Gestão de Pessoas

Hacks e competências para uma liderança audaz

 

Você quer aprender quais as competências dos audazes que podem mudar o dia a dia de sua gestão?

Na última semana foi realizado o Sankhya Web Fórum by StartSe, um evento com mentores que se aventuram no dia a dia corrido do Vale do Silício, aprendendo tudo que tem de mais inovador a ser implementado nas empresas atuais.

Anteriormente fizemos um artigo sobre os principais insights de todo o evento (clique aqui para acessar), que também contou com Cristiano Kruel e Pedro Englert, mas hoje iremos falar um pouco sobre como foi o primeiro dia do SWF, com Maurício Benvenutti.

O ano de 2020 vai entrar para a história como um daqueles momentos de grande virada, afinal, entre março e setembro houve uma transformação acelerada (e não intencional) em nossas empresas, carreiras e vidas pessoais. 

Se antes já era complicado e exaustivo liderar uma equipe, um setor ou um negócio inteiro, agora esse desafio se tornou ainda mais presente.

É por isso que trouxemos neste artigo os fatores de sucesso necessários para implantar uma liderança eficaz – que mude o futuro da sua empresa.

 

“O que nos trouxe até aqui, como empreendedores, líderes ou profissionais de sucesso, é muito diferente daquilo que nos levará daqui para a frente”, costuma dizer Maurício Benvenutti, empreendedor, palestrante e escritor, que foi sócio da XP Investimentos e atualmente é um dos líderes da StartSe, escola de negócios. 

 

Em seu livro, Audaz, lançado em 2018, Benvenutti apresenta cinco competências desenvolvidas pelas lideranças de startups brasileiras e do Vale do Silício, onde mora desde 2015. 

Ele analisou fatores de sucesso das empresas com resultados excepcionais e, a partir disso, extraiu aprendizados que contribuíram para o crescimento exponencial desses negócios. Confira os melhores hacks para implantar uma liderança audaz em sua empresa:

 

Invista em uma liderança de impacto

 

Por que você faz o que você faz?

Tenha um propósito para o seu negócio e pode ter certeza que os seus clientes, funcionários e investidores irão acreditar muito mais em você e na sua empresa.

É importante também ter em mente que você deve melhorar a vida de quem se relaciona com seu negócio, agregando valor para essas pessoas.

Foque em corrigir o errado. Sabe aquela falha em um serviço? É muito provável que, se a empresa que presta um serviço falho não melhorar seus processos, outra empresa do mercado o faça.

Conselho do Maurício: melhor que seja você corrigindo o erro e não os outros.

A última dica para você causar impacto na vida de quem tem contato com seu negócio é prolongar o certo, fazer algo bem feito e torná-lo ainda melhor.

Lideranças e profissionais do futuro são aqueles que querem mudar para melhor a vida das pessoas, têm clareza de propósito e são capazes de inspirar colaboradores, clientes e fornecedores a acreditarem em seu negócio.

Seus pontos em comum são:

  • Essas pessoas costumam ser movidas pela vontade de melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazer com que elas saiam do relacionamento com a empresa melhores do que entraram;
  • Capazes de corrigir com rapidez os erros cometidos, cientes de que falhas podem acontecer, mas não podem permanecer ao longo do tempo;
  • Perspicazes ao identificar o que fazem bem feito e prolongam essa experiência positiva;
  • Cercados de boas pessoas, que compartilham seu propósito e sua vontade de transformar o mundo à sua volta.

Se atente à próxima curva

Produtos e serviços vem e vão. Alguns anos atrás nós utilizávamos discos ou fitas para ouvir música, mas atualmente conseguimos fazer tudo isso por meio de um stream.

Os produtos que nos oferecem música mudaram diversas vezes e provavelmente continuarão mudando, porém o oferecido por esses produtos segue o mesmo: música.

Portanto, não se defina pelo que você faz, se defina pelo que você entrega. Assim, você conseguirá acompanhar as mudanças do mercado e adaptar o seu negócio com essas novas exigências.

Olhar a próxima curva é uma competência que se baseia na capacidade de liderar empresas com o olhar naquilo que ainda não chegou, no que que vai se tornar uma necessidade, um problema, ou até mesmo um benefício que as pessoas buscam em função de uma realidade em transformação. 

