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Entenda como fazer a gestão de indicadores na sua empresa

Quando se trata de não só manter a competitividade, mas superar as barreiras do mercado e aproveitar ao máximo as...

Quando se trata de não só manter a competitividade, mas superar as barreiras do mercado e aproveitar ao máximo as oportunidades de negócios, a inteligência vem em primeiro lugar. Mas atenção: não estamos falando sobre a expertise dos seus funcionários, estamos falando da inteligência de negócios da sua empresa. Estamos falando sobre Business Intelligence (BI). Quer saber do que se trata e como o BI pode efetivamente transformar sua empresa? Então fique de olho no nosso post de hoje!

O que é e como funciona a gestão de indicadores?

Quando reunimos metodologias, aplicativos, ferramentas e melhores práticas de coleta, análise e processamento de informações, temos a base para a inteligência de negócios. O Business Intelligence consiste na capacidade da empresa em conhecer detalhadamente o contexto em que está inserida e aproveitar tanto as informações internas, como as externas, a fim de aprender a melhorar o negócio como um todo. Esses dados são coletados a partir de fontes internas (como sistemas de ERP, CRM e automação de marketing, entre outros), bem como de fontes externas (como órgãos governamentais, concorrentes, fornecedores e consumidores).

Reunidos em ferramentas de Business Intelligence, os dados são analisados e processados de forma a extrair insights importantes para o negócio, que aí são traduzidos em forma de relatórios, gráficos, infográficos e dashboards de controle, facilitando assim a compreensão e a efetiva aplicação do conhecimento aprendido em diversas áreas da empresa.

Por que sua empresa precisa ser inteligente?

Muitas empresas ainda não investem em inteligência de negócios simplesmente porque não conseguem perceber as vantagens dessa ferramenta de gestão ou até mesmo porque pensam que o investimento precisa ser muito grande. Pronto para jogar esses mitos por terra? Aqui esclarecemos o que você realmente precisa saber:

Decisões assertivas tomadas com base em dados

Foi-se o tempo em que o feeling era a melhor opção para quem precisava tomar decisões importantes em qualquer setor. Hoje, com o Business Intelligence, é possível tomar decisões com máxima assertividade, uma vez que se tem como base dados concretos, coletados e analisados por ferramentas confiáveis.

Riscos diminuídos e oportunidades maximizadas

Quando as decisões são tomadas com base em dados, reduz-se significativamente os erros de cada operação da empresa, além de se passar a ter as informações necessárias para aproveitar as oportunidades de mercado sem medo de arriscar demais.

Eficiência e competitividade à prova da concorrência

Como ainda não existem tantas empresas assim investindo em inteligência de negócios, se você for um dos primeiros do seu nicho de mercado, certamente sairá na frente e conquistará melhores oportunidades, pois saberá onde deve investir, quando e por quanto tempo. Com isso, melhora suaeficiência e competitividade.

Como aumentar sua inteligência de negócios?

Assim como qualquer pessoa, sua empresa pode aprender cada vez mais, desde que use as ferramentas certas. Mas, também como qualquer pessoa, o negócio tem que colocar esses conhecimentos à prova, medindo o quanto vem aprendendo. Isso não significa que você ou sua equipe tenham que responder a algum tipo de exame, mas sim que você deve acompanhar determinados indicadores para entender como a performance da sua empresa está se desenvolvendo.

Como o Business Intelligence possui ferramentas de análise, comparação e mensuração de resultados bastante avançadas, você pode ter indicadores mais complexos, que confrontem 3, 4, 5 ou até mais variáveis. Veja alguns exemplos:

  • Indicador de satisfação dos clientes: cruzamento dos dados de perfil do cliente, personalização das ações de marketing e LifeTime Value (LTV);
  • Indicador de receita gerada: cruzamento dos dados de vendas, perfis de clientes e histórico de compras;
  • Indicador de riscos: cruzamento de dados de fraudes, inadimplência, vazamento de informações e segurança.

Ao analisar todos esses dados de uma única vez, fica mais fácil estabelecer padrões e encontrar soluções que sejam definitivas para cada situação encontrada, o que definitivamente não é tão fácil quando você só consegue comparar um indicador com outro – como vendas versus histórico de compras. O nível de detalhamento das ferramentas de inteligência de negócios proporciona um outro patamar de entendimento sobre a empresa, abrindo novos caminhos para que você se destaque da concorrência e conquiste seu espaço no mercado.

E então, sabia que sua empresa podia ser inteligente a esse ponto? Curtiu a ideia de implementar o Business Intelligence na sua empresa? Pois nós temos várias outras ideias que você vai adorar! Siga-nos no Facebook, no Twitter ou no YouTube para ficar por dentro das novidades!

Sobre o autor
Redator Sankhya

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