O que é MPS? E como fazer um plano mestre de produção?

Saiba como a solução pode ser benéfica para o seu negócio e potencializar a performance da sua empresa....

Funcionários discutindo o plano de mestre da produção

Cumprir as demandas de uma organização com qualidade, eficácia e otimização de tempo no dia a dia é desafiador. Neste artigo, explicamos o conceito de MPS, sua importância, as principais vantagens, quais são as etapas para implementá-lo e como o ERP ajuda em todos esses processos com dinamismo.

Nesse sentido, o MPS é uma ótima solução para empresas que buscam estipular metas e prazos para sua equipe, mirando na entrega de produtos em dia e no estoque alinhado, atendendo as exigências dos clientes. Confira!

O que é MPS?

Plano Mestre de Produção (PMP) ou Master Production Planning (MPS) é uma importante etapa do processo de produção em uma organização. Essa técnica ajuda a priorizar as ordens de serviço, otimizar a capacidade operacional e estruturar o cálculo da quantidade de itens que serão fabricados em um determinado período.

Com o MPS planejado, todas as atividades que serão executadas na produção, incluindo os prazos de entrega da fábrica e do cliente, podem ser avaliadas pelos gestores. Assim, é possível definir as prioridades, montar uma boa estratégia e conseguir maior lucratividade.

Com o plano mestre de produção, os gestores sabem o prazo certo de todos os processos de produção e, com isso, avaliam se a empresa atende as demandas no tempo proposto e sem perder a qualidade.

MPS e a história por trás do conceito

Há uma história que ajuda a entender melhor o conceito do plano mestre de produção. A narrativa conta que um professor apresentou aos alunos um grande pote de vidro e uma sacola. Nela, havia pedras, bolas de gude e areia. Um por um, ele foi colocando esses materiais dentro do pote. 

Começou pelas pedras, que aparentemente encheram o vidro e, depois, colocou as bolas de gude. Questionou os alunos se caberia mais alguma coisa e eles disseram que não. O professor então jogou a areia, que foi ocupando os espaços vazios. 

Ao explicar suas motivações para a turma, o professor deixou claro que a ordem em que colocou os objetos foi o mais importante para que tudo coubesse no pote

Se ele colocasse primeiro a areia, caberia menos pedras. Se começasse pelas bolas de gude, caberia mais areia. Se colocasse as pedras e a areia, as bolas de gude não teriam espaço. Ou seja, o vidro só ficou cheio em sua máxima capacidade porque foi respeitada uma ordem.

De maneira análoga, é dessa maneira que acontece quando se faz o encadeamento de produção em uma linha operacional de fábrica, que trabalha dentro de uma capacidade efetiva. 

Ela tem limites relacionados ao processamento das máquinas, ao tamanho das equipes e à disponibilidade de insumos e processos terceirizados, por exemplo. Todos esses fatores precisam ser estudados e planejados dentro de determinadas unidades de tempo.

Qual é a importância do MPS para uma empresa?

É através do MPS que a empresa consegue ter planejamento, controle e análises precisas da qualidade de produção, além de acompanhar se a capacidade de entrega é feita no prazo determinado.

O plano mestre de produção permite que os gestores avaliem se os colaboradores, que executam atividades diretamente ligadas à produção, conseguem atingir as metas estabelecidas ou se há falhas nos processos que não permitem a entrega no tempo proposto.

O MPS ajuda na percepção dos erros e das falhas, que podem vir dos próprios funcionários, quando não estão alinhados com as atividades, quanto das máquinas, que podem estar com defeitos que atrasam e diminuem a qualidade no processo de produção.

Principais vantagens de usar o MPS

Com a indústria 4.0 cada vez mais presente nos processos de produção, o MPS é um grande aliado no planejamento estratégico das etapas, incluindo a entrega ao cliente final.

Uma pesquisa realizada pela Deloitte com 500 empresas mostrou que, dos investimentos em tecnologias, os negócios têm focado principalmente em ferramentas de gestão, aplicativos e sistemas (96%) e segurança digital (95%). 

Esses investimentos têm como intuito aumentar a produtividade e a eficiência da organização e, consequentemente, aumentar o destaque no mercado. Por isso, o plano mestre de produção é necessário para os negócios e oferece muitas vantagens, como:

1. Aumenta a capacidade de produção

O MPS tem como foco o alinhamento de todos os processos que envolvem a produção. Com isso, ele consegue deixar as atividades mais dinâmicas e aumentar a capacidade através de fatores, como:

  • Prioridade de atividades;
  • Quantidade de funcionários envolvidos em cada etapa;
  • Número de produtos a serem produzidos;
  • Tempo de produção e data da entrega final.

