Tendências de mercado para 2023

As tecnologias se expandem a cada ano, oferecendo ferramentas que auxiliam em cada passo que as empresas precisam dar. Mas,...

As tecnologias se expandem a cada ano, oferecendo ferramentas que auxiliam em cada passo que as empresas precisam dar. Mas, para isso, é preciso acompanhar as tendências de mercado para 2023 e o cenário econômico para avaliar quais impactos eles causam nos negócios. 

Avaliar o que é assertivo e o que são incertezas é importante para que as organizações saibam se planejar estrategicamente e investir em inovações para o crescimento contínuo, mas sem correr riscos de prejuízos financeiros.

O ano de 2023 se aproxima e é uma nova oportunidade de transformações e adaptações para as empresas que desejam se manter produtivas e eficientes.

Neste artigo, explicamos o conceito de tendências de mercado, a importância de acompanhá-las e quais são as principais novidades para 2023 por segmentos de atuação. Confira!

O que é tendência de mercado e por que é importante acompanhá-las?

Tendências de mercado são as transformações e inovações que surgem em vários segmentos de acordo com a evolução de compra e as novas necessidades dos consumidores.

Essas tendências podem aumentar a satisfação do cliente ao adquirir o produto ou serviço, além de melhorar a produtividade e a qualidade da rotina de trabalho das empresas.

Com o mundo em constante mudança, as empresas precisam acompanhar essas inovações e avaliar quais são necessárias para a sua evolução e sucesso nos negócios. Essas movimentações são uma previsão de como os consumidores vão se comportar no futuro e o que é preciso ser feito para oferecer a eles um serviço de excelência.

É importante que a empresa conheça e entenda sobre as tendências de mercado para saber se adaptar às novidades. Muitas vezes, é necessário estruturar um novo planejamento estratégico e uma nova direção no negócio para garantir assertividade e sucesso. Para isso, é preciso executar algumas ações como:

  • Adaptar-se rapidamente às mudanças;
  • Atentar-se aos insights por meio do conhecimento das tendências;
  • Estar à frente dos concorrentes;
  • Investir nas tecnologias inovadoras;
  • Conhecer as atuais dores dos clientes.

Em 2023, as organizações precisam analisar com muita cautela o cenário econômico, uma vez que ainda está passando por muitas instabilidades. Segundo previsão da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), o Brasil terá uma pequena porcentagem de 0,6% de crescimento econômico. 

Essa porcentagem representa um quinto da projeção de crescimento mundial (3%) deste ano. Com esse cenário desafiador e a alta inflação, é necessário que as empresas saibam fazer mudanças e inovações, acompanhando as tendências, sem prejudicar as finanças

Como as expectativas são de um ano desafiador, as empresas precisam criar planejamentos estratégicos assertivos, que estejam alinhados às novas mudanças e ao atual cenário.

Assim, é possível, mesmo em momentos de crise, crescer positivamente, aumentar a produtividade, investir em inovações e se destacar no mercado.

Quais são as tendências de mercado para 2023 em cada segmento de mercado?

Em cada segmento de mercado, surgem tendências para a evolução do setor e é preciso acompanhar essas mudanças para estar sempre à frente da concorrência

Todas as empresas, independente do porte e da atuação, precisam caminhar junto com as inovações. Assim, é possível manter melhorias contínuas.

Nesse sentido, listamos a seguir as principais tendências para 2023 dos segmentos de maior destaque no mercado.

Tendências de mercado para 2023 nas indústrias

A revolução industrial vem se transformando ano a ano e utilizando cada vez mais tecnologias de ponta para a excelência na execução das tarefas organizacionais. Com a chegada da indústria 5.0, novas tendências de mercado surgem para otimizar o trabalho e aumentar a eficiência e a qualidade nos processos operacionais.

É um desafio manter a alta performance, investindo em tecnologias avançadas, e obter a lucratividade estabelecida nos planejamentos, tendo em vista que a economia ainda caminha a passos lentos pós-pandemia.

Mas é possível estruturar um plano de crescimento que esteja aliado às mudanças no comportamento de compra do consumidor.

Com tomadas de decisões assertivas, as indústrias conseguem lidar com as instabilidades econômicas, acompanhar as tendências e manter o alto nível dos processos organizacionais

Entre as maiores novidades do setor para 2023, podemos citar:

Tendências de mercado para 2023 em distribuidores e atacadistas

A tecnologia está cada vez mais presente na rotina dos distribuidores e atacadistas, e no próximo ano não será diferente. Softwares e aplicativos para dispositivos móveis passaram de opção para necessidade. 

