Quando os negócios vão bem, é natural que gestores e CEOs pensem em expandir mercados e conquistar novos clientes por meio da abertura de filiais. Mas, antes de dar esse passo, é importante entender como funciona uma boa gestão de filiais.

A gestão de filiais vai colaborar para que a empresa tenha uma melhor administração e visão estratégica dos recursos disponíveis. Além disso, pode auxiliar a garantir retornos financeiros em curto, médio e longo prazo.

E não é só isso. A gestão de filiais contribui também com a qualidade e a padronização de produtos e serviços. E faz isso, por meio da formalização de processos, do treinamento de funcionários, da melhoria na comunicação interna e externa, entre outros.

Uma má gestão pode causar transtornos e custar até mesmo o fechamento de unidades. Para evitar o problema, é importante saber como integrar as filiais às matrizes e entender qual a melhor forma de fazer gerir filiais.

Entenda a seguir qual a importância e dicas de como fazer uma boa gestão de filiais e implementar na sua empresa.

Qual é a importância da gestão de filiais?

Conforme dito anteriormente, a gestão de filiais colabora para o bom desempenho geral de uma rede. Isso acontece porque a gestão de filiais tem como responsabilidade criar e inserir padrões em todas as unidades que representam uma mesma marca

Acima de tudo, ter um bom gerenciamento permite a identificação dos diferentes perfis de comportamento e consumo de cada localidade e suas particularidades. Assim, é possível criar estratégias e direcionamentos conforme o mercado de cada unidade, sem perder o padrão da matriz.

A gestão de filiais garante que essas adaptações entre as unidades não interfiram na identidade do negócio. Pelo contrário, reforçam a marca e aumentam as vendas

Para resumir, o controle de filiais faz com que a padronização entre matriz e filiais ocorra de forma mais eficiente, rápida e fluida, potencializando resultados e evitando falências

3 dicas de como fazer uma boa gestão de filiais 

Escolher o sócio correto, manter a identidade da empresa, ter uma boa estrutura de TI, trabalhar de forma colaborativa são alguns dos segredos para ter sucesso nas filiais.  Mas uma boa gestão de filiais não para por aí.

1. Tenha uma comunicação integrada eficiente 

É de extrema importância que todas as unidades se comuniquem de forma rápida, clara e eficiente. Uma boa gestão de filiais garante que a comunicação interna seja fluida e que não parta somente da matriz

Os gestores das unidades devem se sentir capazes e livres para expor demandas, dificuldades, problemas e soluções para os gestores da matriz. A comunicação não deve ser unilateral e faz parte de uma boa gestão.

Como resultado, a empresa terá um time mais engajado e, consequentemente, aumentará as vendas e conseguirá consolidar a imagem da marca.

2. Faça treinamentos, workshops e intercâmbios  

Além de dar liberdade de comunicação aos colaboradores, é necessário que a gestão de filiais promova treinamentos e workshops constantes entre matriz e unidades

Esses eventos têm a função de melhorar a capacitação dos funcionários, além de criar e estreitar vínculos entre gestores, possibilitando um melhor atendimento aos clientes

Os intercâmbios entre funcionários de várias unidades também são uma boa prática, já que os colaboradores passam a entender melhor o funcionamento de cada unidade e podem ampliar sua percepção do negócio.

Na medida em que os colaboradores se tornam cada vez mais cientes da visão, missão, valores e objetivos da empresa, fica mais fácil de criarem ideias e propostas alinhadas com o propósito da corporação.

3. Unifique o sistema de gestão 

Ter as informações da matriz e das filiais em um único local, em tempo real e online, permite que qualquer gestor, de qualquer lugar do mundo, tenha em mãos dados pertinentes para a tomada de decisões.

Consequentemente, os processos se tornam mais ágeis. Os erros são minimizados e a assertividade de cada unidade aumenta. 

Por exemplo, quando a matriz avalia o nível de estoque das filiais, entende como deve alterar as operações de forma a tornar as entregas mais rápidas

A unificação do sistema de gestão também ajuda no cumprimento de obrigações acessórias,  verificação de anormalidades, rotinas trabalhistas, entre outros. Uma ótima solução de gestão de filiais é o sistema integrado de gestão empresarial (ERP). 

Qual é a contribuição de um ERP para a gestão de filiais?

Em primeiro lugar, um ERP permite que a gestão de filiais seja unificada em um local só. O software de gerenciamento de processos permite controlar todas as informações de uma empresa, integrando dados, recursos e processos das áreas de vendas, finanças, contabilidade, fiscal, estoque, compras, produção e logística.

Em segundo lugar, o sistema ERP reduz os trabalhos manuais e os gastos com envio de documentações de uma unidade para outra ou para matriz, por exemplo. Portanto, se a gestão de filiais é feita usando um ERP, é provável que haja a redução de custos

Além disso, o ERP registra informações importantes sobre estoque, manutenção de maquinário e da frota e oferece todas as informações pertinentes às operações de cada departamento da empresa. Na gestão de filiais, esses dados são válidos para melhor administração de recursos entre unidades.

Se está faltando determinada matéria-prima em uma unidade X, por exemplo, e também na Y, os gestores podem escolher enviar da matriz ou comprar direto dos fornecedores, melhorando o poder de negociação

E o ERP ainda ajuda quando o assunto é planejamento. Isso porque fazer a administração de uma empresa com matriz e unidades extras aumenta o volume de informações, documentos, burocracia, processos e operações. Portanto, a necessidade de planejamento fica ainda mais evidente. O ERP possibilita que os processos sejam automatizados e fluam conforme o planejamento estratégico do negócio.

É bom lembrar que uma das vantagens do ERP é que ele é facilmente adaptável às necessidades de cada usuário, oferecendo uma ferramenta altamente customizável, ideal para gestão de filiais.

A princípio, a tarefa de integrar as filiais à matriz parece complicada, mas ela se torna viável quando os processos estão bem definidos, a estrutura organizada e os colaboradores capacitados e bem qualificados. 

Investir em um ERP também auxilia bastante nesse processo, uma vez que ajuda a integrar não só as filiais, mas também todas as áreas da empresa.

Conheça o ERP Sankhya 

O ERP Sankhya é a solução ideal para a gestão de filiais do seu negócio. Com ele, é possível:

  • Compartilhar informações e dados entre matriz e unidades;
  • Monitorar o fluxo de caixa em um só local;
  • Gerenciar a produtividade dos colaboradores;
  • Acessar relatórios e métricas detalhadas (de forma unificada ou separada) das operações entre matriz e unidades;
  • Visualizar o planejamento orçamentário da empresa como um todo;
  • Observar se planejamentos, metas e objetivos definidos pela gestão de filiais estão sendo cumpridos;
  • Verificar o desempenho individual das unidades;
  • Checar o número de vendas e estoques em tempo real;
  • Facilitar a comunicação de dados entre os departamentos;
  • Balizar os resultados de cada unidade e da matriz.

Essas são apenas algumas das vantagens e possibilidades que o ERP Sankhya oferece. Ainda está na dúvida sobre como o ERP Sankhya pode ajudar na gestão de filiais da sua marca?

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