A prospecção de clientes é uma etapa fundamental para realizar vendas, já que as chances de vender o seu produto ou serviço para alguém que esteja precisando deles é muito maior do que ficar atirando no escuro e para todos os lados.

A web possui ferramentas poderosas para te ajudar a encontrar essas pessoas e, até mesmo, fazer com que elas venham até você. Mas como? Continue lendo o nosso post e veja como usar a web como parte fundamental da sua estratégia de prospecção de clientes.

1. Conheça o seu público mais a fundo

As chances de efetivar uma venda são infinitamente maiores quando você sabe muito bem com quem está falando e não há ferramenta melhor do que a web para fazer isso. Com as redes sociais, os e-mails marketing e os dados disponíveis nos canais digitais é possível traçar um perfil exato do seu público-alvo: quais são suas motivações, seus anseios, seus gostos e desgostos e com quem ele se relaciona.

Essas informações são muito valiosas para a prospecção de clientes, uma vez que te permite saber exatamente como, quando e o que oferecer para o seu público..

2. Faça o seu cliente vir até você

Como? Com o marketing de atração, ou Inbound Marketing. O marketing de atração nada mais é do que educar e disponibilizar conteúdos e materiais relevantes para que o seu público venha até você.

Agora que você já tem todas as informações que precisa sobre o seu público-alvo, fica muito mais fácil de desenvolver materiais que vão ajudá-lo na jornada de compras e mostrar a importância de seu produto ou serviço.

Com isso, o seu cliente acaba vindo de forma espontânea à sua procura, já que você mostrou para ele quais os caminhos pelos quais ele pode optar para resolver o seu problema.

3. Qualifique os leads

Ainda seguindo a dica anterior, quando você utiliza os meios digitais como parte da prospecção de clientes, a qualidade das leads que chegarão para a sua equipe de vendas é muito maior.

Isso acontece porque o marketing de atração desperta o interesse exatamente do seu público que só se cadastra em suas newsletters ou faz o download dos seus materiais caso tenha um interesse real no assunto ou nos produtos e serviços que a sua empresa oferece.

Resumindo: as leads que chegam para a sua equipe de vendas representam grande potencial de conversão, o que significa uma equipe de vendas mais enxuta e, consequentemente, mais lucros para a sua empresa.

4. Reduza o custo de aquisição de clientes

Quando a prospecção de clientes é realizada da maneira tradicional, ou seja, com um vendedor “batendo” de porta em porta, os custos para adquirir um cliente são muito mais altos.

Isso porque você precisa de uma equipe maior para conseguir uma quantidade razoável de leads e ainda tem os custos de deslocamento. Quando você utiliza o marketing digital e o marketing de atração como parte da sua estratégia de vendas, esses custos caem, uma vez que as leads virão até você por meio dos materiais e dos conteúdos que foram criados com base no estudo do público-alvo.

5. Reajuste a estratégia

Uma das grandes vantagens do marketing digital é poder acompanhar o feedback dos clientes e os resultados das estratégias em tempo real. Isso te dá uma série de dados valiosos para tomar decisões rápidas e reajustar as estratégias antes que grandes danos sejam causados.

6. Estabeleça metas e compare

Ainda está em dúvida sobre os benefícios de usar as ferramentas digitais como parte da sua estratégia de prospecção de clientes? É só tirar a prova! Trace metas e indicadores de sucesso para cada iniciativa digital, acompanhe os resultados diariamente e compare com as demais estratégias de venda que a sua empresa utiliza. No final do período, foque naquilo que deu resultado e despreze o que não foi satisfatório.

Quer mais dicas para potencializar as vendas da sua empresa? Então saiba como ter sucesso na prospecção de clientes por telefone.