Pular para conteúdo

5 dicas para você reduzir custos da sua empresa a partir de agora

Na nada curta lista de dúvidas mais frequentes dos gestores, reduzir custos da empresa costuma ocupar lugar de destaque. E...

Na nada curta lista de dúvidas mais frequentes dos gestores, reduzir custos da empresa costuma ocupar lugar de destaque. E não poderia mesmo ser diferente, já que os custos interferem na formação do preço para o consumidor e, consequentemente, nas vendas e na lucratividade da empresa. Especialmente em contextos de crise e de forte concorrência nos mercados, saber cortar gastos acaba se tornando um grande diferencial. Ao falhar nessa iniciativa, até a sobrevivência do negócio corre riscos. Quer melhorar a competitividade da sua empresa, mas não sabe nem por onde começar? Pois confira agora mesmo 5 dicas!

1. Avaliar detalhadamente os processos é o primeiro passo

reduzir-custos-2

Cortar gastos sem critérios realmente bem pensados pode provar ser um tiro no pé. Lembre-se, afinal, de que a redução de custos deve estar aliada ao aumento da produtividade e à manutenção da qualidade dos produtos vendidos ou dos serviços prestados. Por essas e outras é que o empresário deve tomar muito cuidado para não fazer cortes em processos que possam ter impactos negativos no desempenho final. Assim, antes de pensar em como reduzir os custos na empresa, analise o fluxo de trabalho do negócio e busque oportunidades de diminuição de desperdícios, substituição de matérias-primas e assim por diante. Agora sim, a partir desse estudo detalhado, você pode fazer uma escala de prioridades relacionada aos possíveis cortes de custos futuros.

2. Melhorar a logística é mais uma iniciativa para diminuir gastos

reduzir-custos-3

De acordo com o cenário econômico, o impacto dos custos com logística pode se mostrar decisivo para a manutenção da competitividade da empresa em qualquer que seja seu mercado de atuação. Por isso é que otimizar as operações logísticas pode ser uma excelente alternativa para a redução de gastos. Desde o armazenamento dos produtos até as rotas de entrega e os meios de transporte, vários gargalos podem ser analisados e devidamente resolvidos para que a empresa aumente sua eficiência ao mesmo tempo em que diminui seus gastos.

3. Apostar na automatização reduz muitos custos corporativos

Muito mais que uma tendência, a automatização de processos vem se tornando cada vez mais essencial na economia de forma geral. Empresas que ainda gastam com documentos em papel, protocolos, deslocamento de pessoal para colher assinaturas e assim por diante só tendem a diminuir sua competitividade no mercado. Com a automatização é possível economizar recursos de várias ordens, além de conseguir maiores índices de produtividade e de qualidade, já que as tarefas são controladas de forma mais efetiva. Assim se reduz a ocorrência de retrabalho e até a prática de atividades desnecessárias, como checagem manual de status de pedidos, transferência de tarefa entre departamentos e muito mais.

4. Dispor de vários fornecedores abre o leque de possibilidades

Ter à disposição uma grande diversidade de fornecedores assegura às empresas melhores condições de compra de recursos produtivos. Nesse sentido, pesquisar preços e pedir descontos ou negociar prazos pode contribuir para que o negócio reduza seus custos de produção e, com isso, passe a ter uma boa margem de manobra para oferecer condições vantajosas ao cliente final.

5. Realizar campanhas internas para divulgar o plano de ação

reduzir-custos-4

Pouco adiantará apenas um funcionário da empresa economizar recursos, sendo que a maior parte dos colaboradores ainda pratica o desperdício, não concorda? Para evitar esse tipo de situação, é importante realizar campanhas de conscientização junto à equipe, para que todos façam um uso racional e sustentável dos recursos. Também é recomendável pedir a ajuda dos colaboradores para que eles próprios tragam sugestões de melhoria para a empresa. Afinal, a redução de gastos também contribui para a manutenção do emprego.

Além das dicas que trouxemos no post de hoje, na sua opinião, o que mais pode ser feito para responder à pergunta que não quer calar: como reduzir os custos na empresa? Deixe seu comentário aqui e participe da conversa!

Sobre o autor
Redator Sankhya

Olá! Este post foi escrito por nosso redator oficial Sankhya. Deixe seu comentário abaixo sobre o que você achou deste texto :)

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.