Pular para conteúdo

ERP Summit: o que nosso time levou para o maior evento da América Latina sobre software e gestão

Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e evolução do ERP foram alguns dos temas tratados durante o ERP...

erp summit 2022

Indústria 4.0, Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial e evolução do ERP foram alguns dos temas tratados durante o ERP Summit 2022. Considerado o maior evento da América Latina sobre software e gestão, recebeu mais de 80 expositores.

O evento foi realizado em São Paulo (SP), na Expo Center Norte, nos dias 12 e 13 de abril, e contou com 4 plenárias e 10 salas de segmento. Ao todo, foram mais de 80 palestrantes participando do congresso e da exposição ERP Summit e apresentando produtos e serviços a empresários, CEOs, VPs, diretores e gestores de empresas de diversos setores e portes.

Os objetivos principais do ERP Summit são apresentar inovações tecnológicas do segmento, com enfoque na maturidade do setor, expor tendências de mercado por meio de palestras e painéis de qualidade com informações de mercado, além de aproximar e desenvolver parcerias e negócios. E claro, o time de especialistas da Sankhya participou efetivamente do evento.

Felipe Calixto, CEO da Sankhya, no painel “O software como agente da transformação humana e dos negócios” no ERP Summit 2022

Discussões encabeçadas pela Sankhya no ERP Summit 2022

Confira quais foram os assuntos abordados nas palestras e nos painéis. Participamos de pelo menos 10 discussões.

1. Tendências em tecnologia para o segmento de atacado distribuidor

Denia Kuhn Rezende, GPM Sankhya, falou no ERP Summit sobre como será o distribuidor no futuro. Enfatizou que a tendência natural é que haja ainda mais tecnologia, dados, cooperação e transparência nos negócios. Elencou quais serão as principais mudanças nos mercados. São elas:

  • Telemática;
  • Monitoramento por vídeo (segurança);
  • Machine Learning (agilidade do negócio e melhoria da experiência de compra);
  • Gerenciamento de pedidos em canais cruzados;
  • Analytics de conteúdo multicanal;
  • Segurança de dados;
  • Entregas com robôs e drones;
  • Ferramentas e tecnologias colaborativas (mobile, social, acessibilidade, orientação a dados);
  • Manutenção preventiva com Analytics;
  • Mobilidade e rastreabilidade;
  • AGVs (veículos guiados automaticamente).
Denia Kuhn, GPM da Sankhya, palestrando no ERP Summit 2022

No painel, ficou claro que conceitos como Inteligência Artificial, Realidade Virtual e Digital, Metaverso, Plataforma Digital, Blockchain, Internet of Things e Revolução no Supply Chain conduzirão empresas e indústrias para um caminho de cooperação entre varejo, atacado e indústria, com o objetivo de assegurar o bom funcionamento da cadeia.

De acordo com a especialista, a dinâmica do processo de vendas no atacado distribuidor pode assumir diferentes formatos. Afirmou ainda que a vantagem competitiva de uma empresa pode estar na forma de distribuir e fazer a gestão do estoque e da distribuição

Por fim, enfatizou que a  adoção de uma solução eficiente de ERP traz uma melhor organização dos processos logísticos internos, assim como o uso da Inteligência Artificial pode ser conveniente como valor competitivo para os negócios.

2. O futuro do ERP 

Fábio Túlio, Diretor de Soluções da Sankhya, palestrando no ERP Summit 2022

O painel “O futuro do ERP” foi apresentado pelo diretor de soluções da Sankhya, Fábio Túlio. Ele expôs um novo contexto empresarial quando há aceleração da transformação digital e automação, com a disputa por talentos se tornando global e o modelo de trabalho passando a ser remoto ou híbrido.

De acordo com o especialista, novas habilidades estão sendo necessárias e mais valorizadas, como: solução de problemas, autogestão, trabalhar com pessoas e uso e desenvolvimento de tecnologia.

Ainda durante o painel do ERP Summit, Fábio Túlio falou sobre a diferença entre ERP e EIP e sobre contexto de oportunidades e trabalho, sendo importante entender o que o mundo precisa e, mais do que isso, saber o que você ama, no que você é bom e pelo que você pode ser pago

Fábio também lembrou que é essencial oferecer uma jornada mais inteligente para o cliente e que a cooperação e as alianças constroem soluções mais completas, gerando excelência, colaboração e especialização.

3. Desafios de gestão de pessoas para a indústria  

Ilana Brancalhão, Product Manager da Sankhya, palestrando no ERP Summit 2022

A Product Manager do Produto de Gestão de Pessoas da Sankhya, Ilana Brancalhão, foi palestrante durante a ERP Summit para falar sobre os desafios de gestão de pessoas para a indústria

Ela explanou sobre a Quarta Revolução Industrial, ou Indústria 4.0, e sobre os desafios da Indústria 5.0 com a humanização nos processos industriais.

