Pular para conteúdo

Gestor do projeto de implantação de ERP: qual é o perfil adequado?

Será que existe um perfil ideal de gestor de projeto para a implantação de ERP? O que é preciso considerar...

Será que existe um perfil ideal de gestor de projeto para a implantação de ERP? O que é preciso considerar na hora de escolher o profissional que vai ficar à frente desse projeto na empresa? 

Para o sucesso de qualquer implantação de ERP, é importante estar atento a alguns aspectos. É sobre esse assunto que vamos falar hoje.

O que considerar ao escolher o gestor do projeto de implantação de ERP?

Existe uma série de fatores que precisam ser levados em consideração nessa discussão, mas eu quero discutir três aspectos importantes a respeito dessa escolha. A seguir, entenda a importância de cada um.

Leia também: 5 pessoas necessárias na implantação de um ERP

1. Gestor especialista ou gestor generalista?

O primeiro aspecto que é preciso refletir é a respeito de uma questão que sempre é levantada quando se vai debater esse assunto: é melhor ter um gestor especialista em alguma área ou um gestor generalista que entenda de todas as áreas?

Gerentes de projetos geralmente têm a característica de serem capazes de gerir qualquer projeto. Não importa se é para fazer um hospital funcionar, se é para construir um avião ou se é para construir uma ponte.

A gestão de projetos é uma disciplina abrangente e que não está ligada a nenhuma área específica, de modo que um gerente de projeto é, em tese, alguém capaz de gerir qualquer projeto. No entanto, é preciso levar em consideração que a experiência no negócio específico é importante

Quem é da área de saúde, por exemplo, sabe qual é o passo a passo, conhece os desafios, sabe o que é fácil e o que que é difícil e não vai ter esse mesmo discernimento se for participar de um projeto de outra área.

A minha sugestão, que eu compartilho com profissionais de diversos segmentos, é a de que o gerente de projeto precisa ter as duas características: ele deve ser generalista, mas precisa ter uma especialidade.

Ou seja, é importante que esse gestor tenha experiência no segmento específico do que vai ser implantado para saber quais são os desafios, quais são as perguntas, como os resultados vão se desdobrar nas etapas seguintes etc.

Se esse profissional for excessivamente generalista, nunca terá essa percepção. Se participar de um projeto de uma área e depois de outra, sem nunca repetir, nunca terá experiência específica naquela área, algo que é sim importante para o projeto de implantação do sistema de gestão.

Leia também: Software especialista ou software de gestão abrangente: qual escolher?

2. Um gestor de projeto de implantação de ERP precisa saber lidar com pessoas

O segundo ponto que precisa ser levado em consideração é que um gestor de projeto é, sobretudo, alguém que se relaciona com pessoas. Sim, exige disciplina e conhecimento da metodologia, mas, no final das contas, o gestor do projeto vai lidar com pessoas.

É preciso que seja alguém com habilidade de comunicação, de solucionar problemas e que não se desespere quando os problemas acontecerem (porque eles vão acontecer). Deve ser um profissional com as emoções no lugar, que tenha a cabeça fria para encontrar as soluções, que tenha persistência para o plano B e para o plano C, se for preciso.

Isso porque o projeto de implantação de ERP não será perfeito, não será tudo mil maravilhas. Na verdade, se fosse, não seria necessário ter um gestor de projeto, alguém que, quando o problema acontece, mata no peito e sai jogando de maneira consciente, sensata, equilibrada.

Mas também deve ter o pulso necessário, tendo equilíbrio entre a energia para conduzir o projeto e a sensatez para fazer isso de forma humana.

3. Um gestor de projeto de implantação de ERP deve ter capacidade de planejamento e domínio do passo a passo

O terceiro aspecto mais importante no perfil de um gestor de projeto de implantação de ERP é ter a capacidade de planejamento e o domínio do passo a passo. Esse profissional deve ter um conhecimento de quanto vai ser necessário despender de energia em cada etapa do processo.

A respeito disso, nós estamos lançando um curso que mostra exatamente como fazer a implantação do ERP passo a passo, desde como escolher o sistema, até o momento em que se dá o processo por concluído.

Esse domínio do que é o passo a passo é importante e essa antevisão de tudo o que está em jogo é necessária para que o gerente do projeto seja capaz de levar esse processo com sucesso até o final.

É fundamental que o projeto de implantação de ERP conte tanto com o profissional do fornecedor, que conhece o sistema, quanto com um gestor da empresa que está fazendo a implantação, que conhece o negócio.

É preciso considerar que todo o projeto vai ter essa dupla gestão, funcionando como uma só. Por isso a importância da característica humana do profissional, da capacidade de relacionamento e da habilidade de comunicação, uma vez que a gerência do projeto será necessariamente um exercício compartilhado.

Gravei um vídeo no meu canal sobre esse assunto:

Você já esteve em algum projeto e teve problemas na gestão por algum dos aspectos que nós comentamos aqui? Compartilhe conosco a sua experiência.

Sobre o autor
Mestre do ERP

Com mais de 30 anos de experiência em ERP, Marco Antônio Salvo possui experiência na área de serviços, desenvolvimento e software. Atualmente atua na área de desenvolvimento de novos negócios e soluções na Sankhya Gestão de Negócios, e tem o maior canal sobre ERP do Brasil, o Mestre do ERP.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.