O que algumas empresas podem não perceber é que integrar as soluções de ERP e CRM é um passo essencial para conseguir novos clientes e manter os já existentes na carteira.

Em um mercado competitivo, a fidelização do cliente é fundamental para garantir o sucesso no longo prazo de qualquer tipo de negócio. 

Essa integração ajuda a preparar melhor os vendedores para oferecer um atendimento ao cliente mais rápido, informativo e personalizado. 

Também é possível reduzir inconsistências entre as vendas e o estoque, aumentar a precisão das cotações, reduzir a entrada manual de dados, além de aumentar as informações disponíveis sobre cada cliente. 

A integração entre as duas ferramentas significa obter uma visibilidade conectada de 360 ​​graus de todos os principais dados da empresa e fornecer uma experiência que ajuda as empresas a se destacarem da concorrência.

As soluções de ERP e CRM quando integradas trazem diversas vantagens para as empresas. Por isso, reunimos neste artigo tudo que você precisa saber sobre o assunto e porque considerar a integração. 

O que é ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning ou Planejamento dos Recursos da Empresa, em português. Ele é um software que possibilita controlar e gerenciar todos os setores de uma empresa de maneira totalmente integrada. 

As funções do ERP servem para gerir todos os processos internos de um negócio. Isso vai desde um pedido de orçamento até o pagamento e a entrega da solução ou produto. 

Além disso, tudo que diz respeito à contabilidade, financeiro, estoque, compras e RH, por exemplo, podem ser gerenciados através desse software. 

Essa ferramenta surgiu para que as empresas migrassem de suas ferramentas individuais, que eram utilizadas separadamente por cada setor, para um ambiente completo que junta todas as funções necessárias. 

A adoção do ERP nas empresas serviu para o aumento da produtividade nas equipes. Afinal, quando todos têm acesso aos mesmos dados, a tomada de decisão fica muito mais assertiva. 

O que é CRM?

O Customer Relationship Manager (CRM) é uma estratégia que trata da gestão de relacionamento com o cliente. Ela utiliza técnicas de negócios juntamente com a tecnologia para gerenciar a carteira de clientes. 

Para isso, é preciso contar com um software de CRM. Com ele, empresas têm acesso a todas as informações e dados a respeito dos clientes e prospects e assim, o time de vendas consegue abordá-los no timing correto. 

Essa ferramenta permite gerenciar a relação entre as empresas e o consumidor, reunindo todas as informações que são essenciais para as equipes de marketing e vendas sobre os clientes. 

Essas informações podem ser nome da empresa, principais contatos dentro da empresa, telefone, e-mail, produtos adquiridos, últimos contatos realizados, entre outras que podem ser relevantes para os negócios.  

Porém, mais do que armazenar esses dados, o CRM auxilia na gestão dos clientes e leads trazendo informações estratégicas como:

  • atividades diárias da equipe;
  • contatos já feitos com a empresa;
  • visitas nos sites da empresa;
  • e-mails enviados, abertos e clicados;
  • todas as ligações já feitas. 

A partir de todos esses dados, o CRM consegue identificar padrões entre os clientes e as equipes de venda podem antecipar as necessidades deles. Isso traz diversos benefícios como a satisfação do cliente, fortalece o relacionamento e otimiza o trabalho dos times. 

SAIBA MAIS: para mais informações sobre o assunto, confira nosso conteúdo especial sobre o que é CRM >

Quais os benefícios da integração entre ERP e CRM? 

O ERP e CRM são duas ferramentas que auxiliam na gestão empresarial e na gestão de vendas e relacionamentos com clientes. 

No entanto, integrar as duas plataformas traz muitas vantagens para as empresas e torna o trabalho e comunicação entre os setores muito mais dinâmico. Confira os principais: 

1. Fácil acesso a informações de estoque e cotação

Quando os vendedores têm acesso em tempo real aos níveis de estoque e aos preços atuais dos produtos, fica muito mais fácil e rápido fornecer cotações, prazos de entrega e datas de remessa mais precisos aos clientes. 

Este nível de consistência e precisão é fundamental para fidelizar os clientes.

2. Compreensão mais profunda dos comportamentos e tendências de compra

Toda empresa deseja fornecer produtos que atendam às necessidades dos clientes e melhorem suas rotinas, certo? 

Então, quando a equipe de vendas consegue visualizar informações como históricos de pedidos e chamadas de suporte ao cliente, por exemplo, é possível antecipar prontamente as necessidades do cliente e oferecer os produtos certos nos momentos certos.

