Todo empreendedor, ao longo de sua trajetória, elege livros de cabeceira. Eles podem abordar temas como cases de sucesso ou fracasso, novas metodologias de negócios, mudança e transformação, tendências, etc.

A leitura e o estudo são rotinas na vida de muitos gestores, uma vez que a busca por novos conhecimentos é o que faz com que as empresas se mantenham em dia diante de um cenário que muda a cada instante.

Por isso, pedimos algumas indicações de livros aos nossos diretores da Sankhya e segue a lista dos 10 livros citados, sobre gestão, negócios, autoconhecimento e outros: 

  1. Pipeline da Liderança (Ram Charan)
  2. Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes (Stephen Covey)
  3. A startup enxuta (Eric Ries)
  4. Receita Previsível (Aaron Ross)
  5. Inevitável (Kevin Kelly)
  6. Satisfação Garantida (Tony Hsieh)
  7. Gestão do Amanhã (Sandro Magaldi)
  8. Mindset (Carol Dweck)
  9. A coragem de ser imperfeito (Brené Brown)
  10. Encontro o seu porque (Simon Sinek)

1. Pipeline da Liderança: o desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo 

Indicado por nossa Diretora de Pessoas e Cultura, Mariá Menezes, esse livro trata sobre o que realmente motiva as pessoas. Daniel Pink, consultor americano que é considerado um dos gurus do mercado de trabalho moderno trás estudos e pesquisas científicas compiladas por ele sobre esse assunto.

O autor defende que recompensas e punições não são as únicas maneiras de motivar. Para ele, os fatores motivacionais mais importantes vêm de dentro de cada um. É a vontade de deixar um legado e o nível de satisfação pessoal e profissional que faz as pessoas buscarem um melhor desempenho e resultado no que se propõem a fazer. 

 

2. Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes: lições poderosas para a transformação pessoal

Esse livro foi mais uma indicação da Diretora de Pessoas e Cultura. Stephen Covey foi um dos mais importantes autores de livros de negócios nos Estados Unidos.

Os sete hábitos listados são: 1) Seja proativo; 2) Comece com o objetivo em mente; 3) Primeiro o mais importante; 4) Pense em ganha-ganha; 5) Procure primeiro compreender; 6) Crie sinergia; 7) Afine o instrumento.

A cada capítulo, são muitos exemplos e exercícios a fim de que o leitor possa fazer correlações com sua vida diária. A linguagem é simples, foge de receitas prontas e propõe ao leitor uma profunda reflexão sobre atitudes, comportamentos e paradigmas.

 

3. A startup enxuta: Como os empreendedores utilizam a inovação contínua para criar empresas extremamente bem-sucedidas

Esse título foi uma indicação do Diretor de Inovação e sócio da Sankhya, Fábio Tulio. Eric Ries é empreendedor, palestrante e escritor de sucesso. Em 2007, foi eleito pela revista americana Business Week como um dos melhores jovens empreendedores da tecnologia.

Autor do método que dá nome ao livro, ele acredita que os projetos bem sucedidos são aqueles em que o desperdício é deixado de lado (tempo, pessoas, tecnologias, dinheiro). Para ele, isso significa que toda a atividade que não contribui para se aprender a respeito dos clientes não é capaz de agregar valor.

O livro apresenta histórias de empresas que adotaram a metodologia com sucesso, provando a teoria de Ries, de que é possível construir produtos e projetos verdadeiramente inovadores sem desperdício, seja nas grandes empresas, seja nas startups.

 

4. Receita Previsível: Como implantar a metodologia revolucionária de vendas outbound que pode triplicar os resultados da sua empresa.

Outra indicação de Fábio Tulio voltada para a área comercial da empresa. Aaron Ross é escritor, palestrante e consultor de sucesso, criador da metodologia de vendas conhecida como Cold Calling 2.0.

O livro apresenta a metodologia desenvolvida por Ross e traz cases que demonstram como ela pode ser implementada na prática e contribuir para que as empresas transformem suas áreas comerciais em estruturas totalmente ativas, sem depender das oscilações do mercado.

Os autores explicam o passo a passo para a implementação de uma estratégia de vendas outbound, que vai gerar resultados sem a necessidade de grandes investimentos em marketing, utilizando apenas método, pessoas e disciplina para ampliar as vendas. 

 

5. Inevitável: as 12 forças tecnológicas que mudarão nosso mundo

Manoel Menezes, Diretor de Desenvolvimento, indica esse livro de Kevin Kelly, que é professor e consultor, especializado em tecnologias aplicadas à educação.

No livro, ele apresenta uma espécie de roteiro com a relação das tecnologias que irão alterar a vida das pessoas nos próximos 30 anos. Muitas das tendências apresentadas por ele já são realidade, como o avanço da realidade virtual, da inteligência artificial e das máquinas que aprendem.

