Você sabia que o balanço patrimonial é uma peça-chave da gestão financeira da sua empresa? Apesar de ser exigido por lei, levantar e analisar os bens, os direitos e as obrigações de uma empresa deve ser uma prática constante para acompanhar o desempenho econômico do negócio. 

Os relatórios financeiros, balanços financeiros e outras demonstrações que uma companhia precisa providenciar são fontes de informações cruciais para o controle financeiro dessa. É por isso que o departamento de contabilidade é visto como estratégico para os negócios. Mais do que resolver burocracias, a área gera informações para conhecer a real situação do negócio e apoiar a tomada de decisões. 

Sendo assim, explicaremos ao longo do conteúdo o que é balanço patrimonial e sua estrutura, como analisá-lo e de que forma um sistema ERP contribui com gestores e profissionais da área para elaborar o documento. Continue lendo para saber mais!

O que é balanço patrimonial?

O balanço patrimonial é um relatório contábil feito para demonstrar o que uma companhia possui em uma determinada data, ou seja, o patrimônio da empresa. Ele apresenta, de forma resumida e estruturada, os valores dos bens, os direitos e as obrigações da companhia, assim como a sua situação líquida (ou patrimônio líquido) no momento. 

De acordo com a Lei 6.404/76 e suas alterações, este documento faz parte de um conjunto de demonstrações financeiras que deve ser elaborado ao final de cada exercício, cuja duração é de um ano. 

A apresentação é obrigatória para todas as empresas, com exceção das optantes pelo Simples Nacional, como os micro e pequenos negócios. Já para participar de licitações, a legislação específica exige o documento de qualquer empresa em alguns casos. Por isso, consulte um contador para checar o procedimento correto. 

Além de ser uma obrigação, o balanço patrimonial é um instrumento de gestão e controle financeiro. Com ele, é possível conhecer com fidelidade e clareza a situação econômica da companhia em um momento específico. Logo, é usado por gestores, profissionais contábeis e investidores que precisam analisar o comportamento e a saúde financeira de um negócio.

Leia mais no site da Sankhya sobre como fazer uma gestão financeira eficiente

Como funciona o balanço patrimonial e qual é sua importância?

O termo “balanço” vem do símbolo de uma balança equilibrando dois pratos – um de cada lado, cuja ideia é manter as contas da empresa em harmonia.

Em um dos lados da balança, estão os bens e os direitos (ativo) e, do outro, as obrigações (passivo) e o seu patrimônio líquido. Para haver equilíbrio, o total de ativos deve ser igual à soma do passivo com o patrimônio líquido, como mostra a figura abaixo:

Ativo =

Passivo + Patrimônio Líquido

Cálculo bens ativos

Por mostrar a evolução do patrimônio de uma organização, o balanço patrimonial auxilia na tomada de decisão interna e nas decisões de mercado e licitações públicas. Um investidor ou outra empresa que pretende fazer parcerias pode usar o relatório para fazer a análise de riscos financeiros de um negócio. Assim, é verificada a capacidade ou não de cumprir com os compromissos.

Leia mais no Blog da Sankhya sobre como escolher um sistema de gestão financeira

Qual é a estrutura do balanço patrimonial?

Para explicar a estrutura do balanço patrimonial, primeiro é necessário entender melhor os termos da contabilidade. 

As contas se referem ao nome utilizado para registrar os elementos ou itens do relatório e elas podem ser classificadas de três formas:

  • Ativos: bens e direitos, como o dinheiro em caixa e todos os recursos de valor econômico, e representam os valores positivos do patrimônio.
  • Passivos: obrigações, como as despesas e as dívidas com terceiros a pagar imediatamente ou a prazo, e são os valores negativos.
  • Patrimônio líquido: compõem o capital próprio da organização, e é a diferença entre os ativos e os passivos.

Patrimônio Líquido =

Bens + Direitos – Obrigações

Cálculo patrimônio Líquido

As contas são também classificadas e agrupadas para facilitar a leitura e a análise da situação financeira da empresa. No ativo, são organizadas relacionando ao conceito de curto e longo prazo nos seguintes grupos de contas:

Ativo Circulante

Considerado como ativo realizável a longo prazo, o ativo não circulante é transformado em dinheiro mais lentamente. São as contas a receber, estoque, investimentos e outros direitos de longo prazo, cujo recebimento acontece após o final do próximo exercício.