A gestão de cada etapa das atividades executadas em distribuidores e atacadistas requer agilidade e precisão para não ficar aquém dos concorrentes. Com isso, as estratégias nas operações deste segmento precisam de otimização de tempo e maior eficiência

A automação é o fator chave para crescimento e destaque no mercado. Uma pesquisa realizada pela consultoria Gartner mostrou que, até 2025, 20% das empresas de médio e grande porte serão beneficiadas pela automação

Com esses dados, é importante ter atenção às principais tendências para implementar em 2023. Entre elas podemos citar:

  • Uso do e-commerce;
  • Big Data Analytics;
  • Gestão de dados descentralizada;
  • Governança de dados;
  • Hiperautomação.

Tendências de mercado para 2023 no agro

Imagem representando as principais tendências de mercado para 2023 no agro:

Sensores;

Internet das Coisas (IoT);
Aplicativos e softwares de gestão;
Drones;
Produtos eco-friendly;
Inteligência Artificial (IA).

Considerado um dos setores com maior faturamento no país, o agronegócio continuará em destaque no próximo ano. Um levantamento da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil aponta uma perspectiva de crescimento de 2,5% para 2023.

Por ser um mercado amplo e com diversas ramificações, as empresas do segmento precisam estar atentas às tendências.

Em um setor voltado para a produção, as tecnologias inovam constantemente, oferecendo maior praticidade para todas as etapas dos processos. Elas são grandes aliadas na redução no tempo de trabalho, diminuição dos custos, aumento da produtividade e maior atenção à sustentabilidade.

Entre as inovações no mercado para 2023, podemos citar:

Tendências de mercado para 2023 no varejo

O varejo 4.0 é um setor que movimenta o mercado e está em constante evolução. A junção das vendas online e offline está em crescimento e a concorrência, acirrada. Por isso, é importante ter diferenciais para oferecer um melhor atendimento ao cliente e se destacar, como a junção do planejamento de vendas com a tecnologia.

Os clientes buscam cada vez mais uma experiência de compra personalizada e única, e um dos diferenciais para o próximo ano são as tecnologias que oferecem a integração de dados e informações.

Entre as tendências principais, estão:

  • Metaverso;
  • Omnichannel;
  • Softwares de gestão de vendas;
  • Chatbots;
  • Vendas em formato híbrido;
  • E-commerce.

Análise de tendências de mercado

“A palavra equilíbrio resume como será o ano de 2023  e as tendências de mercado que estão por vir”. Essas são palavras do escritor e palestrante Arthur Igreja, profissional renomado no mercado e autor do best-seller “Conveniência é o nome do negócio”

Para ele, a pandemia e, consequentemente, o isolamento social trouxeram para as empresas a forte necessidade da tecnologia como aliada para os negócios, além de exigir novos planejamentos estratégicos para se manter em meio a tantas instabilidades. 

Com o pós-pandemia e a volta do “mundo real”, o comportamento de compra dos consumidores passou por transformações e mostra que o atendimento híbrido cresce cada vez mais como tendência de mercado. A vida online e offline se integraram e as empresas precisam ajustar suas estratégias e investimentos para oferecer um serviço otimizado.

Outro ponto importante e de muito destaque em 2023 será a atenção à saúde mental, tanto dos colaboradores na rotina de trabalho e no ambiente organizacional quanto dos clientes com relação a toda a jornada de compra e experiência de uso de produtos ou serviços.

Um fator que também estará em evidência é a governança ambiental, social e corporativa (ESG). Ela exigirá das empresas cada vez mais práticas focadas no respeito à sustentabilidade, nos direitos humanos, no cumprimento das leis, na coletividade e na valorização da democracia.

Mesmo com a tecnologia como fator essencial na rotina das organizações, uma tendência em crescimento para o próximo ano é a humanização da tecnologia. Com as interações digitais dominando o mercado, as empresas sentem a necessidade de oferecer um atendimento mais humano, mesmo com o uso de robôs e inteligência artificial. 

E, por último, outra tendência que evolui em 2023 é a cibersegurança. As organizações se preocupam com a segurança dos dados e informações armazenados em nuvem, tanto internos quanto dos clientes. A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) garante a proteção e o cuidado com os dados dos cidadãos. É importante seguir corretamente as normas e regras.

O que se concretizou em 2022 e o que se mantém forte para 2023

No início de 2022, apresentamos uma lista de tendências que classificamos em tecnologia, comportamento e marketing.

Nossa equipe revisitou cada uma delas e apresentamos aqui um painel considerando quais delas se concretizaram, quais não deram em nada e quais se mantém fortes, apesar das mudanças constantes. Abaixo veja um quadro com as macrotendências de 2022 e o que se mantém para 2023:

Quadro com macrotendências de 2022 que se mantém de tendências de mercado para 2023.

O que se mantém: economia das ideias, surgimento de novos players, busca pelo propósito e marcas que se posicionam.

Em alta: resolução de problemas da sociedade e ESG.
Quadro com as macrotendências de 2022 e o que se mantém para 2023

Acesse o ebook sobre tendências para 2023 para ver o restante do quadro comparativo e também os principais pontos do Arthur Igreja e o Head de Inteligência de Mercado da Sankhya, Luiz Azarias.

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