Pular para conteúdo

Dicas de livros indispensáveis para 2022

Para encerrar este ano e começar 2022 com muitas inspirações, convidamos os nossos gestores para trazerem sugestões de livros que...

dicas-de-livros

Para encerrar este ano e começar 2022 com muitas inspirações, convidamos os nossos gestores para trazerem sugestões de livros que fizeram a diferença na vida deles.

O resultado é uma lista com diferentes títulos e estilos para você escolher e trazer novos olhares para o seu dia a dia. Confira e inspire-se!

Inspirações da Renata

Renata de Souza Franco é Gerente do Service Desk, com foco principal na melhoria da experiência do cliente. Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Uberlândia, em 2010, especialista em Gestão de Marketing pela ESAMC, em 2012 e Mestre em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Uberlândia, em 2019.

“A boa sorte”, de Fernando Trias de Bes

“Esse é um pequeno livro escrito em forma de fábula, com uma linguagem muito simples, mas que nos induz a mergulhar em algumas reflexões sobre a forma como encaramos as oportunidades da vida. A mensagem principal do livro é que somos protagonistas dos nossos próprios caminhos. Li esse livro no início da minha carreira e ele me fez mudar a forma de encarar os desafios.”

“O jeito Harvard de ser feliz”, de Shawn Achor

“Indico esse livro para aqueles que buscam a felicidade após o sucesso profissional, pois ele traz a perspectiva de que, na verdade, a equação é inversa: só temos sucesso quando de fato estamos mais felizes e somos mais positivos. A obra apresenta alguns padrões e algumas chaves para o sucesso, segundo a Universidade de Harvard.”

“Muito além da hierarquia”, de Pedro Mandelli

“Para aqueles que querem começar uma carreira voltada para gestão de pessoas, eu indico muito esse livro. Quando eu recebi o meu primeiro time, ele me trouxe alguns conceitos e técnicas básicas sobre liderança, em uma leitura leve e didática, com exemplos muito aplicáveis.”

Inspirações da Lívia

Lívia Boaventura Menezes é Products Operations Manager. Sua missão pessoal é tirar as pessoas de sua zona de conforto, apoiando o time a desdobrar e dar vida à estratégia de produtos da Sankhya. Antes disso, atuou como Gerente de Processos, à frente dos times de design de processos, analytics, estratégia e sustentação da empresa. É formada em Ciências Econômicas pela UFU e tem MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios pela FGV, e em Transformação Digital, pela PUC-RS.  

“Working Backwards”, de Colyn Bryar e Bill Carr

“Conta a história da evolução da Amazon e de alguns dos seus principais produtos (ou fracassos), destacando os pilares que a tornaram o que é hoje. Tem algumas práticas bem legais que podem inspirar líderes e empresas a adotarem melhorias.”

“Uma verdade incômoda”, de Sheera Frankle e Cecília King

“Conta a história por trás dos escândalos do Facebook. Me fez refletir bastante sobre firmeza de propósito e valores e como isso pode definir os rumos de uma empresa.”

“Plataforma: a revolução da estratégia”, de Geoffrey Parker, Marshall Alstyne e Sangeet Chourdary

“Esse é um livro mais ‘chato’ de ler, mas que o conteúdo é super relevante para todos que estão interessados em construir uma plataforma digital. Traz uma base dos principais pontos de atenção.”

“A decodificadora”, de Walter Isaacson

“É a história da Jennifer Doudna, cientista premiada com o Nobel de Química por suas descobertas sobre edição de DNA. É uma lição de paixão e dedicação a uma causa e mostra a importância de bons fundamentos e trabalho em equipe.”

“Onde os sonhos acontecem”, de Robert Iger

“É a história do CEO da Disney. Traz lições de liderança e gestão importantíssimas para alta gestão.” 

Inspirações do Rodrigo

Rodrigo Luis Ribeiro é Gerente de Marketing. Marido da Marina, filho da Zilda, neto da D. Adélia e agora futuro papai do Joaquim. Nasceu em São Paulo, no Parque Santo Antônio, o mesmo bairro dos Racionais, aquele grupo de rap famoso nos anos 90. Se mudou para Uberlândia durante a adolescência.

Se graduou em Teatro pela UFU e em Marketing pela FPU. Depois, se especializou em Marketing em Comunicação pela USP. Também participou do programa de formação de jovens executivos do INCAE Business School, na Costa Rica (sua primeira vez fora do Brasil), com professores de renomadas universidades do mundo, como Harvard e UCLA. Recentemente, concluiu a especialização em Marketing e Mídias Digitais pela FGV.

