A supply chain é um processo fundamental desde o momento da produção de uma matéria-prima até o produto final pronto para ser adquirido. Todo esse percurso exige uma estratégia operacional que fortaleça o crescimento produtivo e a qualidade da mercadoria entregue ao cliente final.

Para que a organização tenha uma ótima performance, é necessário implementar a supply chain e investir em uma gestão integrada que aumente a eficiência de toda a logística operacional.

Neste artigo, explicamos o que é supply chain, a importância de implementá-lo em sua empresa, suas principais funções e vantagens, o que faz um profissional dessa área, entre outros tópicos importantes! PAREI AQUI as soluções do ERP Sankhya em supply chain, entre outros tópicos importantes. Confira!

Aproveite para ler o nosso conteúdo sobre o que é ERP e como ele pode beneficiar as empresas >

O que é supply chain?

Supply chain ou gestão da cadeia de suprimentos são processos que gerenciam todas as atividades operacionais de uma empresa, desde a produção até a entrega ao consumidor. É uma forma de administrar todas as ações organizacionais para melhorar a performance dos negócios e agregar valor à entrega.

Uma pesquisa realizada pela PwC avaliou que no Brasil, 36% das empresas têm um nível médio a alto de maturidade com relação a supply chain. Denominada “Campeãs digitais da cadeia de suprimentos”, a pesquisa ainda mostrou que essas organizações continuarão a investir mais de 9% dos custos da cadeia de suprimentos para fortalecer seus recursos.

Organizações que trabalham de forma unilateral nem sempre conseguem chegar ao nível de exigência do mercado atual. Por isso, a integração entre fornecedores, fabricantes, transportadoras, varejistas, lojas e clientes, torna os processos mais ágeis e eficientes.

O conceito surgiu no início do século XX na Revolução Industrial quando foi estruturado linhas de montagem para agilizar o processo de produção e assim, toda a parte operacional (fabricação, compra e entrega) elevou a performance do trabalho e consequentemente, aumentou-se os lucros.

Mas neste período, todo o percurso da supply chain era executado por uma equipe pequena e sem muitos recursos. Hoje, para fazer a implementação é fundamental o uso de um sistema de gestão que ofereça todas as ferramentas necessárias para executar as atividades com excelência.

Quais são as principais funções da supply chain?

Na supply chain é importante garantir a eficiência em todos os processos e, para isso, é necessário um monitoramento rigoroso e constante para o controle dos resultados. Com o mercado cada vez mais globalizado, dinâmico e com consumidores mais exigentes, é importante que as empresas acompanhem todas essas mudanças.

Um relatório feito pela PwC mostrou que 80% dos clientes brasileiros, quando o assunto é atendimento, prezam por agilidade e proatividade como ponto decisivo para fidelização. Por isso, uma supply chain bem  estruturada é o diferencial diante dos concorrentes.

Algumas funções são importantes durante todo o processo e é preciso dar atenção a cada uma delas para que a entrega final tenha qualidade e atenda as expectativas do consumidor:

  • controlar os indicadores de performance;
  • integrar as informações com todos os setores envolvidos;
  • efetuar as entregas na data prevista;
  • automatizar tarefas através do sistema de gestão integrada

Qual é a importância da supply chain para uma empresa?

Fazer uma entrega ao cliente com eficácia e qualidade é um ponto importante em todo o processo de supply chain, além da maneira como a empresa conduz toda essa gestão de forma integrada, inteligente e otimizada.

Uma organização que aplica a cadeia de suprimentos no seu negócio consegue ter ações bem executadas através de uma logística estratégica, facilitando o gerenciamento de cada etapa. 

Para se ter uma ideia dessa importância, de acordo com o Digital Supply Chain Study 2020, 55% das empresas consideradas as campeãs digitais veem como prioridade o foco na integração da cadeia de suprimentos com fornecedores e clientes.

Essa integração bem administrada, sempre focando nos processos como parte de um todo, tem pontos fundamentais para a organização e que são a chave do sucesso para a lucratividade e satisfação dos consumidores:

  • Ganhos operacionais;
  • Otimização de tempo
  • Organização no estoque; 
  • Pontualidade nas movimentações;
  • Qualidade no controle dos processos;
  • Entrega ao cliente com a melhor performance possível.

Quais são as vantagens da supply chain?

Utilizando as ferramentas certas para a gestão integrada, com informações e dados precisos, além de relatórios detalhados,  a empresa consegue excelentes resultados e vantagens com a supply chain.

Diminuição do estoque

Com toda a gestão de informações detalhadas e controle de consumo, é possível saber quais produtos precisam de reposição com maior frequência e os que estão parados. Dessa forma, o estoque passa a ter a quantidade necessária, diminuindo o excesso de mercadorias e reduzindo custos.