Ativo Não Circulante

Considerado como ativo realizável a longo prazo, o ativo não circulante é transformado em dinheiro mais lentamente. São as contas a receber, estoque, investimentos e outros direitos de longo prazo, cujo recebimento acontece após o final do próximo exercício.

Ativo Permanente

É dividido em investimentos, imobilizado e intangível, como explicado a seguir:

  • Investimentos: ativos que a empresa não tem a intenção de se desfazer e que não é usado para manutenção da atividade operacional, como obras de arte, participação permanente em outra sociedade etc.;
  • Imobilizado: bens e direitos utilizados na operação da empresa, como máquinas e equipamentos, móveis, ferramentas, terrenos e veículos. No entanto, a venda deles, sem uma reposição, pode prejudicar ou paralisar a atividade;
  • Intangível: bens que não possuem matéria física e são reconhecidos por proporcionar um benefício econômico futuro em favor da companhia. Exemplo: as patentes, os direitos autorais, a marca e os direitos de uso de software.

Já as contas do passivo são classificadas conforme o grau de exigibilidade, isto é, a prioridade de pagamento. No passivo, também é registrado o patrimônio líquido.

Leia mais no Blog da Sankhya sobre o que é a gestão de ativos e como ela impacta na empresa >

Passivo Circulante

São as dívidas e as obrigações com terceiros que devem ser pagas ou recolhidas até o final do próximo exercício. As movimentações do grupo passivo circulante afetam o fluxo de caixa da empresa, por isso a importância de se manter um bom controle financeiro. Como exemplo, têm-se as obrigações com funcionários, como salários e encargos trabalhistas, as despesas com fornecedores, as contas a pagar, os impostos a recolher, entre outros.

Passivo Não Circulante

São os passivos exigíveis a longo prazo, cujo pagamento é devido após o final do próximo exercício. Então, o que difere as contas do passivo não circulante para o circulante é apenas o tempo para pagamento. Por exemplo, empréstimos, financiamentos e também títulos a pagar e outras obrigações de longo prazo.

Patrimônio Líquido

A situação líquida da companhia é classificada no passivo para haver um equilíbrio. Segundo algumas literaturas da contabilidade, também fica no passivo por se tratar de uma “dívida” da empresa com os seus sócios ou acionistas. O Patrimônio Líquido é composto por capital social, reservas de capital, reservas de lucros, ajustes de avaliação patrimonial, ações em tesouraria e prejuízos acumulados. 

Como fazer o balanço patrimonial de uma empresa?

O relatório mostra os aspectos qualitativos e quantitativos do patrimônio, sendo feito em uma representação gráfica vertical, separada em dois lados. O lado esquerdo é o ativo, onde são listadas as contas referentes aos bens e aos direitos da empresa. Já no lado direito, fica o passivo, ou seja, as contas das obrigações e do patrimônio líquido, como ilustrado a seguir:

ATIVOPASSIVO

Bens+Direitos
Obrigações
Patrimônio Líquido
Total do Ativo (valores positivos)Total do Passivo (valores negativos + Patrimônio Líquido)

Observe que o total do ativo precisa ser exatamente igual ao total do passivo (obrigações + patrimônio líquido) para ter equilíbrio. 

Para categorizar os elementos corretamente, busque a orientação de um contador ou consultor contábil. As contas devem ser apresentadas por ordem de liquidez. Logo, os recursos que podem girar primeiro e ser convertidos em dinheiro, bem como as despesas e as dívidas que vencem primeiro, ficam na frente.

Ao montar o balanço, é preciso ter o relatório contábil, cujos lançamentos são realizados no chamado Livro Diário. Nele, são registrados os fatos contábeis e financeiros, bem como as movimentações de entradas e saídas. Este processo pode ser burocrático e complexo, por isso a importância de contar com um profissional da contabilidade.

Saiba quais as vantagens do ERP Contabilidade para a área >

Como analisar o balanço patrimonial?

