O Environmental, Social and Corporate Governance ou ESG ganha cada vez mais notoriedade e vem com uma visão que ultrapassa apenas as métricas tradicionais de investimento. Empresas envolvidas com esse conceito vão ter mais destaque e vantagem competitiva, uma vez que clientes e investidores estão priorizando o compromisso ambiental, social e de governança.

Hoje, quero conversar com vocês a respeito dessa novidade, que em breve vai ser padrão para todo o mundo. Você vai entender por que precisa acompanhar essa tendência que está ganhando destaque no mercado. Confira!

O que é ESG e como funciona?       

O ESG é um conceito que diz respeito à governança ambiental, social e corporativa. Ainda é uma novidade e, consequentemente, uma vantagem competitiva para quem aplica. É certo que em pouco tempo isso vai passar a ser um critério para muitos processos e também para os consumidores, investidores, governo e de todo mundo.

Você deve estar se perguntando como funciona o ESG? Trata-se da formulação de políticas consistentes que a empresa aplique no seu dia a dia para demonstrar responsabilidade ambiental, social e corporativa.

Hoje, existe uma massa de consumidores que escolhem suas marcas, seus fornecedores e até mesmo aquele lugar onde vai frequentar de acordo com o nível de responsabilidade social que essas empresas aplicam.

Com base nos dados do Google Trends, o interesse em investir nesse conceito quadruplicou nos últimos cinco anos. Dessa forma, as organizações que não adotarem uma política clara de engajamento nesses três quesitos, vão passar por constrangimentos e não serão bem vistas. O ESG passou a ser uma realidade no mercado que vai crescer cada vez mais.

Muitas empresas já praticam algum tipo de responsabilidade social, ambiental e corporativa, porque estão preocupadas com a ética e em passar uma imagem correta para os clientes, para os fornecedores e para o governo. Mas esse número de organizações engajadas ainda é pequeno.

A importância dos indicadores na aplicação do ESG

Para facilitar o ESG, é preciso ter uma política formal e indicadores que estejam no seu ERP. Dessa forma, quando alguém perguntar quanto a sua empresa evoluiu em relação a políticas de responsabilidade ambiental em um ano, você consegue apresentar dados através de indicadores.

Assim, é possível avaliar, por exemplo, a quantidade que a organização reduziu de lixo, de gás carbônico, os programas de sustentabilidade dos quais a empresa participou ou apoiou, entre outros fatores.

Quando você formula essas políticas, o engajamento passa a ser não apenas da sociedade em relação a comprar mais da organização, mas também da equipe em produzir com mais qualidade

Assim, quando os colaboradores são estimulados a produzir menos lixo, por exemplo, eles despertam a consciência tanto para esse ponto quanto para outros. A empresa consegue ótimos resultados e mostra à sociedade as ações efetivas de sustentabilidade, tudo com o auxílio dos indicadores.

Política de responsabilidade social aplicada na equipe

Quando se fala de responsabilidade social, também nos referimos às atitudes praticadas em relação aos funcionários, como preocupações com diversidade, preconceito e tratamento igual para todos. 

Mas, quando se estabelece uma política clara e objetiva sobre o que é aceito na empresa e como devem ser as atitudes com relação ao que citamos, a consciência dos colaboradores aumenta e o nível de aceitação e satisfação do ambiente organizacional também

Assim, passa-se a desfrutar de uma série de benefícios, como a diminuição do turnover e a retenção de talentos e os problemas diminuem com a crescente satisfação dos funcionários. 

Veja abaixo o vídeo que gravei sobre este assunto.

Nós temos um cliente que implementou o modelo de responsabilidade social e sua empresa reduziu muito o número de problemas com ações trabalhistas

Tudo isso porque as pessoas têm a percepção de que estão trabalhando em um local que se preocupa com a igualdade de tratamento, com a diversidade e que não é apenas uma inclinação ou uma tentativa de fazer as coisas certas.

Nós temos muitos clientes, por exemplo, que são empresas de tecnologia e é difícil ter muitas mulheres na equipe. E quando você tem um indicador de quantos homens e quantas mulheres trabalham, a quantidade masculina é muito maior do que a feminina. 

Isso pode parecer um tratamento desigual e, para conseguir reverter essa situação, a empresa pode participar de iniciativas do poder público, privado ou até uma própria iniciativa para tentar trazer mais mulheres para a área de tecnologia.

Em alguns ambientes organizacionais, funcionários homens e mulheres estão em quantidades iguais, mas os chefes são todos homens. Para mudar isso, é preciso aplicar uma nova política e demonstrar engajamento no processo, o que resulta em aumento do valor do negócio, caso o interesse for em vender ou buscar um investidor.

Além disso, a empresa mostra para a sociedade como ela se identifica e engaja com a responsabilidade social. Com isso, passa a ser bem vista no mercado e a atrair novos colaboradores. Pessoas qualificadas escolhem o lugar onde vão trabalhar e nunca vão optar por um ambiente tóxico ou que não tenha uma política formal de igualdade de tratamento.

Por fim, também existe a responsabilidade corporativa, que estabelece padrões de relacionamento com a sociedade e com o poder público. São mostradas ações que a organização já realiza, como o imposto pago, o imposto recolhido e isso é o benefício que a sua empresa proporciona para a sociedade.

É preciso reconhecer o papel social e corporativo que a empresa desempenha. Afinal, quando você recolhe impostos, está financiando o poder público e, por consequência, a saúde, a educação, o transporte e a segurança. Além disso, é provável que você já faça doações, participe de ações de caridade e sociais.

Colocar isso de maneira estruturada em um indicador de desempenho, que mostre claramente quanto você tem participado dessas ações no decorrer do tempo, é importante para que a sociedade veja que a sua empresa se preocupa com essas questões

Estabeleça metas, engaje seus colaboradores e siga em frente. Isso vai diminuir seu custo, aumentar a percepção de qualidade e responsabilidade da empresa e ajudar no crescimento do valor do seu negócio.

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