O abastecimento e o gerenciamento dos produtos passam a ser feitos de maneira inteligente através de um inventário periódico e, com a aplicação de estratégias de supply chain management, aliadas a softwares específicos que ajudam no monitoramento.

Redução de custos e aumento nos lucros

Com a otimização dos processos, a empresa passa a reduzir custos e ter um fluxo de caixa equilibrado. Mantendo apenas os gastos necessários, sem exageros e boas negociações com fornecedores, os lucros operacionais passam a ser maiores.

Controle de estoque, utilização de insumos corretos, diminuição com gastos de produção, eliminação de tarefas desnecessárias e controle de qualidade são fatores que geram aumento de lucros e diminuição de gastos.

Processos geridos com qualidade

A exigência dos clientes tem aumentado, ao mesmo tempo que a concorrência cresce. Por esse motivo, ter uma supply chain de qualidade faz toda a diferença no processo final de uma empresa, que é a entrega de um produto de alto nível e de forma rápida.

Todo o processo precisa ser bem acompanhado, etapa por etapa (compra, armazenamento, produção, embalagem, transporte e distribuição), para gerar uma performance superior ao que se encontra no mercado e a fidelização dos clientes.

Maior agilidade e eficiência

Empresas com uma supply chain management bem estruturada conseguem trabalhar todas as demandas e efetuar cada processo de forma eficaz e em tempo real. Essa gestão bem administrada é capaz inclusive de resolver problemas inesperados de maneira ágil.

Uma cadeia de suprimentos exige rapidez em todas as suas etapas e soluções precisas quando necessário. Com a integração de todos os processos e uma equipe qualificada, as chances de sucesso e destaque são garantidas.

Qual é a relação entre supply chain e logística?

Supply chain e logística são processos muito semelhantes, mas cada um tem suas especificidades no que diz respeito às ações aplicadas em uma empresa. Mas afinal, o que é logística e quais as diferenças em relação à supply chain?

A logística é todo o processo que envolve o transporte de materiais, seu armazenamento e todas as informações relacionadas. É representada por todas as operações que envolvam a entrega da mercadoria ao cliente final:

  • Armazenamento;
  • Separação e expedição;
  • Gestão do estoque;
  • Monitoramento do transporte.

A supply chain é todo o envolvimento estratégico dos processos das empresas envolvidas, desde a fabricação até a entrega final. Apesar de trabalhar à parte, a logística também está inserida na gestão da cadeia de suprimentos:

  • Fabricantes;
  • Distribuidoras;
  • Transportadoras;
  • Clientes.

Tanto a supply chain quanto a logística possuem o mesmo objetivo final, que é garantir a entrega das mercadorias no prazo determinado com agilidade, eficiência, qualidade e segurança. Ambos se complementam, mas a cadeia de suprimentos, no que tange ao fluxo dos processos e à relação entre empresa e cliente, é mais ampla.

Quais áreas fazem integração com a supply chain?

Por envolver vários processos, a cadeia de suprimentos é ampla e abrange diversas áreas, além de elementos e especialidades que também estão envolvidas em todas as etapas de supply chain.

Insumos

É a principal base do processo, já que a escolha de bons fornecedores é fundamental para a satisfação do cliente final. Qualidade e condições de negócios são estratégias importantes que a empresa precisa adotar na hora da compra de insumos.

Pessoas

Não adianta investir em excelentes softwares para gestão de todos os processos se a organização não tiver profissionais capacitados para fazer com que a cadeia de suprimentos seja eficiente. Os treinamentos são essenciais para um operacional alinhado.

Documentos

Todas as informações e dados, por menores que sejam, precisam ser detalhados para facilitar as análises. Nesse caso, a tecnologia é uma aliada para ajudar na centralização da gestão, no controle dos indicadores, entre outros processos.

Equipamentos

Toda a produtividade de supply chain depende de bons equipamentos. Quanto melhores forem, mais eficazes e ágeis serão as demandas de cada etapa da cadeia de suprimentos. Manutenção preventiva e monitoramento são fundamentais.

Transportes

Uma das partes mais importantes para todo o processo de supply chain é a escolha assertiva das transportadoras parceiras para a logística de distribuição. Elas precisam cumprir os prazos estipulados com eficiência e manter os produtos em segurança.

Quais são os principais desafios de supply chain?

A supply chain é o motor de uma empresa que deseja entrar nos moldes de um mercado dinâmico e se destacar pela qualidade do trabalho. Mas, como qualquer estratégia em uma organização, também tem seus desafios. 

Ainda segundo o Digital Supply Chain Study 2020, 29% das empresas brasileiras citam que ter mais visibilidade e rastrear a cadeia de suprimentos são desafios tão importantes quanto o gerenciamento da lucratividade.