Propôs a reestruturação de processos. “É necessário que as empresas tenham um bom desenho de processos para a gestão de pessoas, com áreas bem estruturadas e tecnologias dedicadas”, afirmou Ilana. 

Reforçou a necessidade de capacitação, recrutamento e desenvolvimento de líderes para fazerem a gestão de pessoas. Defendeu a criação de universidades corporativas e o uso da Inteligência Artificial para a redução de turnover.

Ainda durante o painel da ERP Summit, Ilana afirmou que uma gestão remota ou gestão a distância pode ser bem aplicada para empresas que utilizem o benefício do home office. Incentivou o Ponto Online, portal para líderes e liderados, entre outras ferramentas de comunicação. 

A especialista falou ainda sobre mudanças trabalhistas, ERP e segurança de dados, motivação, qualidade de vida e burnout, produtividade com foco nas pessoas, gestão estratégica de pessoas e ferramentas estratégicas.

4. Mestre do ERP

O projeto Mestre do ERP também esteve presente no ERP Summit 2022, por meio do nosso consultor Marco Antônio Salvo, que falou sobre a  4ª era do ERP.  Ele apontou o ERP como uma solução robusta e estável no centro de uma estratégia de componentização.

Elencou ainda a importância de aplicações vindas de fontes não tradicionais (inclusive IoT) e de clientes de ERP e usuários participando ativamente do desenvolvimento de aplicações disruptivas. Sugeriu a possibilidade de os próprios usuários desenvolverem as ferramentas conforme a estratégia de componentização.

Marco Salvo, Mestre do ERP, palestrando no ERP Summit 2022

O Mestre do ERP ainda falou sobre a complexidade estrutural versus a usabilidade dos recursos. Trouxe a ideia do ERP como conjunto de microsserviços orquestrados, ou seja, um processo como unidade fundamental do ERP (e não mais o módulo). Apontou a importância de microsserviços autônomos orquestrados pelo cliente, com flexibilidade, integração e automatizações configuradas na própria orquestração dos microsserviços.

Finalizando a palestra, o especialista enfatizou a experiência do usuário como um processo orquestrado, conduzido pelo ERP com simplicidade a partir de Inteligência Artificial embarcada com notificações ativas de tarefas, metas, aprovações etc.

5. A tecnologia otimizando o atendimento para gerar resultados 

Rafael Gouvêa, CEO da Neppo, palestrando no ERP Summit 2022

De acordo com Rafael Gouvêa, CEO da Neppo e palestrante do ERP Summit 2022, omnichannel não é o mesmo que multicanal. Além de explicar os conceitos de forma correta, o especialista esclareceu os motivos pelos quais uma empresa deve optar por uma solução omnichannel. São eles:

  • Agilidade no atendimento;
  • Qualidade da informação;
  • Efetividade da comunicação;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução de custos;
  • Experiência e fidelização do cliente.

Além de ensinar como escolher uma solução omnichannel, Gouvêa discorreu sobre os tópicos a serem observados na escolha de uma solução de atendimento. De acordo com o especialista, é fundamental que qualquer empresa verifique integração com ERP, inteligência de negócio, agilidade na implantação, flexibilidade e personalização, suporte 24/7 e sucesso do cliente.

Ao final do painel, o CEO da Neppo apresentou as soluções e as características das soluções Neppo: uma plataforma de atendimento para empresas de todos os nichos e portes (Neppo Omnichannel) e a solução própria baseada em computação cognitiva (Neppo Inteligência Artificial).

6. ERP para serviços

Wodson Reis, Product Manager da Sankhya, palestrando no ERP Summit 2022

Para falar sobre ERP para serviços, o Product Manager da Sankhya, Wodson Reis, esteve no ERP Summit 2022. Durante o painel, ele abordou temas como: 

  • Diferenças entre ERPs;
  • BackOffice vs Core Business;
  • Compra e implantação do ERP;
  • Projeto feito a quatro mãos;
  • Definir Key User;
  • Evitar TurnOver;
  • Testes em paralelo.

O especialista falou ainda sobre tendências do segmento de serviços, mobilidade para o cliente, escalabilidade para o negócio, mobilidade para o técnico, entre outros assuntos.

ERP Summit 2023

A edição do próximo ano já tem data definida: o evento será nos dias 18 e 19 de abril. O ERP Summit 2023 contará com 3 plenárias e 8 salas de segmento. Ao todo, serão mais de 60 palestrantes abordando temas sobre gestão das empresas com o uso da tecnologia. E a Sankhya já é presença confirmada novamente.

Para participar e saber mais, entre no site oficial do ERP Summit.

Sobre o autor
Redatora Sankhya

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.