Selecionar e implantar um ERP (Enterprise Resource Planning) são decisões de gestão e TI mais importantes que você e sua empresa terão pela frente. Não é uma tarefa fácil identificar qual das soluções disponíveis atenderá às suas futuras necessidades. Além do mais, um sistema de gestão ERP terá um impacto enorme sobre o sucesso e o crescimento do seu negócio.

Alguns pontos a serem avaliados durante a aquisição de um ERP para o mercado de agronegócios dizem respeito a aspectos abrangentes que se aplicam a qualquer segmento. Outros, porém, são particularidades próprias do setor e precisam ser avaliados com muito cuidado.

Como avaliar um Sistema de Gestão de Agronegócio

o-que-avaliar-ao-investir-em-um-sistema-de-gestao-de-agronegocio-1

  • Pense em longo prazo. A escolha de um ERP é uma decisão muito importante, pois é um sistema que estará com você durante um bom tempo – provavelmente por anos – e sua implantação não é simples de ser feita. Por isso, não tome essa decisão sozinho e nem de forma precipitada. Reflita e analise bastante.
  • Dê atenção à tecnologia empregada pelo fornecedor da solução, pois quanto mais moderna for a plataforma, maior será o tempo de vida do software e sua atualização em relação às novidades tecnológicas.
  • Avalie os recursos oferecidos pelo software e o seu grau de adequação às regras fiscais e tributárias brasileiras. Muitos ERP’s não atendem às necessidades específicas que o segmento necessita e isso acaba demandando um número maior de integrações com sistemas diferentes que possam complementar seus recursos em processos simples, como emissão de notas ficais eletrônicas, ou declarações fiscais obrigatórias. Essas integrações aumentam a complexidade da operação e geralmente criam problemas no suporte, pois exigem que vários fornecedores sejam acionados para a resolução de um único problema.
  • Escolha por um fornecedor que tenha experiência no ramo, com uma carteira de clientes do setor. O portfólio de soluções também deve ser voltado às especificidades do agronegócio, assim como a equipe de atendimento deve ter conhecimentos específicos para entender as especificidades de cada cliente.
  • Opte por soluções que ofereçam mobilidade e conectividade, pois as operações do agronegócio, muitas vezes, são executadas em ambientes sem acesso à internet. Mas, em paralelo a essa realidade, é cada vez maior a necessidade de acompanhamento das operações em tempo real. É muito importante que a empresa de software disponha de recursos para apontamento off-line das operações em aparelhos comuns (como smartphones de baixo custo ou tablet), que possam ser posteriormente sincronizados com o ERP. Esse é um quesito importante já que mesmo não sendo necessário no momento, pode ser indispensável num futuro próximo.

Como melhorar os resultados no campo

Atualmente, sem dúvida, os melhores resultados são obtidos pelos empreendedores que adotam o planejamento aliado à tecnologia como estratégia. Esse aspecto engloba todos os elementos do agronegócio: da alta genética ao geo-referenciamento, das melhores práticas de plantio à previsão meteorológica etc.

No âmbito do ERP, um importante passo para melhorar os resultados no campo é o planejamento. A melhor prática implica em estruturar para cada talhão, cultura e processo, um plano claro de atuação. E, à medida que as ações do plano são executadas, o gestor deve acompanhar os resultados em tempo real.

De nada adianta o ERP entregar, ao final da safra, um relatório completo de tudo o que aconteceu, se a capacidade de gestão sobre o passado é nula. O ERP deve fornecer aos empreendedores os indicadores de gestão do que está acontecendo agora, neste instante, quando ainda é possível agir para mudar o resultado.

Indicadores de performance mais importantes no agronegócio

Sem dúvida, o acompanhamento de custos e tarefas são os processos mais importantes na indústria do agronegócio. Veja alguns dos indicadores que são imprescindíveis para o seu segmento:

  • Custos de aplicação de insumos;
  • Custos de aplicação de defensivos;
  • Horas trabalhadas das equipes e das máquinas, etc., divididas por talhão, por cultura, por variedade, por área, por fazenda, etc.
  • Dados da produtividade de cada cultura;
  • Acompanhamento de datas e prazos que estão vencendo;
  • Tarefas que deixaram de ser feitas e quais demandas devem ser atendidas, como, por exemplo, apontar sugestões de compra para que não faltem insumos cruciais ao planejamento de safra.

Independente do seu segmento, algumas dicas são indispensáveis ao implantar um ERP.

Preparamos alguns passos que lhe auxiliarão na escolha dessa ferramenta tão poderosa. Listamos abaixo algumas dicas importantes para você seguir e garantir sucesso no processo de implantação do ERP.

  • Conheça o que pode ser melhorado na gestão de cada área, quais processos precisam ser criados ou aprimorados, necessidades de adequação mediante obrigações fiscais etc.
  • Faça um levantamento dos principais parceiros capazes de atender às suas necessidades. Procure os que já são consolidados no mercado, que ofereçam tecnologia de ponta, mobilidade, acesso web etc., e que vendam não só software, mas uma evolução gerencial do seu negócio.
  • Não compre só software, compre treinamento e gestão também. Não adianta ter o melhor software do mundo se ninguém sabe mexer nele. Planeje um bom treinamento da ferramenta para a sua equipe, dessa forma, todos poderão usá-lo de maneira mais eficiente, diminuindo as chances de erro.
  • Não tente correr com os prazos. Colocar esse tipo de sistema funcionando dentro de uma empresa é uma tarefa complexa e que não pode ser feita da noite por dia. Por isso, pense e planeje entregas de forma realista. Cobre do parceiro escolhido uma metodologia de implantação efetiva e estabeleça entregas definidas em etapas. Tudo para garantir a sua satisfação com a solução.

Essas são só algumas dicas a serem seguidas dentre várias outras que são imprescindíveis para escolher e implantar um bom ERP. Para saber mais, você pode fazer gratuitamente um diagnóstico da sua gestão para identificar em qual estágio gerencial a sua empresa se encontra e quais os riscos que você corre atualmente. Entre em contato conosco!