Os desafios gerais que as organizações podem presenciar em supply chain podem ser classificados em:

Operacionais

Administrar e monitorar todo o processo operacional de uma cadeia de suprimentos exige muita atenção a todos os detalhes. Toda a logística de cumprir com prazos prezando a qualidade são grandes desafios para uma empresa.

Estratégicos

Uma logística empresarial bem estruturada precisa de estratégias inteligentes e principalmente de tecnologias que facilitem a integração de supply chain e atenda exatamente às necessidades de cada etapa.

Gestores precisam estar preparados para os obstáculos que aparecem durante os processos e saber lidar com cada um da forma correta.

Quando o assunto são desafios de supply chain, podemos citar pontos específicos que requerem atenção:

Transportes

No Brasil, os desafios que envolvem a cadeia de suprimentos são ainda maiores em relação à infraestrutura, como as estradas precárias e as altas tarifas de pedágios. Sabendo de todos esses problemas que fogem do controle da organização, gestores precisam elaborar prazos de entrega que não prejudiquem o cliente final.

Tecnologia

Muitas empresas passam por problemas durante as etapas de supply chain por falta de tecnologias específicas que são aliadas para uma boa gestão. Uma pesquisa realizada pelo IDC apontou que até o fim de 2021 as indústrias de manufatura terão investido 90% em tecnologia para as cadeias de suprimentos, o que resultará em uma melhoria de produtividade de 15%.

Clientes

A exigência cada vez maior dos clientes faz com que as empresas sintam a necessidade de elevar o nível de suas performances e estratégias de supply chain

É preciso analisar o comportamento do consumidor, o que ele procura e alinhar essas informações com todo o processo de gestão, para oferecer um serviço personalizado e com qualidade.

Como é a aplicação de supply chain em uma empresa?

A aplicação da cadeia de suprimentos em uma empresa pode ser elaborada estrategicamente de acordo com o segmento: distribuidor/atacado, indústrias, varejo e agronegócios. 

A estratégia de supply chain management deve ser estruturada com base no tipo de produto oferecido, modelo de negócio e porte da empresa. Algumas ações são necessárias nesse processo:

  • Planejar compras;
  • Analisar valores e qualidade dos fornecedores de produtos ou matéria-prima;
  • Otimizar e manter o controle das etapas da cadeia de suprimentos;
  • Gestão de estoque;
  • Gestão de transporte (até a entrega).

Indústrias

Um homem e uma mulher em uma indústria.

Com planejamentos estruturados e inteligentes, a aplicação de supply chain management em indústrias facilita o controle de todas as etapas. Através de softwares precisos e tecnologias de ponta, é possível elevar o nível de automação e ter detalhamento e monitoramento em tempo real de toda a gestão.

Outro ponto importante é a manutenção preventiva das máquinas e dos sistemas para que não ocorram problemas durante as tarefas diárias, o que faz atrasar e atrapalhar todas as etapas de uma cadeia de suprimentos.

Varejo

Um dos pontos mais importantes aos quais empresas do setor de varejo precisam dar atenção em uma cadeia de suprimentos é a gestão de estoque. Por trabalhar com uma alta rotatividade de produtos e clientes exigentes, essa etapa de supply chain management precisa estar com as informações e previsões sempre em dia.

Por isso, é importante fazer periodicamente inventários bem detalhados (através de softwares específicos) para entregar ao consumidor um atendimento satisfatório e diferenciado perante as concorrentes.

Distribuidor/Atacado

Uma mulher loira com um tablet na mão fazendo o controle de estoque em um centro de distribuição.

A venda em larga escala necessita de uma gestão eficaz. Por isso, os atacadistas precisam usar ferramentas certas para atender com uma ótima performance. O foco no estoque ainda é maior que para os varejistas, tendo em vista o grande número de mercadorias que é preciso ter disponível.

A distribuição e o armazenamento precisam estar alinhados e, para isso, é importante a supply chain management para que os gestores entendam como funciona o fluxo dos produtos, façam projeções e lidem com adversidades. Um software para integrar e alinhar todos esses pontos é primordial nesse segmento.

Agronegócio

A supply chain no agronegócio traz vantagens competitivas para o segmento. Em épocas de safra, por exemplo, a estratégia para a logística de transporte precisa estar bem estruturada.

O agronegócio é um segmento sazonal e, por isso, é fundamental ter todos os planejamentos da cadeia de suprimentos em dia para que, em épocas mais intensas, a desorganização não atrapalhe todos os processos, nem a eficiência e a agilidade na entrega ao consumidor final.

3 dicas para otimizar a gestão de supply chain

Estratégias que utilizem supply chain management com eficiência e agilidade, criando métodos que desenvolvam uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes, é o fator inicial ao estipular ações de otimização da cadeia de suprimentos.

Partindo do princípio de que o cliente final é a peça mais importante para elevar o nome de uma empresa, é preciso uma gestão que aumente o rendimento de todos os processos de supply chain de forma dinâmica, mas sem perder a qualidade.

