Tecnologia e Tendências

Gestão em 2020: Smartphones no ambiente de trabalho e Trabalho Colaborativo

gestão em 2020

Assim como mudam as iniciativas de grandes empresas diante do modelo de negócio acelerado das startups, muda também o comportamento de pessoas, pela forma como consomem informações e sentem o impacto direto vindo da tecnologia. 

Com o aumento da praticidade e a aceleração de processos através da tecnologia, surgem consequências diretamente relacionadas ao ambiente pessoal e profissional de milhares de brasileiros, exigindo maior preparo na parte de liderança e comunicação de uma empresa.

Ambos deverão ser levados em conta, quando pensarmos em como direcionar a gestão em 2020. Entenda o que irá causar isso e como se antecipar para as consequências.

Mudanças de Comportamento Pessoal e Profissional

Hoje, pessoas parecem estar em todo o lugar a todo tempo, mantendo conexão com vários contatos e têm acesso à notícias do mundo todo, fazendo com que se sintam cada vez mais instruídas e preparadas para todo o tipo de situação, apesar de muitas vezes estarem só vendo a ponta do iceberg de um mundo de informações. 

De acordo com a 30ª Pesquisa Anual de Administração e Uso de Tecnologia da Informação nas Empresas, realizada pela Fundação Getúlio Vargas de São Paulo (FGV-SP), o Brasil possui um total de 230 milhões de celulares ativos, fazendo com que a tendência de dois smartphones, um para uso pessoal e outro para atividade empresarial, se torne a mescla de funções em apenas um aparelho.

Como consequência disso, encontramos mudanças comportamentais que inicialmente afetam o ambiente pessoal de muitos brasileiros, em seguida, afetando a forma como eles lidam com lado profissional de sua rotina, tendo impactos diretos na gestão em 2020:

  • Pessoal – A grande quantidade de informações consumida irá tornar pessoas cada vez mais propícias a desenvolver novos interesses, seja no ambiente de entretenimento, culinária, propostas sociais, saúde ou até mesmo profissional, visto que tudo se torna mais acessível e tangível, através de uma simples pesquisa através do smartphone ou do próprio consumo diário de dados.
  • Profissional – Sofrendo as consequências desse aumento de informações, a inclusão do celular no ambiente de trabalho, uma tecnologia antes reconhecida como para uso pessoal, irá se tornar um dos principais recursos para a agilidade na execução de tarefas. Consequentemente, será possível notar um aumento da produtividade e um rápido de desenvolvimento de profissionais, fazendo com que o reconhecimento da importância da opinião do empregado se torne extremamente importante para que o mesmo se mantenha engajado e proativo, tornando a satisfação de colaboradores com o ambiente de trabalho uma prioridade.

Através dessa análise de comportamento e com base no dia-a-dia de startups e grandes empresas, fica visível uma série de impactos e mudanças que farão com que a gestão da nova década seja voltada para a agilidade de processos e conforto de colaboradores.

Quais os impactos para Gestão em 2020?

Entre as principais tendências para a gestão da nova década, estão incluídos muitos treinamentos e trabalhos em equipe.

Como consequência da mudança comportamental de brasileiros, através da conectividade de informações e do acesso à métodos e relatos de empresas e equipes de todo o Brasil, nos deparamos tanto com o crescimento da autonomia de colaboradores, como com o aumento de importância das conexões entre pessoas e qualidade no ambiente de trabalho.

Dessa forma, separamos algumas das principais tendências para a gestão em 2020, que farão com que todas as empresas precisem adaptar o setor de Recursos Humanos e a própria cultura de seus funcionários, de acordo com essa nova fase da vida profissional de muitos brasileiros:

  • Iniciativas de Trabalho Colaborativo

Em um fluxo constante de ideias e novas informações, é extremamente necessário manter equipes alinhadas e ao mesmo tempo, compartilhando possibilidades entre si. Através da união de equipes e setores, será possível aumentar o alcance de novos projetos e garantir que todas as ideias sejam ouvidas e adaptadas de acordo com as necessidades de cada empreendimento. 

Um dos principais benefícios desse tipo de iniciativa na gestão em 2020 é manter colaboradores conectados, engajados, animados e recebendo feedback constante de todos os seus parceiros, fazendo com que a gestão flua de forma orgânica e saudável.

  • Aumenta de Flexibilidade no Local de Trabalho

Com o aumento da conectividade através de smartphones e notebooks, colaboradores tendem a estar sempre conectados com suas funções de trabalho ou até mesmo resolvendo pendências no transporte público e em casa. 

Oferecer flexibilidade no trabalho, seja em horários dentro da própria empresa ou permitindo o uso de homeoffice em dias específicos ou em projetos com grande necessidade de foco e produção, poderá beneficiar tanto o colaborador, com o conforto solicitado e motivação necessária, quanto ao empregador, que terá resultados maiores e um aumento de confiança e engajamento de seus funcionários.

  • Capacitação de Colaboradores para Cargos de Liderança

Através da união de equipes e interação de funcionários, será possível identificar novos líderes ou colaboradores com a capacidade de administrar grandes projetos e desenvolver planejamentos estratégicos. 

Mesmo sendo um processo natural, é necessário estar de olho no crescimento de cada um desses novos destaques, mantendo seu engajamento e oferecendo oportunidade de cursos, treinamentos, benefícios ou promoções para que os novos gestores possam crescer cada vez mais, inspirando suas equipes e trazendo lucro para a empresa.

  • Treinamentos e Recrutamentos com Auxílio da Tecnologia para o RH

Com colaboradores cada vez mais fortes, será necessário ter uma equipe capaz de sustentar o crescimento da empresa, tanto na administração dos funcionários atuais, quanto no recrutamento de novos parceiros.

Para a gestão em 2020, capacitar o setor de Recursos Humanos através da tecnologia, significa permitir treinamentos através de videoconferências, cursos online e conexão com outras empresas que possuem um setor de RH referência no mercado, treinando a conexão de equipes e oferecendo novas possibilidades de motivação para cada um dos representantes do setor, em sua empresa. 

Outra mudança necessária será a utilização de métodos práticos tecnológicos que facilitem entrevistas, negociações e contratações feitas pelo setor de Recursos Humanos, incluindo assinaturas digitais e processos seletivos através de testes pela internet e entrevistas por vídeo, agilizando a fase inicial de contratação e acelerando o crescimento da empresa.

Texto originalmente escrito por AAA Inovação.

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