Aqui é Tony Ventura, especialista em tecnologia. Fui convidado pela Sankhya para acompanhar o Web Summit Rio e trazer as minhas impressões sobre o evento, em uma cobertura que foi realizada em tempo real, com conteúdos sobre as palestras, os principais assuntos debatidos pelos speakers, as curiosidades e os bastidores.

Se você não acompanhou pelo Instagram, essa é a oportunidade de ficar por dentro do que de mais importante rolou no Web Summit Rio. Então, bora lá? Vem saber como foi o evento!

Inteligência Artificial: sem dúvidas, o assunto mais falado do evento

A grande repercussão do ChatGPT trouxe à tona a discussão da Inteligência Artificial e como ela pode afetar o mundo corporativo. E é claro que o Web Summit Rio não ficou fora desse assunto. Muitas palestras abordaram esse tema e a minha visão, de maneira geral, é a de que as empresas não estão explorando a fundo o uso dessa tecnologia.

Os gestores ainda estão discutindo de forma básica a Inteligência Artificial e como aplicá-la nas empresas. O uso corporativo é tímido, praticamente da mesma maneira como é usado informalmente pelas pessoas, ainda descobrindo e fazendo testes. Percebo que as empresas estão receosas e são os colaboradores delas que estão desbravando a Inteligência Artificial, individualmente.

As grandes empresas ainda são engessadas, burocráticas e lentas para fazer mudanças ou permitir que a Inteligência Artificial seja usada de maneira constante e plana nas organizações. Então, de forma individual, colaboradores estão desbravando algumas ideias interessantes dentro dessas empresas, mas não de forma consensual.

Existe ainda a discussão do risco que a Inteligência Artificial representa para os postos de trabalho. Muitos colaboradores têm o receio de serem substituídos por máquinas inteligentes. E, sim, esse risco existe, mas essa transformação deve dar lugar a um mundo corporativo em que as pessoas tenham mais espaço para trabalhar com o cérebro e não tanto com os braços. Muito do trabalho braçal de hoje poderá ser automatizado e os profissionais vão precisar estar prontos para atuar com o que eles têm de diferencial, que é a criatividade.

A Inteligência Artificial é mestre em copiar as melhores ideias. Então, o que você, de forma criativa, colocar na internet e no seu trabalho, se for bem visto pelas pessoas, vai entrar no Big Data, vai ser usado estatisticamente e, então, a Inteligência Artificial vai copiar e aperfeiçoar para ser usado de forma muito mais rápida e com melhor resultado.

Então, o que os profissionais já podem começar a fazer para se adaptarem a essa realidade? O que o Web Summit Rio trouxe como resposta foi: praticar, fazer, tentar. Use a Inteligência Artificial para entender melhor de onde vem e como utilizá-la da melhor forma possível. Faça com que a Inteligência Artificial trabalhe para você de forma favorável.

Um dos principais benefícios do uso da Inteligência Artificial hoje é o ganho em produtividade: você consegue fazer um trabalho que levaria 10 horas em apenas uma hora ou talvez em até menos tempo. Portanto, com o avanço da Inteligência Artificial, finalmente o ser humano vai estar no centro do processo usando seu conhecimento analítico e contrariando a lógica atual, em que é comparado à máquina, sendo explorado basicamente em sua força braçal.

Outro assunto em alta: diversidade e inclusão

Outro assunto bastante explorado pelo evento foi o de diversidade e inclusão, se preocupando em colocar para dentro quem aparentemente está fora do cenário da tecnologia e isso é muito importante.

Quando as empresas passam a falar em diversidade e inclusão, falam também sobre novas ideias, novos pontos de vista, novas experiências. Isso é relevante principalmente para empresas que pensam sempre dentro da caixa. Quando você diversifica o olhar, você consegue ter ideias que você não teria sem essas pessoas. E inovação é o tema do nosso próximo tópico, também muito falado no Web Summit Rio.

O sucesso é inimigo da inovação

Essa foi para mim a frase principal de todo o evento, aquela que realmente marcou e que nos faz refletir sobre como estamos trazendo inovação para dentro das empresas. De fato, a Blockbuster não inventou o Netflix. O Citibank não inventou o PayPal.

Esses exemplos são interessantes para interpretar como o sucesso nos deixa, muitas vezes, na zona de conforto e dentro da caixa. Tendo sucesso em algo, é comum que as empresas se acomodem e repitam aquela fórmula de sucesso, sem darem espaço para a inovação.

E aí  vão se fechando naquele mundo e sendo engolidas pelas mudanças que acontecem naturalmente sem perceber as oportunidades. Muitas vezes, dedicamos nossos esforços a novas ideias apenas para aquele nosso mundo e talvez isso dificulte um pouco a visão do que acontece de fora.

Então, a inovação nasce quando você se permite abandonar um pouco esse olhar viciado que é fruto de estar mergulhado nesse mundo que você criou. É preciso enxergar de outra perspectiva para perceber as oportunidades de inovar. Não é dentro de um sucesso conhecido que você vai conseguir ter uma super ideia. Pense nisso.

A experiência de estar no Web Summit Rio

O evento superou as minhas expectativas, como eu falei no último vídeo que gravamos para o Instagram. Não foi um evento clichê, foi realmente surpreendente. Eu não esperava algo grandioso e fiquei muito surpreso com a qualidade das palestras, da estrutura e especialmente do aplicativo disponibilizado para os participantes, totalmente focado em network e facilitando o encontro de profissionais com interesses em comum. 

Eu vou a muitos eventos de tecnologia no mundo e realmente o Brasil ainda estava muito atrás. Mas, na minha opinião, em um contexto geral de inovação, de ideias, de network, o Web Summit Rio é o atual melhor evento do Brasil. Não existe nada no país que se compare a esse evento, com a pegada deles, que é de bons bate-papos rápidos e muita conexão entre as pessoas.

Foi um evento muito bem distribuído em relação a estandes, novidades e patrocinadores. Não foi uma coisa chata, que você entra num galpão e só tem patrocinador que quer empurrar uma ideia velha para você. Todo mundo ali estava disposto a falar e treinar inovação, se expondo de certa forma nesse mundo.

Foi ótimo estar lá junto com a equipe fantástica da Sankhya. Pude entender melhor a solução, conhecer o tamanho da marca e tudo o que a empresa oferece para melhorar o dia a dia de gestão dos clientes há mais de 30 anos. Tivemos ótimas trocas e eu adorei o convite de trazer os meus principais insights. Que venham mais parcerias como essa para pensar e viver a tecnologia.

Confira os insights do 1º e 2º dia do Web Summit Rio >>Confira os insights do 2º e 3º dia do Web Summit Rio >>

Tony Ventura é publicitário com mestrado em negócios nos Estados Unidos. Consultor, professor da PUCRS, palestrante nacional e internacional, vem se dedicando à pesquisa de novas tecnologias e tendências digitais pelo mundo. Tem um curso de 30 horas de Harvard Kennedy School com o tema “Liderança e inovação em tempos de mudança” e foi o conteudista e criador da metodologia de Transformação Digital do Ministério da Economia do Brasil.