira dicas para fazer o Planejamento e Controle de Produção de forma eficiente.

Como fazer Planejamento e Controle de Produção (PCP)?

Você sabe qual é a diferença entre roteiro de produção e plano mestre de produção? Entenda!

Roteiro de produção

É comum que, em um processo de Planejamento e Controle de Produção (PCP), a empresa se baseie em um roteiro de produção, especificando quais são as etapas pelas quais um processo produtivo passa, desde o momento em que a matéria-prima chega até o momento em que se tem o produto acabado.

Existem processos produtivos em que o roteiro de produção se esgota em 1 hora ou em 2 horas e outros que possuem roteiros de vários dias e até de meses.

Também existem casos em que o processo produtivo tem etapas que são cumpridas fora da empresa. É comum, por exemplo, que indústrias metalúrgicas tenham processos que impliquem em pintura eletrostática e isso é feito fora da empresa.

Então, algumas etapas do processo vão sendo realizadas até que o produto intermediário é enviado para um parceiro que vai prestar algum serviço ou fazer alguma industrialização e depois volta e continua no processo produtivo.

Esse roteiro de produção é básico para se fazer um PCP, com a especificação de quais são as matérias-primas de cada etapa, qual é o tempo de atravessamento dessa etapa nas máquinas e na ocupação de pessoal e qual é o tipo de material de entrada e de saída.

Assim, quando a empresa prevê o que vai ser produzido, é possível saber qual é o tempo que vai levar para o processamento daquela produção, quais máquinas serão utilizadas e quais equipes.

Plano mestre de produção

Um segundo aspecto importante no processo de Planejamento e Controle de Produção é estabelecer o que vai ser produzido em função da demanda esperada. Isso é chamado de plano mestre de produção.

Existem empresas que fazem plano mestre de produção para a semana, para o mês, para o trimestre e até para o ano. Ou seja, definem o que vai ser produzido ao longo do mês.

Para se chegar a esse conteúdo, é preciso analisar o giro das mercadorias ou dos produtos ao longo dos meses passados e fazer uma projeção baseada nas metas da empresa e no que ela espera de exploração do mercado para os períodos subsequentes.

Se a empresa contar com um bom ERP, é possível configurar uma métrica para que o sistema faça uma sugestão de plano mestre de produção, que pode ser ajustado pela equipe de acordo com a projeção da empresa e o que ela pensa em fazer.

Mas há algumas situações que fogem do controle do ERP. Por exemplo, se a empresa entrar em um novo segmento de mercado ou começar a exportar, isso diz respeito a uma ação humana e não a um cálculo baseado no giro do passado ou na projeção do mercado para o futuro.

Com o plano mestre de produção e os roteiros de produção, é possível ter o encadeamento das produções de modo que se consiga planejar o que vai ser produzido e quando: o que se produz primeiro e o que se produz depois, de acordo com o que a empresa pretende ter disponível no estoque para venda ou de acordo com o que se espera em vendas no decorrer do mês.

Quando a empresa possui esse planejamento, é possível saber o que será feito, quando e qual será o custo esperado dessa produção.

É claro que, ao longo do período, pode haver, por exemplo: quebra de máquina, falta de funcionários, atraso do fornecedor no envio da matéria-prima, matéria-prima com lote de produção eliminado pelo controle de qualidade etc. Nessas situações, é preciso fazer um retrabalho.

Portanto, o PCP não é a solução para todos os males, mas é o encaminhamento que se dá para que as empresas tenham condição de prever as possibilidades e que elas sejam administradas.

Então, pode acontecer de existir um planejamento e a máquina quebrar, gerando uma indisponibilidade de máquina por algum período. Sendo assim, é preciso reestruturar o planejamento de maneira automática.

Ou seja, ao colocar as premissas e configurar o que é necessário para o planejamento, é possível retirar dali algum elemento e replanejar, considerando que aquele elemento não faz mais parte das disponibilidades diárias.

Por exemplo, se um colaborador faltou, se uma equipe tem algum problema ou se é preciso fazer um retrabalho, você modifica os parâmetros do seu planejamento e o seu próprio sistema entrega o novo planejamento, considerando a falha que ocorreu.

Dessa forma, o planejamento de produção implica que, no momento em que as tarefas são executadas, elas devem ser apontadas para que seja feita uma avaliação entre o previsto e o realizado.

A longo prazo, é possível avaliar até mesmo o quão boa a empresa é ao fazer o planejamento. Afinal, se a empresa faz um planejamento que nunca consegue ser minimamente realizado, é porque está faltando uma expertise em planejamento. Então, é preciso aperfeiçoá-lo.

Por outro lado, nunca será possível executar 100% conforme foi planejado. É nesse aspecto da administração entre o previsto e o realizado do PCP que as empresas devem se aperfeiçoar e fazer um trabalho para que o planejamento seja cada vez melhor, na medida do possível.

Você tem uma boa experiência em Planejamento de Controle de Produção? Está tendo alguma dificuldade? Compartilhe aqui conosco.

Aproveitando, quero convidar você a se inscrever no nosso curso sobre como gerenciar um processo de troca de solução de ERP. Esse é um desafio que a sua empresa enfrenta? Então, temos um curso completo para te ajudar a escolher e implantar o sistema ideal.

Quero me inscrever no curso do Mestre do ERP

Sobre o autor
Mestre do ERP

Com mais de 30 anos de experiência em ERP, Marco Antônio Salvo possui experiência na área de serviços, desenvolvimento e software. Atualmente atua na área de desenvolvimento de novos negócios e soluções na Sankhya Gestão de Negócios, e tem o maior canal sobre ERP do Brasil, o Mestre do ERP.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.