Pular para conteúdo

Mobilidade em soluções ERP e a agilidade na gestão de pessoas

Entenda como soluções ERP aliadas à mobilidade podem melhorar a competitividade da sua empresa....

Soluções ERP podem ajudar a ter acesso a dados gerenciais, relatórios precisos e informações estratégicas para tomada de decisão com mais velocidade em qualquer lugar e hora, pelo celular ou tablet. 

Neste sentido, os aplicativos móveis vêm ganhando cada vez mais espaço no mundo corporativo. Hoje, seu uso nas empresas não é mais considerado diferencial, mas sim, uma necessidade para se manter competitivo e se destacar no mercado.

Claro que essa realidade impulsiona o setor de softwares para gestão empresarial, ou seja, é crescente o número de gestores utilizando smartphones e tablets para acessar dados que os auxiliem a gerir seu negócio. 

A crescente demanda por soluções ERP em dispositivos móveis

Um estudo da consultoria IDC reforça essa visão. De acordo com o levantamento, hoje, 1 a cada 10 dólares do orçamento de TI é direcionado para soluções ERP em dispositivos móveis.

Ainda segundo a consultoria, em 2019, somente o mercado brasileiro de smartphones faturou R$56,7 bilhões de reais. O volume de aparelhos vendidos foi de  cerca de 48,6 milhões de celulares.

A mobilidade é o marco de uma nova era na dinâmica dos negócios, onde tem se acompanhado a crescente presença de smartphones em empresas, possibilitando uma forma de gestão mais flexível e personalizada

Ao obter as informações do negócio por meio dos dispositivos móveis, os gestores ganham total independência para fazer visitas presenciais e estreitar relações com clientes, prospecções e parceiros, por exemplo.

É importante frisar que ao escolher essas soluções ERP, os gestores devem avaliar se elas são compatíveis com diversos sistemas operacionais (Windows, Mac, IOS, Android, Linux, entre outros). 

Também é preciso considerar a flexibilidade dessas soluções. Elas devem permitir que os executivos possam personalizar as informações que desejam receber.

Sua adoção é inevitável para aqueles que não querem parar no tempo, e desejam uma tomada de decisão com mais embasamento e velocidade. 

Mas fique atento para escolher entre as soluções ERP que melhor se encaixem com as características do seu negócio,, pois disso dependerá o sucesso da sua empresa. 

Segurança de dados e a mobilidade da solução ERP

Investir na solução ERP que garanta a segurança dos dados da sua empresa é essencial.
Investir em soluções ERP que proporcionem mobilidade também demanda uma atenção aos protocolos de segurança de dados do fornecedor do sistema.

Com o aumento do tráfego de informações, também vem surgindo no horizonte uma nova dimensão da importância de soluções ERP com implementações seguras e que garantam a confidencialidade dos dados dos clientes.

Nos últimos anos, foi possível acompanhar um crescimento exponencial de ataques cibernéticos. E as pesquisas são preocupantes, de acordo com o relatório da Norton Cyber Security, nos últimos anos o Brasil passou a ser o segundo país com maior volume de ciber-ataques.

Na mesma onda dos ataques, chegam os prejuízos. Em um levantamento realizado pela McAfee, estima-se que as perdas em receita no Brasil decorrentes de vazamentos de dados ou ataques podem somar, pelo menos, 10 bilhões de dólares por ano.

Deste modo, a atenção com a segurança dos dados da empresa, deixa de ser um detalhe no escopo, para ser um pilar fundamental do planejamento operacional. A Garantir a agilidade desta troca de dados de forma segura, é garantir a sobrevivência e competitividade do negócio, e devem ser sim um aspecto para escolher entre as soluções ERP que você está comparando.

A importância do alinhamento das soluções ERP com a LGPD

Dado o tamanho do problema, o Brasil iniciou uma série de iniciativas para discutir e priorizar a segurança de dados no país. Essas iniciativas se condensam na Lei Geral de Proteção de Dados ou LGPD.

De maneira geral, a prerrogativa da LGPD é garantir a proteção dos dados pessoais, tanto de pessoas físicas como também jurídicas, sejam elas de direito público ou privado, garantindo deste modo, os direitos fundamentais à liberdade e a privacidade.

Desta forma, no momento de buscar a implementação de soluções ERP, é importante pesquisar a respeito dos protocolos de segurança daquele fornecedor, e se estão devidamente alinhados com essa nova legislação.

Este ponto é essencial, pois uma vez que se escolha uma solução que agregue mobilidade ao operacional e a gestão da empresa, é importante garantir que, de ponta a ponta, seu negócio estará com os dados íntegros.

Assim sendo, sempre olhe com bons olhos para soluções ERP que garantam protocolos rígidos de segurança entre os smartphones que compõem a sua rede corporativa, que possua atualizações constantes e um bom serviço de suporte.

Seguindo esses pontos, certamente você garantirá a agilidade para proporcionar a competitividade com a concorrência sem colocar em risco a integridade financeira e jurídica do seu negócio. 

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.