Pular para conteúdo

Sistema de gestão de qualidade: quais as vantagens de usar?

Entenda o que é um sistema de gestão de qualidade, veja como ele funciona e quais benefícios é capaz de...

equipe usando um sistema de gestão da qualidade

Com o aumento contínuo da competição, é muito importante que as empresas busquem sempre garantir a qualidade de seus produtos. Mas conseguir essa meta nem sempre é fácil. Por isso, existe o sistema de gestão da qualidade, ou SGQ.

Ao contrário do que muitos acreditam, o SGQ pode ser aplicado em empresas de todos os portes e segmentos e traz uma série de vantagens importantes, especialmente com melhor na imagem, no desempenho e na cultura organizacional.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é gestão de qualidade?

A gestão da qualidade é uma ferramenta estratégica que estimula a adoção de uma visão sistêmica da empresa. Assim, ela promove a adoção de medidas que visem o controle dos processos organizacionais.

Com isso, a empresa consegue melhorar o nível de qualidade dos seus produtos e serviços, atender melhor os consumidores e gerenciar de forma mais adequada todos os seus setores e processos.

De acordo com a ISO 9001, a gestão da qualidade pode incluir o estabelecimento de políticas de qualidade, objetivos da qualidade e processos para alcançar esses objetivos, planejamento e controle, garantia e melhoria desta gestão.

O que é sistema de gestão da qualidade?

pessoas usando um sistema de gestão da qualidade
O sistema de gestão da qualidade, além de padronizar os processos de sua empresa, pode melhorar a tomada de decisões e o suporte aos times liderados.

O Sistema de Gestão da Qualidade, SGQ, é um conjunto de elementos integrados e interligados que ajudam a atender à Política de Qualidade e os objetivos da empresa.

Ou seja, o Sistema de Gestão da Qualidade é uma ferramenta que ajuda a controlar e padronizar todos os processos dentro de um negócio e ainda permite medir o quão eficaz são as ações tomadas. Todos esses pontos são realizados com foco na satisfação do cliente e na busca por uma melhoria contínua dos processos.

Assim, o SGQ pode ser compreendido como uma série de atividades pelas quais uma empresa identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados

Com essa ferramenta, é possível gerenciar a interação dos processos e recursos para agregar valor aos produtos e serviços. Quando bem implementado e gerenciado, o Sistema de Gestão da Qualidade traz uma série de benefícios à empresa e ajuda a alta direção a tomar decisões mais direcionadas em busca pela qualidade total.

Para isso, existem princípios e diretrizes que devem ser aplicados em cada processo.

Princípios da gestão da qualidade em um SGQ

Todo Sistema de Gestão da Qualidade deve contar com 7 princípios, de acordo com a ISO 9001:2015. São eles:

1) foco no cliente: a empresa precisa trabalhar para conseguir atender o cliente de maneira satisfatória, prevendo suas necessidades futuras e conquistando a fidelização;

2) liderança: a empresa precisa ter uma equipe de liderança sólida e que esteja por dentro dos avanços do mercado, além de a organização oferecer ferramentas de motivação necessárias para que os liderados executem seus processos com eficácia;

3) engajamento: cada colaborador da empresa deve estar engajado com os problemas do negócio, buscando formas de solucioná-los;

4) abordagem de processo e sistêmica de gestão: a abordagem de processo se relaciona ao estudo das entradas e saídas da empresa, facilitando identificar desvios de lucros e metas a serem mantidas. Já a abordagem sistêmica entende que todos os processos estão interligados e, com isso, os gestores conseguem perceber onde estão os lucros e prejuízos;

5) melhoria: as empresas devem buscar a melhoria constante;

6) tomada de decisão baseada em evidência: é preciso utilizar indicadores, auditorias e análises realizadas por meio do Sistema de Gestão de Qualidade para tomar decisões, as quais, por sua vez, devem ajudar na melhoria dos produtos e serviços;

7) gestão de relacionamento com fornecedores: é fundamental estabelecer bons relacionamentos com fornecedores, pois isso traz benefícios mútuos, permitindo melhorias nos prazos e preços, o que contribui para a melhoria na qualidade dos produtos e serviços.

Quais são as normas relacionadas à gestão de qualidade?

As Normas ISO 9000 são uma série de normas internacionais voltadas à gestão da qualidade – e que podem ser aplicadas aos mais diversos ramos: comercial, organizacional, empresarial, industrial, etc.

ISO 9000

É uma norma que funciona como um “guia introdutório” sobre Sistema de Gestão de Qualidade. É nela que estão os princípios do sistema, além dos conceitos e fundamentos usados nas demais normas.

