O PO (Product Owner) é um profissional de suma importância e capaz de auxiliar o sucesso dos projetos de uma empresa. Apesar disso, muitos gestores ainda têm dúvidas sobre o que é PO, quais as funções e atribuições desse cargo e como ele realmente pode trazer benefícios aos negócios.

Esse é o seu caso? Então siga a leitura deste conteúdo e entenda tudo sobre o tema!

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O que é PO?

PO é a sigla para Product Owner, ou seja, o responsável por liderar uma equipe de desenvolvimento de produto. Ele está presente, sobretudo, nas metodologias ágeis, como é o caso do scrum, uma metodologia que pode ser usada tanto para gerenciar como para planejar projetos de maneira rápida.

O PO é o profissional que deverá ter a visão completa de tudo que será desenvolvido, das necessidades dos clientes que devem ser atendidas, do público que utilizará o novo produto ou serviço, dos objetivos a serem alcançados e demais pontos que envolvam a visão do cliente e as necessidades dele.

É a partir dessas informações que o PO, junto das equipes de desenvolvimento de produtos, criarão o product backlog (lista de funcionalidades), sempre priorizando as necessidades do cliente e equilibrando com a realidade da equipe e da empresa.

Nas metodologias scrum, o PO é o gerente de produtos, direcionando o rumo do desenvolvimento, discutindo possibilidades e limites, avaliando o atendimento das expectativas e garantindo que o produto seja adequado ao público e resolva as necessidades dessas pessoas.

Quais as vantagens de contar com um PO?

Agora que você já sabe o que é um PO, já deu para notar o quanto esse profissional é importante e faz toda a diferença nas suas equipes de desenvolvimento de produtos, não é?

Afinal, esse profissional é o ponto de contato entre o time de desenvolvimento e o cliente, sendo o responsável por entender claramente toda as necessidades do requerente. Assim, a boa atuação de um PO é decisiva para o sucesso do projeto e do produto, garantindo que a entrega estará de acordo com as exigências do cliente e do mercado.

Quais as funções do PO?

As funções de um PO podem variar dependendo do projeto. Isso porque cada produto a ser desenvolvido possui um tamanho, uma funcionalidade e um objetivo diferente. De uma forma geral, o trabalho desse profissional é quase totalmente composto de planejamento, comunicação e compreensão clara do cliente.

Algumas das responsabilidades desse profissional são:

  • refinamento do backlog: o PO deve construir, aprimorar e manter o backlog do time, o qual deverá constar as funcionalidades, os erros (bugs) e as melhorias;
  • planejamento de sprints: é o PO quem revisa e reprioriza as histórias do backlog como parte preparatória da reunião de planejamento do sprint. Isso pode incluir a coordenação e gerenciamento das dependências entre outros times;
  • identificar e entender o que é valor para o cliente: o PO deve saber identificar e compreender perfeitamente os valores que o cliente deseja atingir, compreendendo as dores do usuário e mapeando as oportunidades para resolver os problemas existentes, indicando fraquezas e pontos positivos dos concorrentes e baseando seu estudo em dados;
  • realizar o treinamento do cliente: o PO é quem treinará o cliente para que ele entenda melhor como funciona a metodologia ágil, eliminando desperdícios do processo e fazendo com que o cliente entenda melhor o que ele deseja e onde quer chegar;
  • assegurar o sucesso do product backlog: indicando os itens necessários do product backlog, sendo a principal fonte de informações do projeto, assegurando que o product backlog esteja visível, claro e transparente a todos, otimizando o valor do trabalho entregue pelo time e assegurando a qualidade e a entrega do produto final.

Product Owner x Product Manager: quais as diferenças?

Entender o que é e quais as funções do PO é o primeiro passo para a implementação desse profissional na sua empresa.

Ambos os profissionais precisam compreender tanto de estratégias como de tecnologia do produto. Porém, o PO é o que fica mais próximo do time de desenvolvimento, realizando a interface entre tecnologia, soluções e necessidades do cliente.

Já o Product Manager é o profissional que terá maior contato com o marketing, identificando as necessidades do mercado. É ele que lidará com preços, licenças, ROI, funcionalidades prioritárias e outras características mais mercadológicas do produto.

Como uma ferramenta de gestão pode ajudar?

Um bom ERP pode ser bastante útil no dia a dia das equipes de desenvolvimento de produtos. Especialmente se a ferramenta contar com um módulo exclusivo de gerenciamento de projetos.

Com esse software, você conseguirá monitorar facilmente os projetos mais rentáveis, os valores cobrados por produtos e serviços, os projetos que geram mais demandas, os riscos de cada projeto (de acordo com a disponibilidade, custo e trabalho), entre outros dados importantes.

A ferramenta também permite criar parâmetros pré-definidos (modelos) para a execução de projetos, desenvolver uma ficha de acompanhamento de projetos (com resumo do andamento de cada projeto e a alocação e distribuição de recursos), definir a metodologia que será usada em cada projeto e replanejar as atividades.

Tudo isso oferece uma visão mais completa para o PO e para outros gerentes envolvidos no desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Gostou de saber o que é PO e como esse profissional é capaz de auxiliar nas suas equipes de desenvolvimento de produtos? Aproveite e leia o nosso conteúdo explicando as principais metodologias ágeis e com dicas de como aplicá-las!