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Porque as parcerias são essenciais para o futuro dos seus negócios

Estamos entrando em uma nova era de negócios sem atritos, em que as parcerias são essenciais. Para continuar agregando valor...

importância das parcerias para os negócios

Estamos entrando em uma nova era de negócios sem atritos, em que as parcerias são essenciais. Para continuar agregando valor em um mundo dinâmico, as organizações devem aproveitar o poder dos micro serviços, trocando seus antigos silos por ecossistemas vibrantes e prósperos.

Os tempos atuais exigem empresas abertas para se abraçarem e crescerem juntas. Um exemplo disso é essa ação deste material, que é resultado de uma parceria entre Sankhya e Webtrends.

Estes são tempos revolucionários. A maneira como agregamos valor está mudando no nível conceitual. Um futuro novo e brilhante está à porta, impulsionado por forças fundamentais que todos os negócios modernos precisam entender para permanecerem relevantes no mundo de amanhã.

A tecnologia está se acelerando, interrompendo os modelos de negócios tradicionais. A revolução digital está aumentando a conectividade em todo o mundo e criando novas oportunidades em todos os setores. Os avanços no aprendizado de máquina e na inteligência artificial nos permitem saber mais do que nunca, fazer mais do que imaginávamos ser possível. E tudo isso está acontecendo hoje. Você pode imaginar o que o amanhã trará?


Esse ritmo vertiginoso de progresso também não é perdido para os consumidores. Suas expectativas estão evoluindo, tornando-se líquidas. Experiências deliciosas de clientes  em um setor agora estabelecem o padrão pelo qual todos os outros são julgados. Se o Booking.com pode fazer isso, se a Apple e a Amazon podem fazê-lo, por que eles deveriam aceitar menos em outro lugar?

Nesse futuro dinâmico, impulsionado pela tecnologia, o ônus de fornecer proposições de valor memoráveis ​​e definidas pela indústria pode ser realmente pesado. O que é mais uma razão para não suportar isso sozinho.


Ecossistemas inovadores geram oportunidades reais

Do ponto de vista de um consumidor, os famosos Marketplaces são o sinônimo da abundância. As gigantes do comércio eletrônico fornecem de tudo, desde livros e material de escritório a roupas e joias. Mesmo móveis estão a apenas um clique de distância. Mas isso significa que todos esses produtos estão em um depósito destas empresas em algum lugar?

Longe disso. Em vez de seguir os paradigmas tradicionais do varejo, as empresas decidiram se tornar uma plataforma e permitir que os parceiros se conectassem à sua proposta de valor. Essa estratégia fornece benefícios claros para todas as partes envolvidas. Os parceiros podem se alinhar a uma marca respeitada e obter acesso a uma rede logística estabelecida, enquanto os consumidores podem escolher entre uma variedade maior de produtos e podem contar com um atendimento coordenado ao cliente. Enquanto isso, estes gigantes do comércio eletrônico conseguem expandir sua presença no mercado sem ter que investir muito para fazer isso, projetando uma aura de onipresença sem esforço.

À medida que as necessidades do consumidor evoluem e as tecnologias inovadoras interrompem as cadeias de valor tradicionais, essas parcerias estratégicas se tornam um ingrediente essencial para manter a vantagem competitiva da sua organização. Nossa pesquisa revela que 36% das empresas estão trabalhando agora com pelo menos o dobro de parceiros do que há apenas dois anos. Essa tendência só continuará a ganhar força no restante de 2020 e além.


Tendências em micro serviços estão aqui para ajudar

Para ver quanto potencial um ecossistema robusto pode desbloquear, basta olhar para o Amazon Alexa. Os consumidores interagem, o que lhes permite solicitar produtos, acessar informações, tocar música e operar hardware doméstico inteligente, entre outras coisas. Mas a verdadeira magia acontece nos bastidores. A Amazon configurou seu serviço de voz baseado em nuvem para facilitar a colaboração com uma ampla gama de parceiros, incentivando os desenvolvedores a criar produtos habilitados para Alexa.

