Já estamos quase no meio do ano, mas ainda existem oportunidades para quem quer evoluir na gestão da sua empresa, melhorando os seus processos de entregas e reduzindo os custos, o que é possível ao se investir em um software de gestão para Atacado Distribuidor  para ter processos mais rápidos e eficientes, otimizando os seus recursos.

1. Faça o planejamento das rotas de entrega

Muitas vezes, as rotas realizadas pela empresa não são exatamente os caminhos mais rentáveis e econômicos para as entregas que devem ser realizadas. Isso ocorre porque muitos dos motoristas são autônomos e fazem o seu próprio planejamento de rota, que nem sempre é a mais eficiente.
Por isso, é interessante utilizar um sistema de gestão para atacado distribuidor para o planejamento de frotas. Assim, é possível monitorar os caminhos realizados, reduzir a quilometragem percorrida e, por consequência, diminuir os custos com o tempo de operação e o combustível gasto nas viagens.

2. Use o software atacadista para o correto cumprimento das rotas

Com base no levantamento de dados do estudo das rotas, torna-se possível definir os melhores parâmetros para que seja realizado corretamente e no prazo, o cumprimento de todas as rotas e, através do software, gerar informações relevantes sobre o percurso diário do motorista e aperfeiçoar todo o processo de logística.

3. Categorize os seus produtos

A proteção e o armazenamento dos seus produtos nos centros de distribuição têm a ver com as particularidades de cada um, como: volume, peso, nível de fragilidade e a data de validade, por exemplo.
Por isso, se você vende roupas, precisa armazenar seus produtos de uma forma, mas, se trabalha com móveis, deve-se ter outros tipos de cuidados, uma vez que se trata de uma carga mais frágil e que pode sofrer danos ao longo do percurso.
Justamente por isso, é importante categorizar os seus produtos e analisar os detalhes das operações, para que você não gere surpresas desagradáveis em seus clientes e nem tenha custos extras com as operações relacionadas ao estoque e ao despacho.

4. Defina os modais

Encontrar o melhor modal (meio de transporte) para a sua entrega é uma das decisões mais relevantes que devem ser pensadas pelo dono do negócio ou pelo gestor. Escolher entre os transportes aéreo, rodoviário, marítimo ou ferroviário depende da distância a ser percorrida, as dimensões do produto a ser entregue, o seu peso e o seu volume.
Levando em conta esses fatores, é preciso analisar com calma as vantagens e as desvantagens relacionadas a cada tipo de modal e compará-los de forma criteriosa e detalhada, para escolher a opção mais adequada ao seu negócio.

5. Monitore suas entregas

Por meio do software adequado, o preparo, o envio e a entrega das mercadorias aos clientes podem ser monitoradas pela equipe responsável sem qualquer dificuldade. Dessa forma, é possível saber se os produtos serão entregues no tempo certo, seguindo a rota corretamente, sem ultrapassar o prazo estabelecido na hora da compra.
Com o uso do software atacadista, os próprios clientes conseguem monitorar onde estão as suas encomendas e vão ficar tranquilos se tudo ocorrer no prazo ou até mesmo antes dele. Afinal, os clientes costumam ficar muito satisfeitos quando a entrega é realizada antes do prazo estabelecido pela empresa que fez a venda. E, por isso, ele tende a comprar mais vezes na mesma loja. Ponto para o seu negócio!
E como andam os seus processos de logística? Você consegue montar rotas eficientes para as suas entregas? Deixe a sua opinião nos comentários e compartilhe conosco as suas ideias.