3. Melhor orçamento e previsão

Quando as finanças do ERP e CRM estão interligados, as previsões podem ser facilmente ajustadas à demanda. 

Com isso é possível, por exemplo, evitar o excesso de estoque ou escassez, melhorar os prazos de entrega, planejar as tendências do cliente e, em última análise, aumentar a satisfação do cliente em todo o processo.

4. Capacita todos os funcionários para ajudar os clientes

A integração entre ERP e CRM traz uma visão mais consolidada e centralizada entre os sistemas usados na empresa. 

Quando os funcionários de toda a empresa conseguem entender o contexto completo do cliente, como histórico de chamadas, preferências, pedidos, solicitações de serviço, contratos, resoluções e outras informações em tempo real, eles podem trabalhar juntos de forma mais assertiva. 

5. Mais oportunidades de vendas

Ao entender o histórico de pedidos dos clientes, os vendedores podem fazer up-sell ou cross-sell de forma proativa. 

Além disso, os vendedores também conseguem aproveitar os dados dos sistemas para sugerir vendas mais direcionadas.

6. Faturamento e pagamentos acelerados

O faturamento rápido e preciso cria credibilidade comercial, demonstrando consistência para os clientes. Quando o ERP e CRM estão integrados, é possível também criar automações em todo o processo, da cotação ao pagamento.

7. Experiência personalizada do cliente do início ao fim

Com a visibilidade total fornecida pelo CRM e ERP integrados, as empresas conseguem levar aos clientes o que eles precisam, quando precisam e nos canais de sua preferência.

Como fazer a integração ERP e CRM? 

Imagem gráfica mostrando algumas informações sobre ERP e CRM, o ERP faz parte da operação da empresa e o CRM faz parte da geração de receitas, e entre eles estão as fronteiras oganizaicionais.

De maneira geral, a integração entre os dois sistemas é uma maneira de fazer com que o ERP e o CRM tenham as mesmas informações, sem a necessidade de replicar dados de um e de outro de forma manual. 

Sendo assim, a integração entre as ferramentas pode ser feita de duas formas: Plug and Play ou através de plataformas criadas por times de desenvolvimento. 

No Plug and Play (conectar e usar, em tradução livre), os dispositivos já possuem uma conectividade facilitada, sendo preciso pouco esforço para unir os dois softwares.

Já no segundo caso, a integração precisa ser desenvolvida por uma equipe de desenvolvedores. Isso é necessário para que os dois softwares troquem as informações e elas fiquem armazenadas no banco de dados. 

Os principais passos para que essa integração aconteça são: 

  • Escolher uma equipe para liderar o projeto: geralmente, essa integração envolve o time de TI e os gestores das demais áreas que possuem um relacionamento com os fornecedores de ERP e CRM; 
  • Elencar as informações que deverão ser integradas: é essencial que as equipes definam de maneira detalhada quais são os dados que devem ser integrados;;
  • Estabelecer as Portas de Comunicação (PDC): são as PDC que irão garantir a integração entre os dois sistemas. Geralmente, essa atividade é feita pelos próprios fornecedores das ferramentas ou profissionais internos especializados; 
  • Preparar o ambiente: feito isso, é preciso escolher a instância do desenvolvimento e de testes do Middleware;
  • Escolher um servidor de Middleware: nessa etapa é preciso contratar um fornecedor de nuvem, como Google ou Amazon, ou então designar um servidor da própria empresa;
  • Fase de testes: realizar testes é essencial para avaliar a performance da integração entre o ERP e CRM e verificar se existem bugs ou outros problemas. 

Conclusão

A integração de ERP e CRM pode impulsionar a eficiência dos negócios e aumentar a base de clientes. Ainda assim, cada tipo de negócio é único e diferente, então, a integração sempre deverá ser personalizada.

Para aproveitar os benefícios da integração entre as duas ferramentas, é preciso prestar atenção em todos os detalhes necessários. Primeiramente, é necessário avaliar os sistemas, limpar os dados e entender como as soluções serão integradas.

Agora que você já entendeu as razões e as principais vantagens que integrar o CRM e ERP, pode trazer para um negócio, você precisa conhecer O Guia definitivo para integração entre ERP e CRM. 

Nele, você vai entender como planejar todos os passos da integração, desde a escolha do CRM até a entrada em produção da integração com seu ERP. 

Baixe agora O Guia definitivo para integração entre ERP e CRM

Este texto foi escrito pela Ploomes, maior empresa de CRM da América Latina e empresa do Grupo Sankhya. Conheça nossas soluções de gestão de vendas, e leve produtividade aos seus colaboradores e mais controle aos gestores.