Este exemplo mostra uma imagem clara do futuro. No mundo antigo, a arquitetura de aplicativos em silos era a norma. O compartilhamento e a escala seguiram caminhos bem controlados. No Novo, as parcerias são fundamentais para a sobrevivência. A união das forças únicas desses parceiros em uma cadeia de valor comum requer uma arquitetura modular e acessível: um ambiente aberto que facilite as conexões em vez de limitá-las.

Isso pode parecer uma barreira no início, especialmente se sua empresa depende muito da arquitetura herdada, mas os micro serviços e oferecem caminhos viáveis ​​para a transformação. Ele fomentará a agilidade e permitirá uma rápida integração com uma infinidade de parceiros. Além de fornecer uma base de confiança para as relações comerciais que você construir e permitirá que você estabeleça uma estrutura de contratos inteligentes em sua cadeia de valor de ponta a ponta.


A cultura se tornará seu maior patrimônio

Os micro serviços e as tecnologias provarão ser facilitadores críticos para as parcerias e ecossistemas do futuro, mas eles não são objetivos por si só. São ferramentas – ferramentas valiosas e versáteis, mas, no entanto, são ferramentas. 

Para exercê-los de maneira eficaz, você naturalmente precisará cultivar novas habilidades e recursos em todos os níveis da sua organização. Mas, acima de tudo, você precisará cultivar um ambiente em que essas ferramentas tenham uma razão de existir em primeiro lugar. Isso significa construir uma cultura em que buscar parcerias e utilizar metodologias ágeis faz sentido em um nível intuitivo.

Isso vai além das perspectivas de cima para baixo e de baixo para cima – sua capacidade de adotar parcerias deriva do coração da sua empresa, da sua mentalidade e da sua visão. Você precisa perceber que a colaboração é uma via de mão dupla, que leva a novas ideias, novos valores, novos clientes e novos negócios.


Você não precisa crescer sozinho

Houve um tempo em que ser um pioneiro significava atacar o solo selvagem. Ainda temos uma visão romantizada do explorador solitário, indo aonde ninguém havia passado antes pela força singular da vontade e engenhosidade. Nos negócios, no entanto, essa perspectiva se tornou um passivo. Uma limitação desnecessária do seu potencial. Toda a cadeia de valor não é uma jornada heroica – é um caminho para a obsolescência.

Em um mundo cada vez mais dinâmico e digital, onde inovação e interrupção se alimentam constantemente, nenhuma organização pode oferecer todo o valor. Fazer o que você faz de melhor é apenas metade da solução. Como empresa, você deve fazer conexões e buscar sinergia, usando ferramentas de ponta para identificar, desenvolver e agregar valor à próxima geração.

Felizmente, adotar negócios sem atrito deixará você em excelente companhia. Já, 60% dos executivos acreditam que contratos inteligentes serão essenciais para seus resultados nos próximos três anos. Isso não deixa muito tempo para hesitação, mas por que esperar? Os parceiros que o ajudarão a conquistar novos mercados já estão lá fora, trabalhando em sua peça do quebra-cabeça. Tudo que você precisa fazer é unir forças.


A criatividade é a chave para uniões inovadoras

Pensar fora da caixa em fazer uniões que atendam os anseios e necessidades dos consumidores pode ser um diferencial imenso. 

As parcerias e uniões entre empresas vão muito além do que somente soluções no setor varejista através dos Marketplaces. Ações de co-marketing, por exemplo, ajudam as empresas a ganharem muito mais força na aquisição de novos clientes e Branding através de seus investimentos em Marketing. 

Outras uniões como soluções que se complementam também são muito bem aceitas pelo mercado. E não pense que isso só funciona para o universo de empresas de classe mundial, como é o caso da Apple, Microsoft, entre outras.

Uma união de uma empresa de arquitetura com uma empresa de engenharia, embora clichê e bastante utilizado, pode ser muito bem recebido pelo mercado. A união de uma empresa de sistemas ERP com uma de e-commerce para oferecer soluções em conjunto também pode ser uma alternativa interessante.

O que é preciso estar claro é que o consumidor tem que ser a chave de tudo. É na necessidade dele que qualquer empresa de operar e existir.

Pense nisso…

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WebTrends

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