Por fornecer informações fundamentais para examinar a saúde financeira no presente e enxergar o comportamento futuro da empresa, existem métodos específicos para analisar o balanço patrimonial, com indicadores que irão auxiliar os gestores (e também investidores) na tomada de decisão eficaz.

Veja a seguir quais são:

Análise Vertical

Este método é usado para avaliar o desempenho de uma conta ou grupo de contas, em um mesmo período, em relação ao total do ativo ou passivo. O resultado mostra o percentual de participação do item analisado no balanço. 

Para compreender melhor como é feita a Análise Vertical (AV), vamos considerar nos exemplos a seguir o ativo de uma empresa:

O cálculo é feito dividindo o valor total dos ativos circulantes ou não circulantes com o valor total do ativo, e multiplicado por 100 para obter o percentual.

Já para conhecer a participação de uma conta patrimonial, basta dividir o valor do item analisado, neste caso o estoque de giro rápido, pelo grupo a que pertence – o ativo circulante.

Com o método vertical, é possível obter diferentes diagnósticos, como:

  • Percentual de receitas a receber ou contas a pagar no curto e no longo prazo;
  • O peso das despesas e das dívidas sobre o patrimônio;
  • Quanto o estoque representa em relação ao ativo;
  • A porcentagem de um ativo da empresa comparada ao seu concorrente.

Nessa última análise, o comparativo com a concorrência serve apenas para avaliar negócios do mesmo ramo de atividade.

Análise Horizontal

Consiste em avaliar como a empresa evoluiu ao longo do tempo, ou seja, comparando um ano com o seu anterior. Para tanto, é preciso ter ao menos dois relatórios para fazer o comparativo. Com a Análise Horizontal (AH), é possível estudar o comportamento, a performance e a tendência dos itens das demonstrações financeiras. 

Para exemplificar, vamos considerar agora um passivo do grupo não circulante, como a dívida de um empréstimo de longo prazo. O cálculo é feito com a divisão do valor do item analisado pelo valor do período anterior, diminuindo 1 e depois multiplicando por 100.

AH =

[(empréstimo analisado / empréstimo no período anterior) – 1] x 100

A variação, de um período para outro, mostra se houve crescimento ou redução da conta analisada. Este indicador é necessário para controlar melhor a evolução do patrimônio ou fatores de endividamento, por exemplo.

Como o ERP Sankhya pode ajudar no balanço patrimonial?

Na imagem, um notebook em cima de uma bancada com a tela do ERP Sankhya aberta no processo de Balanço Patrimonial
Balanço Patrimonial no ERP Sankhya

O balanço financeiro ou patrimonial, bem como outras demonstrações, representam o cenário econômico da empresa. Isso mostra a importância de contar com soluções tecnológicas para gerir com integridade essas informações. 

Nesse sentido, o levantamento para o balanço patrimonial é feito com mais agilidade e segurança em um sistema como o ERP Sankhya. A plataforma otimiza e integra os processos de todas as áreas da empresa, possibilitando a comunicação em tempo real para um melhor controle financeiro e tomadas de decisões mais assertivas. 

A software ERP da Sankhya facilita o dia a dia de gestores e profissionais com as análises financeiras e o cumprimento das entregas contábeis e fiscais obrigatórias, organizando e fornecendo informações para:

  • Alinhamento com as mudanças das legislações contábeis brasileiras;
  • Apuração correta e eficiente de impostos;
  • Análise da real disponibilidade financeira;
  • Garantia da integridade quanto às questões fiscais;
  • Apuração de custos com a operação;
  • Apuração de crédito x débito dos tributos junto ao fisco;
  • Verificação se os lançamentos de entradas e saídas foram feitos corretamente;
  • Estar em dia com as obrigações legais, evitando multas e aborrecimentos;
  • Permitir saber onde estão alocados os bens da empresa;
  • Possibilitar um controle mais apurado dos bens do imobilizado;
  • Ter agilidade nas ações corretivas.

Para melhor gerenciar o volume de dados e informações financeiras e contábeis de uma organização, o ERP Sankhya é a solução ideal. Converse com nossos consultores para tornar o processo mais seguro e ágil.