Sistema ERP financeiro e contábil
O departamento financeiro é um dos mais importantes para a saúde da sua empresa. É o módulo no qual são operacionalizadas as transações financeiras da companhia, como as contas a pagar, as contas a receber, as movimentações bancárias, as aplicações financeiras, a gestão de cobrança, o controle do fluxo de caixa, a classificação das receitas e despesas etc.
Isso quer dizer que esse setor jamais pode ser deixado de lado, afinal, se o software de gestão financeira da sua empresa não está com um bom controle de caixa, você pode enfrentar diversos e sérios problemas.
O sistema ERP auxilia na consolidação das contas e dos balanços da sua empresa, trazendo uma melhoria constante com a análise estratégica de dados. Ele também torna o dia a dia dos profissionais mais otimizado, facilitando as rotinas e evitando erros.
Em suma, o sistema permite ter uma visão mais ampla sobre a realidade financeira da sua empresa, permitindo criar estratégias para os períodos sazonais, tornando-os mais saudáveis.
Além disso, no módulo contábil do ERP, são realizados os registros contábeis, gerando as demonstrações típicas da contabilidade, como: balanços, balancetes, livros razão, demonstrativos de resultado do exercício, entre vários outros.
Sistema ERP para controle de contas a pagar e a receber
Independente do porte da sua empresa, é preciso manter o seu negócio sólido para que as decisões sejam tomadas a partir de informações seguras.
O controle de contas a pagar e receber permite que a sua empresa:
- Lance todas as notas fiscais;
- Agende pagamentos junto ao banco;
- Receba relatórios e alertas sobre as contas pagas;
- Acompanhe o momento certo em que ela atinge o ponto de equilíbrio;
- Gerencie o fluxo de caixa e o resultado financeiro por naturezas, centros de resultado e projetos;
- Administre a política de prazos de pagamento aos fornecedores e de recebimento dos clientes através do ciclo operacional e financeiro;
- Entre vários outros benefícios.
Leia também
Sistema ERP fiscal e tributário
O sistema ERP fiscal e tributário contribui para realizar o controle de toda a carga tributária da empresa, possibilitando maior embasamento para a tomada de decisão estratégica. Algumas empresas adquirem um novo ERP ou trocam o ERP atual para atenderem às exigências fiscais do seu segmento.
Esse é o módulo no qual são realizadas as apurações de impostos, declarações fiscais, relatórios exigidos pela fiscalização etc., como eSocial, o projeto SPED, a geração dos arquivos Sintegra, ROI e Super Sintegra, Reinf, Nota Fiscal 4.0, entre outros.
Os melhores ERPs automatizam a entrega da documentação tributária e a atualizam automaticamente. Ou seja, se uma nova lei entrar em vigor, o software já se atualiza com as mudanças, evitando riscos fiscais e tributários para a sua empresa.
Leia também
Sistema ERP para gestão de pessoas (RH)
Esse é o módulo em que são tratadas as questões trabalhistas e de gestão de pessoal, incluindo questões como controle de ponto, banco de horas, benefícios, encargos trabalhistas.
Você também pode utilizá-lo para melhorar a gestão dos colaboradores, padronizar as questões trabalhistas e, principalmente, gerar informações automaticamente para o envio dos arquivos para HomologNet, eSocial, RAIS, DIRF, entre outros.
Leia também
Sistema ERP para controle de vendas
Um sistema ERP para o controle de vendas garante que os pedidos de vendas sejam inseridos no módulo de vendas e, a partir disso, realizados vários desdobramentos da operação de venda, como a análise de rentabilidade, o faturamento, a expedição das mercadorias etc.
O sistema também mantém o histórico dos clientes, permitindo ações estratégicas, como o desempenho de vendas, analisando o resultado por vendedor, região, cliente, SKU, grupo de produtos, ofertas etc.
Leia também
Sistema ERP para gestão de compras e estoque
O sistema ERP automatiza cotações e ordens de compras, identifica a necessidade de compra em função do estoque e do giro de produtos e é totalmente integrado ao sistema financeiro para o pagamento das mercadorias em uma determinada data.
No módulo de gestão de compras e estoque, são realizadas as operações de controle do estoque da empresa, os relatórios de sugestão de compras, a administração da gestão de compras junto aos fornecedores, a recepção dos produtos comprados, a inspeção de qualidade dos produtos e as análises de quantidade de produtos em estoque.
Desse modo, o ERP permite o total controle na gestão de compras, facilitando o processo para encontrar o fornecedor ideal e auxiliando no equilíbrio entre as contas a pagar e a receber.
Leia também
Sistema ERP para Produção
No sistema ERP, o módulo de produção abrange o MRP e o MRP II, a administração e o apontamento das ordens de produção, o controle de qualidade, os produtos intermediários, entre outros.
Tudo isso possibilita que a sua empresa tenha uma visão ampla da capacidade de produção do negócio, otimizando todas as etapas do processo produtivo.
Leia também
Sistema WMS
Sistema WMS (Warehouse Management System) ou Sistema de Gerenciamento de Armazém é um software que atua no controle de processos de logística das cadeias de suprimentos.
Ele recolhe informações para o sistema de armazenamento e logística, facilitando desde o recebimento de produtos até o envio de mercadorias ao cliente.
Leia também
Sistema CRM
O gerenciamento de relacionamento com os clientes é um módulo cada vez mais importante dos ERPs. O sistema CRM (Customer Relationship Management) gerencia todas as operações de contato com os clientes, como: envio de e-mails, gerenciamento de propostas comerciais, histórico de contatos e métricas de gestão de vendas.
Leia também
Sistema ERP para controle de entregas
O sistema ERP pode ter o módulo de controle das entregas, evitando atrasos, alertando sobre as pendências e automatizando os prazos.
Portanto, o ERP facilita a coordenação e o controle de todos os processos, gerenciando notas fiscais e frotas de entrega, permitindo a gestão de pedidos de compra e possibilitando um melhor controle do estoque.
Sistema ERP para Logística
Todos os processos de entrega de mercadoria ao cliente são integrados para que você tenha uma visão ampla de todo o processo, desde a produção até o dia em que a mercadoria chegará ao cliente.
Além disso, o ERP permite integrar novas funcionalidades, como é o caso do rastreio de pedidos
Sistema ERP para gerenciamento de frotas
O ERP permite o controle das entregas e também o gerenciamento de frotas. Com ele, você avalia o licenciamento, a revisão, os horários de motoristas etc. O sistema permite maximizar os resultados de todas as operações, garantindo mais tranquilidade e qualidade nas entregas.