Investir em gestão de pessoas é a melhor forma de aproveitar o potencial da equipe ao máximo. Não se trata apenas de criar ações de motivação, é preciso esclarecer as expectativas e a forma como cada colaborador contribui para os resultados da empresa. E é exatamente isso o que nos leva ao assunto de hoje: os indicadores de desempenho para gerenciamento de equipe.

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Não tem mistério: quando sua equipe sabe o que deve ser feito e como deve ser feito, tudo fica muito mais fácil. E se os profissionais podem acompanhar a própria evolução rumo aos resultados, melhor ainda! O segredo está em determinar quais são os Key Performance Indicators (KPIs) mais relevantes para monitorar o desempenho do seu time e colocá-los para trabalhar a seu favor. Quer descobrir como? Continue lendo!

Gerenciamento de equipe através dos indicadores de desempenho

Os indicadores de desempenho nada mais são do que desdobramentos das metas do negócio. Digamos que o time de vendas tenha como objetivo fechar um montante de 1 milhão de reais em novas transações a cada mês. Nesse caso, um possível indicador para mensurar se a empresa cumprirá sua meta é o ticket médio de cada venda ou, ainda, o número de contratos fechados por cada vendedor. 

Os indicadores são importantes aliados no gerenciamento de equipe, pois você pode calcular diferentes variáveis relacionadas à produtividade ou ao número de funcionários, por exemplo. 

Adultos reunidos em uma mesa de reuniões, discutindo sobre gerenciamento de equipe

Vale ressaltar que os KPIs estão sempre atrelados a um número e a um prazo. Caso contrário, será impossível mensurá-los adequadamente.

Com uma meta e um limite de tempo, você pode estipular indicadores por equipe, setor ou para cada profissional da empresa.

Quais KPIs você deve acompanhar?

Assim como cada empresa tem objetivos próprios e as metas não têm como ser fixas, existe um indicador de desempenho ideal para cada questão que você quiser tratar. 

Com isso em mente, o que você deve fazer é identificar quais KPIs são mais relevantes para o momento que sua empresa está vivendo. Confira algumas possibilidades:

1. Valor do capital humano

O capital humano é o bem mais precioso que uma empresa pode ter. Afinal, sem pessoas, o negócio simplesmente não vai para frente. Sabia que dá para calcular o valor do seu time? 

Para isso, some todos os custos da empresa (exceto os relativos à folha de pagamento) e divida pela quantidade de funcionários.

2. Taxa de contratação interna

Antes de contratar alguém, você deve saber do que sua equipe precisa no momento, além de um gerenciamento de equipe eficiente. 

A evolução dos profissionais que trabalham na sua empresa é um importante indicador de desempenho,, pois através dessa medida, evita-se   uma busca desnecessária de mão de obra. 

Para conhecer sua taxa de contratação interna, some o número de promoções realizadas no período e divida pelo total de funcionários.

3. Índice de produtividade

Não tem discussão: uma equipe produtiva gera mais valor para a empresa, aumentando as vendas e, consequentemente, elevando o faturamento. Então que tal medir seu índice de produtividade

É bem fácil e é eficaz para o gerenciamento de equipe: pegue a receita total da empresa e divida pela quantidade de funcionários.

4. Nível de acordo de serviço

Esse indicador revela o quão alinhado seu time está com a proposta de qualidade do atendimento que a empresa espera dar aos clientes. 

Normalmente, é usado em contratos de TI para estabelecer requisitos mínimos de qualidade na prestação dos serviços. Por meio dele, você pode definir o tempo mínimo de atendimento ao cliente, a quantidade de entregas por dia, a taxa de reclamações diárias, o uso de recursos, entre outros requisitos.

Como fazer o acompanhamento dos indicadores de desempenho?

Os KPIs listados aqui são só alguns dos indicadores que você pode aplicar para verificar como anda o trabalho da sua equipe. Mas evite dores de cabeça e perda de tempo com planilhas e documentos avulsos elaborados manualmente. 

Anote aí: um software para gestão de pessoas pode facilmente fazer esse trabalho por você.

Com um sistema automatizado para gestão dos seus recursos, é possível acompanhar o desenvolvimento da equipe de forma consolidada, por meio de dashboards de controle que mostram todos os KPIs em tempo real e geram gráficos de apoio à decisão.

Os recursos do Business Intelligence ainda permitem fazer análises específicas de causa e efeito, quando metas não são alcançadas, por exemplo,além de dar aos processos da empresa mais agilidade, rastreabilidade e segurança.

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O construtor de B.I é uma ferramenta gerencial nativa disponibilizada dentro do ERP Sankhya, que permite a criação de análises de dados de acordo com a necessidade do gestor e do negócio.

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