ISO 9001

É a mais conhecida da família 9000 e também é a única capaz de fornecer um certificado. A ISO 9001 é indicada para as empresas que desejam implementar o Sistema de Gestão de Qualidade de maneira eficaz, demonstrando a capacidade da empresa em fornecer produtos e serviços de qualidade e que atendam às necessidades dos clientes.

ISO 9002 e ISO 9003

Em 2000, as normas ISO 9002 e 9003 passaram a englobar a ISO 9001. Antes desse período, as normas atuavam em aspectos diferentes para atingir a qualidade do processo produtivo.

A 9002 tratava do Modelo para Garantia de Qualidade em produção, instalação e serviços associados (semelhante a ISO 9001, mas sem as partes de criação de novos produtos). E a 9003 era o Modelo para Garantia de Qualidade inspeção e ensaios finais e abordava a inspeção do produto final, sem observar a produção.

ISO 9004

Essa norma amplia os benefícios obtidos por meio da ISO 9001. Ela é totalmente focada no sucesso por meio da qualidade, conduzindo a organização a uma gestão eficiente e duradoura. Entre seus itens, estimula a capacitação dos funcionários e o planejamento estratégico.

Quais os benefícios de um sistema de gestão da qualidade?

equipe usando um sistema de gestão da qualidade
Muitos gargalos de performance podem ser superados com um sistema de gestão da qualidade que ajude a sua empresa a padronizar seus processos e entregáveis.

Utilizar um Sistema de Gestão da Qualidade é uma maneira eficaz de controlar e padronizar seus processos, além de medir os resultados obtidos. Entre os vários benefícios obtidos, estão:

1) Melhora na performance empresarial, ajudando a alcançar os objetivos definidos no planejamento estratégico, assegurando mais confiabilidade, segurança e estabilidade em relação às técnicas e processos usados pela empresa, além de garantir a padronização, a integração e o alinhamento dos processos de todos os setores do negócio;

2) Aumento da produtividade, pois com os processos e as responsabilidades corretamente definidos, é mais fácil aumentar a produção sem comprometer a qualidade;

3) Evita o retrabalho, especialmente graças à automação dos processos com o uso de softwares de gestão, o que reduz a quantidade de processos manuais que podem incorrer em falhas;

4) Estabelece as boas práticas de produção, considerando as técnicas mais modernas e adequadas de produção e conferindo automaticamente o que está dentro ou fora do esperado;

5) Garante uma gestão estratégica das equipes, especialmente considerando a automação de processos, fazendo com que seus times tenham mais tempo para focar em atividades estratégicas, além de deixar os colaboradores mais satisfeitos com o ambiente de trabalho;

6) Redução de custos, já que você implementará uma gestão mais eficiente, com redução do tempo de produção, maior qualidade dos produtos, serviços e garantia de satisfação dos clientes e colaboradores, pontos que impactam nos custos da empresa e na margem de lucro;

7) Tomada de decisão acertada, uma vez que o sistema organiza e realiza a gestão da informação, oferecendo indicadores e relatórios que ajudam a subsidiar a tomada de decisão estratégica;

8) Garante a legalidade da empresa, evitando que o seu negócio atue fora das leis e normas do seu setor;

9) Aumenta a satisfação do cliente, já que, por meio do sistema, a empresa consegue garantir que as necessidades e desejos dos clientes serão atendidos, melhorando seus processos internos e oferecendo mais qualidade aos seus produtos e serviços.

Como implantar um sistema de gestão da qualidade?

Já está convencido dos benefícios de implantar um Sistema de Gestão da Qualidade? Veja os passos primordiais para isso:

  • envolva todas as pessoas da empresa no processo;
  • defina os produtos e processos com maior impacto no seu negócio;
  • defina quais indicadores são fundamentais para monitorar o desempenho dos seus produtos e processos;
  • defina como será feita a coleta de informação e em quanto tempo;
  • acompanhe os indicadores e defina quais ações corretivas serão tomadas quando os indicadores estiverem fora dos limites aceitáveis;
  • concentre a atenção na melhoria dos produtos e processos, colocando em prática sugestões de melhorias oferecidas por colaboradores, clientes e gestor de qualidade.

Depois de todas essas dicas, você já sabe tudo sobre Sistema de Gestão de Qualidade? Continue aprendendo: baixe o nosso mapa mental com 15 iniciativas para aumentar a sua produtividade.

Sobre o autor
Redator Sankhya

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.