Para além da vida acadêmica, é um viajante voraz que, entre trabalho e passeio, já esteve em 16 países e 19 estados brasileiros.

Em quase 20 anos de carreira, pôde experimentar quase todas as dimensões do composto de marketing, com importantes passagens em empresas como Algar Tech, TIM, Algar Telecom, Tribanco, Captalys e, atualmente, Sankhya.

“Freaknomics, o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta”, de Stephen J. Dubner e Steven Levitt

“É um livro de economia e estatística e, estranhamente, é muito divertido. Fala de como associações de causa e efeito não são sempre óbvias e nos convida a olhar outras perspectivas por trás de dados que vão desde o desempenho de alunos de primeiro grau nos Estados Unidos até o resultado do campeonato de sumô.”

“The long tail”, de Chris Anderson

“Mostra como a internet e a digitalização criam grandes oportunidades em outra extremidade do gráfico de barras. Explicando um pouco mais, o livro apresenta como existe um mercado gigantesco longe do top 10, 50 ou 100 de cada categoria e como os nichos apresentam oportunidades de mercado pouco exploradas e, por vezes, com alto potencial de lucratividade.”

“Qual é a tua obra? Inquietações propositivas sobre gestão, liderança e ética”, de Mário Sergio Cortella

“Esse é um saboroso bate-papo com o filósofo brasileiro Mário Sergio Cortella, falando sobre legado e a nossa noção de existência. Um ótimo livro para ler em um final de semana e continuar a comentar trechos com amigos por uns 10 anos depois.”

“Longa caminhada até a liberdade”, de Nelson Mandela

“Como é começo de ano, recomendo a biografia do Mandela, que deixo vocês descobrirem sozinhos por que vale tanto a pena ler.”

Inspirações da Mariá

Mariá Menezes é Diretora de Pessoas e Cultura na Sankhya. Formada em Administração com MBA em Gestão Financeira. Suas principais atividades estão ligadas a definir estratégias e promover a implementação delas, mobilizando as lideranças.

Sua experiência profissional é voltada para a gestão de pessoas e performance, apoiando estratégias da organização e contribuindo para a construção de um ecossistema de gestão de pessoas que gere valor para os colaboradores e para a empresa. 

Sempre atuou com foco em resultados e indicadores de desempenho, mas sempre tendo em vista a importância do equilíbrio da vida pessoal e profissional.

“Essencialismo: a disciplinada busca por menos”, de Greg McKeown

“Em um mundo tão corrido, focar no que é mais importante é fundamental para saúde mental, equilíbrio e performance. Às vezes, na tentativa de fazer tudo, não fazemos nada.”

“Sem esforço: torne mais fácil o que é mais importante”, de Greg McKeown

“O dia a dia pode ser leve, gostoso e fluido. E existem alguns hacks que podemos aplicar para potencializar isso. Em uma cultura que valoriza a correria e, muitas vezes, o hard work, o livro vem provocar que as coisas, os projetos, os estudos  e o trabalho podem sim ser fáceis.”

“Faça acontecer: mulheres, trabalho e a vontade de liderar”, de Nell Scovell e Sheryl Sandberg

“Especialmente para mulheres. Como lidar com os desafios de trabalhar em mercados e em um contexto historicamente mais conduzido por homens. Muitas lições práticas e reflexões importantes.”

“Como criar filhos para o mundo: lições simples para resultados radicais”, de Esther Wojcicki

“Mães e pais que querem propiciar aos filhos uma oportunidade de serem autônomos e independentes no futuro, conciliando trabalho e todos os desafios da parentalidade.”

“A coragem de não agradar”, de Fumitake Koga e Ichiro Kishimi

“Uma leitura diferente, mas bem envolvente, que traz muitas reflexões para expandirmos nossa consciência sobre o comportamento humano.“

“Pequeno manual antirracista”, de Djamila Ribeiro

“Leitura básica obrigatória para aumentar nossa consciência sobre nosso papel na construção de uma sociedade melhor.”

E, então, por quais desses livros você se interessou mais? Esperamos que 2022 seja um ano de muitos projetos e realizações e que essas sugestões tragam mais motivação e novas perspectivas para você lidar com os desafios.

Agora, convidamos você a trazer também as suas sugestões. Quais livros te inspiraram em 2021? Deixe aqui nos comentários. Vamos adorar essa troca!

Sobre o autor
Redatora Sankhya

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.