Você já sabe o que é ERP, certo? O Enterprise Resource Planning (ou Sistema de Gestão Empresarial, em português) nada mais é que uma ferramenta capaz de controlar todos os dados de uma empresa, integrando seus setores e automatizando processos. Mas o que talvez você ainda não saiba é que as vantagens do ERP podem ser grandes aliadas da gestão do seu negócio.

Neste artigo, você vai entender como um ERP pode transformar a gestão da sua empresa. Mais do que meramente automatizar processos, você verá verdadeiras vantagens do ERP para o seu negócio. Mas atenção: mantenha sempre em mente que o ERP é uma ferramenta tecnológica que sozinha não poderá operar milagres. A melhoria da gestão precisa necessariamente de aliar ao ERP, processos e pessoas.

Acompanhe abaixo quantos benefícios você pode ter ao implantar um ERP:

3 vantagens do ERP para salvar a gestão da sua empresa

  1. Diminuir o tempo gasto com atividades operacionais
  2. Reduzir os erros de processos feitos manualmente
  3. Ter todas as informações da empresa em um mesmo lugar

Agora, confira como um ERP pode salvar a gestão da sua empresa em cada um desses pontos.

1. Diminuir o tempo gasto com atividades operacionais

Você sofre ao ter que dedicar muito tempo preenchendo diferentes planilhas ou vários sistemas e aplicativos referentes ao controle de processos da sua empresa? Esses dados acabam por ficar descentralizados e pouco funcionais para atender a dinâmica do seu negócio?

Ao implantar um ERP, você diminui drasticamente o tempo gasto com atividades operacionais, e consegue fazer com que as informações fiquem acessíveis o tempo todo para aqueles que precisam delas. Afinal, se você gasta a maior parte do seu tempo cuidando de atividades operacionais, sobra menos tempo para dedicar às decisões que farão sua empresa evoluir e ganhar mercado.

Isso porque, entre as vantagens do ERP, está a automatização dos processos da sua empresa, o que elimina os controles paralelos e descentralizados em diferentes documentos. Afinal, o sistema de gestão realmente adequado ao seu negócio consegue abranger todas as suas áreas e necessidades.

Todo o controle de processos da sua empresa pode ser feito por meio do sistema, que armazena e oferece informações confiáveis para análise e tomada de decisões mais assertivas para sua empresa. Chega de perder tempo conferindo relatórios ou de pagar o preço por decisões equivocadas. Com um bom ERP, você vai poder dedicar muito mais tempo à estratégia da empresa, porque o sistema realiza atividades de forma confiável.

Hoje, como você realiza a análise do fluxo de caixa e do giro de estoque? Como define os comissionamentos dos vendedores? E como avalia a rentabilidade do negócio? Se essas rotinas administrativas são demoradas e difíceis para a sua empresa é porque você ainda não conhece as vantagens de um ERP de excelência pautado nas melhores práticas de gestão. Todas as atividades do seu negócio podem ser organizadas e automatizadas com a implantação de um ERP.

2. Reduzir os erros de processos feitos manualmente

Processos feitos manualmente não só tomam muito tempo, como têm mais chances de apresentarem erros. Afinal, erros humanos podem acontecer em diversas situações. Se você precisa inserir a mesma informação várias vezes em mais de uma planilha ou em sistemas e aplicativos diferentes, inevitavelmente, um dado ou outro sai errado, o que pode trazer problemas para sua gestão. Por exemplo, já deve ter acontecido com você de um produto estar em estoque no registro feito através de planilhas ou outras ferramentas manuais, mas, na verdade, estar zerado. E assim, com dados pouco confiáveis, fica complicado tomar decisões estratégicas importantes para o crescimento do seu negócio.

As vantagens do ERP em relação a esses erros é que, considerando que os processos estão melhor definidos, automatizados e que a sua equipe é devidamente treinada para utilizá-lo, as chances de erro são reduzidas de forma significativa. O sistema de gestão registra corretamente cada dado que você inclui. Dessa forma, no final do mês, você tem análises completas dos processos da empresa sem riscos de erros, como costuma acontecer em empresas que fazem seus controles apenas de maneira manual e/ou por meio de planilhas ou ainda sistemas de controles mais simples que ERPs, que não conseguem oferecer a segurança necessária.

3. Ter todas as informações da empresa em um mesmo lugar

Entre as vantagens do ERP para a empresa está a centralização de informações. Atualmente, quando você precisa recuperar dados, é fácil encontrá-los? Dados de clientes e histórico de vendas, por exemplo, estão no mesmo lugar? Ter essas informações salvas em locais diferentes, uns impressos e outros online, ou centralizadas em pessoas, pode ser um grande problema para a gestão do seu negócio.

O sistema ERP, além de reunir essas informações, é capaz de integrá-las e deixá-las disponíveis de forma prática e segura. Dessa maneira, você tem à mão análises estratégicas com base nos dados registrados no sistema, o que é muito mais difícil caso os dados estejam em lugares diferentes ou na mão de alguém.

Por exemplo, se você quiser levantar quais dos seus clientes de determinada região compraram determinado produto em determinado período, vai precisar cruzar informações. Você até consegue fazer isso por meio de planilhas, mas certamente levará um tempo muito maior do que gostaria, não é verdade? Com um ERP, esse levantamento é feito em poucos segundos, otimizando o seu tempo e as tomadas de decisões.

Outro exemplo é a integração entre o estoque e as vendas. Quando um produto é vendido, é dada baixa dele no estoque automaticamente. Isso evita o problema de você acreditar que há determinada quantidade do produto no estoque e encontrar um número diferente daquele que estava no seu registro. Usando um ERP, você terá registros automáticos de entradas e saídas de produtos, o que torna o trabalho mais fácil, mais rápido e com menos riscos para o negócio. Todos os detalhes do balanço e do inventário ficam disponíveis em um único lugar, tornando o acesso às informações também muito mais prático.

Esta é apenas uma das vantagens do ERP em relação à centralização de informações no sistema e não nas mãos de pessoas específicas. Não é só o controle de estoque que se torna mais prático. O ERP auxilia nas vendas, no fluxo de caixa, no fechamento de caixa, no relacionamento com os clientes, no comissionamento dos vendedores, entre muitos outros processos da sua empresa.

Conclusão

Agora as vantagens de contar com um ERP ficaram mais claras? Um sistema integrado de gestão pode te ajudar evoluir seu negócio de muitas maneiras mas, mais do que isso, você deve ter a consciência de que a boa gestão ultrapassa o apoio tecnológico. Ter bons resultados depende também de pessoas, ou seja, uma equipe capacitada e da aplicação das melhores práticas de gestão no dia a dia do seu negócio.

No e-book “O que você precisa saber sobre Gestão de Pessoas” você encontra inúmeras informações sobre como gerenciar o seu capital humano e criar times competitivos e capacitados.

Baixe agora o e-book gratuito “O que você precisa saber sobre Gestão de Pessoas”