Listamos abaixo três dicas indispensáveis para otimizar essas etapas.

1. Monitore demandas e despesas

Uma supply chain bem estruturada tem a análise detalhada de todas as informações a respeito das demandas e das despesas internas e externas. É através desse monitoramento que a empresa consegue avaliar os pontos positivos e negativos do processo, além de saber o que é preciso reduzir nas despesas e o que é necessário manter.

O inventário de estoque é outro fator essencial no processo de supply chain management. Através de previsões feitas por softwares, é possível detalhar quais mercadorias precisam de maior quantidade e as que estão em excesso,mantendo, dessa forma, o equilíbrio nas despesas com produtos.

2. Tenha parceiros de qualidade

A escolha dos parceiros de supply chain é o termômetro para avaliar o desempenho de uma empresa. É importante analisar o nível de inovação da organização aliada e sua eficiência e agilidade.

Os parceiros precisam estar dispostos a ajudar um ao outro e mostrar potencial para trabalhar em supply chain de forma dinâmica e com qualidade. O equilíbrio e a organização com as estratégias é a chave para o sucesso.

3. Utilize um sistema de gestão de qualidade

É fundamental que a empresa saiba todos os dados e informações do processo de supply chain em tempo real, para monitorar cada etapa de acordo com o prazo, além de estar preparada caso houver algum problema. Para isso, é importante ter um sistema de gestão que atenda a todas as necessidades, integrando todos os setores.

Com um sistema que seja completo e que otimize a gestão da cadeia de suprimentos, consegue-se reduzir tempo, ganhar produtividade, diminuir as possíveis falhas humanas e os problemas inesperados.

Soluções tecnológicas devem ser implementadas por uma empresa séria, capacitada e que possui os melhores sistemas para atender às necessidades da sua empresa. A Sankhya disponibiliza soluções para diversos segmentos organizacionais.

O que faz um profissional de supply chain?

Profissional de supply chain dentro de um centro de distribuição, com prateleiras cheias de caixas.

Para que todos os processos de supply chain estejam alinhados e a execução seja de alto nível, é fundamental que a área tenha um profissional capacitado para fazer a administração, o monitoramento e a otimização de todo o sistema.

Ele precisa estar em constante atenção com cada etapa, desde o contato com os fornecedores de matéria-prima até a distribuição final. Por isso, é um cargo que exige uma visão ampla, um acompanhamento com base em um planejamento estratégico, um controle preciso de todas as ações e rapidez para corrigir erros.

A empresa de recrutamento Robert Half fez um levantamento de cargos de média e alta gerência com mais destaque em 2022. Entre os citados, está o de gerente de supply chain. 

Também conhecido como supply chain management, esse profissional precisa ser completo, ou seja, entender a fundo todas as áreas que envolvem a cadeia de suprimentos, sempre com informações e dados atualizados. A seguir, listamos algumas das funções que um profissional desse setor precisa executar.

Responsabilidades do profissional desupply chain

  • Estruturar estratégias que estejam de acordo com o propósito da empresa;
  • Fazer análises constantes para identificar gargalos e corrigi-los ou modificá-los;
  • Implementar ações de otimização, sejam físicas, operacionais ou logísticas;
  • Manter a gestão de estoque atualizada;
  • Supervisionar os inventários;
  • Monitorar os indicadores;
  • Procurar reduzir custos desnecessários;
  • Estreitar as relações com parceiros comerciais através da confiança;
  • Montar protocolos de segurança para todos os processos.

Requisitos para o profissional de supply shain

  • Ter experiência na área (analista de supply chain, coordenador de logística ou cargos similares);
  • Entender o funcionamento de cadeia de suprimentos, planejamentos e gestão;
  • Conhecer o sistema ERP e saber utilizar os recursos disponíveis;
  • Ter esperteza para os negócios, raciocínio analítico e ágil;
  • Saber lidar com imprevistos e resolvê-los da melhor maneira;
  • Ter um olhar amplo e observador de todas as áreas da cadeia de suprimentos;
  • Saber se comunicar de forma clara e objetiva;
  • Ter experiência em lean manufacturing.

Habilidades

  • Entender de gestão de supply chain;
  • Conhecer todos os processos e atividades que envolvem a cadeia de suprimentos;
  • Saber negociar;
  • Ter capacidade de liderança e de bom relacionamento;
  • Entender de processos operacionais e logísticos;
  • Saber utilizar um sistema de gestão ERP.

Formação

  • Logística;
  • Análise de negócios;
  • Matemática;
  • Engenharia;
  • Administração;
  • Comércio internacional.

Quer saber como podemos tornar os processos da sua empresa mais eficientes? Entre em contato com um de nossos consultores e descubra os resultados que podemos proporcionar para o seu negócio.