2. Promove eficiência para tomar decisões

Com todas as informações e dados fornecidos por meio de métricas pelo MPS, os gestores conseguem ser mais assertivos nas tomadas de decisões, além de manter o foco nos pontos positivos e modificar os negativos.

O plano mestre de produção ajuda no planejamento de metas com o acompanhamento de pontos importantes, como:

  • Previsão de faturamento;
  • Manutenção das finanças em equilíbrio;
  • Facilidade na gestão de fornecedores, estoque e clientes;
  • Melhora na comunicação dos colaboradores com informações integradas;
  • Redução do retrabalho e do desperdício;
  • Menos gastos excessivos e sem necessidade.

3. Reduz prejuízos

Os gastos desnecessários no processo de produção afetam a área financeira da empresa e os prejuízos com materiais perdidos em erros de fabricação atrapalham o tempo proposto para a entrega.

Com o plano mestre de produção, os gestores conseguem identificar com precisão as causas de prejuízos e fazer as correções necessárias, facilitando o trabalho e melhorando a qualidade de produção.

Etapas do plano mestre de produção

Na imagem, caixas de texto com as etapas do plano mestre de produção (MPS):

01 - Previsão de demanda
02 - Planejamento da capacidade de produção
03 - Planejamento de materiais.

Todos eles estão explicados ao decorrer do texto.
Etapas do plano mestre de produção (MPS)

Ter o controle de todas as fases de produção em uma empresa é um grande desafio para os gestores, tendo em vista que nem sempre tudo o que foi estrategicamente planejado sai da como previsto, já que flutuações e fatores imprevisíveis acontecem.

O MPS ajuda a diminuir possíveis falhas, a reverter problemas inesperados de maneira dinâmica e correta e tornar os processos mais eficientes. Por isso, a organização precisa seguir etapas importantes do MPS para que todo o planejamento e objetivos sejam alcançados com sucesso.

1. Previsão de demanda

A primeira etapa do MPS é fazer uma previsão de quanto a empresa vai vender em um determinado período para, assim, estruturar metas de produção que possam suprir essa demanda sem que falte produto ou tenha em excesso. 

É importante que os gestores façam uma gestão de estoque alinhada com o MPS para manter um planejamento estratégico eficaz, seja a curto, médio ou longo prazo. Assim, é possível manter todas as demandas em dia e bem executadas.

2. Planejamento da capacidade de produção

A empresa precisa se planejar a médio e longo prazo para avaliar o grau de capacidade de produzir a quantidade planejada para aquele período.

É uma etapa importante para saber qual é a melhor forma de utilizar os recursos necessários para produzir, como insumos e máquinas, por exemplo, e conseguir manter um padrão positivo de produção.

3. Planejamento de materiais

Com base na previsão de demanda, a empresa consegue determinar a quantidade necessária de materiais para a produção em determinado tempo, manter o planejamento assertivo e sem falhas.

Com esse alinhamento, a organização é capaz de estipular prazos de compras de materiais, de forma a não atrapalhar a entrega e ainda conseguir manter o estoque organizado.

Qual é a contribuição de um ERP para o plano mestre de produção?

Para manter o plano mestre de produção alinhado com as etapas e com o objetivo proposto, a empresa precisa investir em um sistema de gestão para indústrias que seja de qualidade e eficiente.

O sistema ERP Sankhya mantém de forma integrada todos os processos envolvendo o MPS, com dados e informações detalhadas e em tempo real. Isso possibilita que a empresa tenha uma visão ampla da sua capacidade de produção e, assim, possa otimizar todas as etapas.

O ERP consegue trabalhar com as atividades operacionais, gerenciais e estratégicas de forma conjunta, ajudando os gestores a executar os trabalhos com agilidade, eficiência e qualidade.

Nós temos uma solução completa para atender as necessidades das mais variadas indústrias, com informações, análises e monitoramentos que permitem o controle e a tomada de decisões que estejam alinhadas com o planejamento.

Conheça os recursos e as funcionalidades que o sistema ERP da Sankhya oferece e tenha a solução ideal para ganhar produtividade, qualidade e destaque no mercado. Solicite um orçamento!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Receba nossa newsletter

Ao informar meus dados, eu concordo com a Política de Privacidade.

Região Sudeste
Sul
Região Nordeste
Região Centro-oeste
Região Norte

Central de Vendas  0800 940 0750
plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.