Geralmente, os líderes que possuem essa visão estratégica, focando no que está por vir, possuem os seguintes pontos em comum:

  • Se definem mais a partir dos benefícios que oferecem para seus públicos do que a partir daquilo que fazem;
  • Criam versões sempre melhores de si mesmos;
  • Desapegam-se do que sempre foram e fizeram, abrindo espaço para o próximo passo.

Além disso, é sempre importante se atentar às tendências de mercado e comportamento, mantendo uma gestão atualizada com os recursos possíveis para um trabalho mais moderno e ágil de sua equipe.

 

Seja um líder que questiona

Cada vez mais as inovações estão questionando os meios tradicionais, já vemos em nosso dia a dia os bancos totalmente virtuais, como Inter e Nubank, desafiando instituições físicas que tomaram conta do mercado bancário por décadas.

É importante não ficar parado, não se contentar com as coisas do jeito que elas estão.

Se um problema surge ou é identificado no mercado, por que continuar oferecendo as mesmas soluções ao invés de questionar e entender o que está acontecendo?

Assim fica muito mais simples elaborar uma solução pertinente.

Se você e seu negócio não questionam essas verdades, é bem possível que logo irão ficar para trás, afinal: a repetição não cria memórias, o que cria memórias são novas experiências.

 Quem é movido pelas perguntas desenvolve a competência de buscar novas possibilidades. Isso envolve abrir mão das respostas prontas e acreditar que é preciso buscar soluções para se mover cada vez mais rápido. 

As características geralmente compartilhadas por líderes questionadores são:

  • Eles acreditam que manter o status quo da normalidade não ajuda a mudar nada;
  • Para eles, a repetição daquilo que já existe (mesmo que sempre tenha dado certo) não cria novas memórias;
  • Outro mantra dos líderes questionadores é que experiências boas criam novas memórias, o que leva o cliente a perceber o propósito.

Faça com as pessoas e não para elas

Para criar coletivamente é bem provável que você coloque em prática muitas das competências citadas anteriormente, certo?

Mas, além disso, é preciso também desenvolver a habilidade de ouvir e de abrir mão de seus próprios pontos de vista para chegar a um resultado que traga benefícios para o cliente. 

Com a velocidade que o mundo está mudando, você corre um grande risco de investir meses na elaboração de um produto ou serviço para, no final das contas, descobrir que não é isso que as pessoas estavam buscando.

Por isso, é de extrema importância envolver as pessoas no seu processo, entendendo elas e o que elas querem, fazendo com elas e não para elas.

Os líderes que fazem com as pessoas costumam:

  • Reduzir o risco de criarem negócios que ninguém quer, afinal, o pensamento é centrado em pessoas!
  • Ampliar a possibilidade dos co-criadores se tornarem clientes e disseminadores dos benefícios criados coletivamente;
  • Atrair ideias inovadoras e transformar seu segmento.

Seja um líder diversificado

Maurício apontou que ao convivermos sempre com o mesmo círculo de pessoas, chegaremos sempre às mesmas soluções.

A criatividade surge quando confrontamos a nossa forma de pensar – o que geralmente ocorre ao interagir com pessoas que pensam diferente da gente.

A diversidade de pensamentos é muito relevante nos dias atuais para criar algo, de fato, singular e único. Podendo assim, diferenciar seu negócio, produto ou serviço dos demais que compõem o mercado.

Essa competência envolve abraçar as diferenças como maneira de permanecer em movimento. A criatividade surge quando abrimos nosso cérebro a ideias diferentes das nossas. Os pontos comuns de um líder diversificado são:

  • Eles exercitam a capacidade da divergência e convergência;
  • São pessoas que enxergam pontos de vista que estariam fora de nosso alcance;
  • Estes líderes expandem nossa capacidade criativa.

As cinco competências que te apresentamos fizeram sentido para você? Para Maurício Benvenutti, da StartSe, elas ajudam a manter qualquer carreira e organização competitiva nos dias de hoje.

Você já possui alguma das competências necessárias para implantar uma liderança audaz? Conte para a gente sobre suas habilidades como gestor nos comentários.

 

Quer saber mais sobre como construir o futuro da sua empresa com uma liderança audaz? 

A gente tem um mapa mental incrível sobre a palestra realizada por Benvenutti no Sankhya Web Fórum by StartSe, que você pode obter abaixo.


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