Como realizar o gerenciamento de custos para obter melhores resultados?

O gerenciamento de custos é uma das estratégias para melhorar a rentabilidade de qualquer negócio, de modo a otimizar e...

Um gestor analisa os resultados de sua estratégia de gerenciamento de custos.

O gerenciamento de custos é uma das estratégias para melhorar a rentabilidade de qualquer negócio, de modo a otimizar e reduzir despesas. 

Fazer reduções de maneira estratégica é um exercício complexo, que envolve análise de indicadores, o estudo de possíveis impactos sobre a operação e o clima organizacional, o desenho de cenários otimistas e pessimistas, o que torna o gerenciamento de custos fundamental para a sustentabilidade da empresa.

Entender como o gerenciamento de custos causa impacto tanto na rentabilidade quanto na lucratividade é fundamental para o bom planejamento dos negócios. 

Quanto mais controlados estiverem os custos, e devidamente reduzidos, maior o impacto positivo sobre o cálculo desses indicadores.

Dê o play e ouça o conteúdo desse artigo:

A busca pela redução de custos

O primeiro passo para reduzir custos, pensando sob a ótica de uma estratégia de gerenciamento de custos, independente do ramo de atuação, é conhecê-los.

Por princípio, todo custo deveria estar atrelado a um processo organizacional. Por exemplo, na fabricação de uma roupa, há um custo fixo com matéria-prima (tecido); profissionais envolvidos (criação do modelo, corte, costura, acabamento, detalhes, etc); maquinário (hora da máquina em operação, depreciação, etc). 

E um custo variável associado (despesas de marketing, comissões de venda, entrega nas lojas, etc).

Controlar os custos é um diferencial competitivo para a maioria das organizações. Por isso, as empresas que fazem o mapeamento e buscam a melhoria contínua em seus processos, terão mais facilidade em identificar seus custos e buscar maneiras de reduzi-los. 

Isso pode ser feito por meio de negociações melhores com fornecedores, otimização de linhas de produção, automação e ganhos de produtividade.

Margem de contribuição no gerenciamento de custos

Outro aspecto importante do gerenciamento de custos é a margem de contribuição. Essa é a diferença entre o preço praticado e os custos variáveis anexos ao produto ou serviço prestado.

Dentro desta análise, existem fatores importantes a serem considerados, tal como o custo fixo, um atributo de investimento inerente aos processos operacionais, e que deve ser diluído no valor final dos produtos ou serviços, a partir do planejamento do gerenciamento de custos.  

Para elucidar melhor a discussão deste tópico na questão do gerenciamento de custos da empresa, o Mestre do ERP preparou este vídeo discutindo a fundo sobre o tema:

Como um software ERP pode auxiliar na redução de custos

Reduzir custos não deve ser uma atividade aleatória, que passa apenas pelas linhas finais dos relatórios financeiros. Idealmente, deveria ser antecedida pela análise dos resultados da organização, pela reavaliação dos processos que agregam valor e pelas decisões alinhadas ao planejamento estratégico.

Um software de gestão integrada (ERP) pode contribuir para melhorar ainda mais essa análise de dados, e por consequência o gerenciamento de custos, uma vez que é capaz de gerar, armazenar e processar todas as informações necessárias, considerando-se uma visão abrangente dos resultados corporativos.

Os modernos sistemas de ERP oferecem versões completas, que integram todas as áreas da organização. Possuem também capacidade analítica e alguns já incorporaram sistemas cognitivos.

Redução de custos e seu impacto na rentabilidade

 

Duas gerentes conversam sobre a implementação de seu gerenciamento de custos.
Desenvolver o gerenciamento de custos na finalidade de reduzi-los, é um importante passo para melhorar os indicadores de eficiência da empresa.

A rentabilidade é o retorno que o acionista tem, em contrapartida, ao valor investido. 

Esse cálculo, que pode ser feito de maneira automatizada por um sistema de ERP, inclui a avaliação em torno de alguns elementos: formação de preços; regime tributário adotado pela empresa, produtividade, atividades administrativas e capacidade produtiva.

Quanto menores forem os custos e as despesas, melhor para os indicadores do negócio. Entretanto, o desafio é adotar as estratégias necessárias ao aumento da rentabilidade e, ao mesmo tempo, ficar atento para a manutenção da qualidade dos serviços e produtos oferecidos ao mercado.

Por isso, exercer um gerenciamento de custos preciso, garantindo dados atualizados em tempo real, é uma peça chave para atingir uma maior competitividade da empresa.

Assim sendo, alinhar tais estratégias de gerenciamento de custos com tecnologias eficientes no campo da gestão, como nós aqui citamos, é fundamental para garantir um negócio de sucesso.

A tecnologia pode tornar o trabalho dos gestores bem mais simples. E a Sankhya oferece ao mercado soluções completas e flexíveis, que contemplam todas as atividades de uma empresa, sejam operacionais ou administrativas.

O uso da inteligência na hora de reduzir custos contribui para uma tomada de decisão mais acertada.

Para saber mais, entre em contato com um de nossos consultores.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.