Pular para conteúdo

5 dicas de gestão para retomar o trabalho com foco e produtividade

Infelizmente no Brasil ainda ouvimos dizer que o ano começa apenas depois do carnaval, e, o pior, é que muitos...

Infelizmente no Brasil ainda ouvimos dizer que o ano começa apenas depois do carnaval, e, o pior, é que muitos (muitos mesmo) tomam isso como verdade e protelam seus projetos e atitudes produtivas para depois desse advento. Com isso, já se foram quase dois meses ou de 25 a 30 dias úteis de trabalho desperdiçados, sem nenhuma produtividade, o que em horas representa uma média de 200 horas.

Contudo, o objetivo desse artigo não é chorar o leite derramado, mas sim apresentar algumas ferramentas e comportamentos ideais para que, a partir de então, aqueles que estão iniciando o ano agora consigam atingir seus objetivos de negócio.

1.Saiba por onde começar

5-dicas-de-gestao-para-retomar-o-trabalho-com-foco-e-produtividade - 1

Defina o que é uma tarefa, um projeto, e torne isso físico, ficando à par de tudo o que está em sua lista de afazeres. Uma tarefa pode levar 10 minutos ou um dia. Existe um método chamado GTD (Getting Things Done) que pode lhe ajudar a quebrar o trabalho em tarefas menores. Já um projeto é algo que leva mais de um dia para ser feito, pois pode conter diversas tarefas, o que permite se ter uma noção de quanto falta para o final e o quão produtivo está sendo.

2.Use e abuse das ferramentas

5-dicas-de-gestao-para-retomar-o-trabalho-com-foco-e-produtividade - 2

Utilize uma ferramenta para gerenciar suas pendências. As mais simples são: papel (post-it) e caneta, uma planilha eletrônica, um app de notas auto-adesivas (tipo o Google Keep) ou outra ferramenta que achar adequada.

Torne essa ferramenta sua home page. Ao abrir o browser ou desbloquear a tela do seu smartphone, ela deve estar ali para lembrar-lhe da sua próxima task (tarefa).

3.Pare de começar e comece a terminar

5-dicas-de-gestao-para-retomar-o-trabalho-com-foco-e-produtividade - 3

Uma vez que você sabe o que tem que ser feito, como fazer e como controlar, estabeleça um limite! Defina as prioridades e assuma que você é único e consegue fazer apenas uma task por vez. Às vezes será necessário paralisar um projeto para resolver uma task urgente, mas assim que a terminar retome o último projeto que parou, o que provavelmente está no que chamamos de cabeça da fila ou já em progresso.

4.Não se sabote

5-dicas-de-gestao-para-retomar-o-trabalho-com-foco-e-produtividade - 4

Algumas tarefas não são tão prazerosas de serem feitas, todos nós passamos por isso. No gerenciamento do tempo, quando nos deparamos com essas tarefas, corremos um grande risco de postergar a execução e navegar na internet, dar uma conferida no facebook, no whatsapp, ir ao banheiro etc. Não deixe que isso tire seu foco. O tempo médio de concentração de uma pessoa em uma tarefa é de 20 a 25 minutos, por isso, passado esse tempo, faça uma pausa e depois de 5 minutos, retome sua task.

5.Sinta-se útil e feliz5-dicas-de-gestao-para-retomar-o-trabalho-com-foco-e-produtividade - 5

Uma vez que você começar a mensurar o que está sendo feito, você terá uma noção melhor do que realizou ao longo de um dia, de uma semana e durante o mês. Com isso, aquela sensação que muitos têm ao final do dia de que trabalharam tanto e parece que não fizeram nada pode ser minimizada ou até mesmo ser transformada em um sentimento de utilidade e dever cumprido, o que poderá refletir em uma sensação de felicidade. Por isso, mensure, termine e entregue as tarefas que se comprometeu a realizar e meça o quanto de trabalho entregou durante o dia ou em um intervalo de tempo.

Enfim, as dicas de gestão da execução aqui apresentadas podem lhe ajudar de forma simples e efetiva a ter uma melhor gestão do seu tempo, mensurar como e quanto de trabalho você está entregando ao longo do seu dia e fazer com que você tenha mais produtividade e sinta-se mais feliz ao executar e terminar suas atividades.

 

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.