O autor mostra, ao longo do livro, como as mudanças tecnológicas vão afetar a vida cotidiana das pessoas e como elas podem se preparar para novas maneiras de trabalhar, investir, estudar, vender, etc. Kelly apresenta respostas e indica que a melhor solução é abraçar a transformação e analisar a tecnologia a partir do prisma de como podemos nos beneficiar dela.

 

6. Satisfação Garantida

Indicação da Liana Braia, Gerente de Sucesso do Cliente, esse livro trata sobre como satisfazer clientes e garantir fidelidade dos mesmo.

A Zappos é uma loja online que vende sapatos e entrega felicidade. Essa é uma das maneiras como a empresa costuma ser apresentado por Tony Hsieh, que consolidou a cultura interna de satisfação total para o cliente.

Nesse livro, o CEO da Zappos conta sua trajetória e as lições de empreendedorismo que desenvolveu ao longo do tempo. Seu foco é satisfazer clientes e colaboradores sem perder de vista a necessidade de construir resultados de maneira sustentável e rápida. Para Tony Hsieh, todo o seu negócio está atrelado à busca da felicidade para ele mesmo, sua equipe e seus clientes.

 

7. Gestão do Amanhã: Tudo o que você precisa saber sobre gestão, inovação e liderança para vencer na 4ª Revolução Industrial

Indicação da nossa Analista de Recursos Humanos, a Mariana Gonlçaves. Nesse livro, os autores traçam um panorama histórico dos diferentes modelos da gestão adotados ao longo dos tempos.

No presente, abordam as mudanças que acontecem simultaneamente nas empresas e na sociedade, chegando ao conceito de 4a Revolução Industrial. Sandro Magaldi é cofundador da plataforma MeuSucesso.com, que conta histórias de empreendedorismo.

José Salibi Neto tem seu nome ligado ao da HSM, empresa líder em educação executiva. Ambos conviveram e tiveram a oportunidade de trabalhar com alguns dos mais renomados pensadores da administração, no Brasil e no mundo. Eles trazem essa bagagem para o livro, destacando a importância da atualização para empreendedores que ainda resistem em abraçar as mudanças e os novos cenários no mundo dos negócios.

 

8. Mindset: a nova psicologia do sucesso

Indicação no CEO da Sankhya, Felipe Calixto, esse livro trata de uma das palavras talvez seja uma das mais ouvidas nos corredores das empresas modernas, principalmente naquelas que já iniciaram ou sabem que precisam iniciar sua transformação digital.

Ela quer dizer atitude mental ou o modo como as pessoas encaram a vida e seus desafios. Nesse livro, Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia e especialista internacional em sucesso e motivação, apresenta os resultados de seus estudos sobre o tema.

A autora aborda a importância da adoção de atitudes mentais voltadas para o atingimento de nossas metas. Para ela, mindset não é apenas um traço de personalidade, mas é a explicação por trás da maneira como as pessoas tomam decisões e agem para atingir seus objetivos.

 

9. A Coragem de Ser Imperfeito

Brené Brown, que é ph.D. em Serviço Social, pesquisadora, professora e palestrante premiada. A partir de uma palestra no TED sobre vulnerabilidade, alcançou sucesso global e transformou esse tema – antes desconfortável – em algo mais comum entre pessoas e organizações.

Nesse livro, indicado por Felipe Calixto, a autora afirma que viver é experimentar incertezas, riscos e se expor emocionalmente. Por meio de muitas histórias, dados de suas pesquisas e experiências pessoais, ela mostra que a imperfeição, o erro, o medo de não ser aceito são aspectos da vida das pessoas, tanto quanto o sucesso.

 

10. Encontre seu porque: um guia prático para descobrir o seu propósito e o de sua equipe

Nesse livro, indicado por Lorrana Vila, Coordenadora de Marketing, os autores acreditam que todas as pessoas tem o direito de descobrirem o que realmente faz sentido em seus trabalhos e vidas pessoais. No livro, o professor e palestrante Simon Sinek, autor de Comece pelo Porque, resgata os princípios apresentados anteriormente e oferece aos leitores ferramentas práticas para que que eles possam identificar suas reais motivações.

Ele conta com o apoio de Peter Docker e David Mead. O primeiro foi piloto da Força Aérea Real e hoje atua como consultor empresarial. Mead também trabalha com consultoria e já atendeu cerca de 80 empresas de indústrias diferentes. Com atividades práticas, o livro apresenta dicas para uma vida profissional gratificante e bem-sucedida, tanto para quem está em início de carreira quanto para aqueles que já alcançaram posições de liderança.

Temos o compilado geral dessa indicações no eBook 30 Livros essenciais para qualquer empresário, acesse aqui. 

Conclusão

As obras que apresentamos aqui falam sobre técnicas e metodologias, mas tratam principalmente de pessoas. São elas quem realmente faz a diferença nas organizações.

Esperamos que você tenha apreciado essa seleção e que as dicas de leitura dos gestores da Sankhya possam te ajudar a evoluir pessoal e profissionalmente.