A área de administração de empresas tem hoje diversos nomes de peso. Afinal, é cada vez maior o número de modelos inovadores de negócios, mais experiências corporativas bem-sucedidas e muitos exemplos com os quais aprender. Ainda que você não trabalhe na mesma área de alguns desses gurus da administração, muito provavelmente algumas de suas lições podem ser bastante inspiradoras para seu próprio cotidiano de trabalho. Que tal aprender um pouco com eles? Pensando nisso, preparamos uma lista com os principais nomes da área de administração de empresas do mundo, suas trajetórias de sucesso e seus principais feitos. Ficou curioso? Então acompanhe com a gente!

Jim Collins e o segredo de uma empresa bem-sucedida

dia-do-administrador-6-gurus-da-administracao-e-como-eles-vao-te-inspirar-jim-collins

O que faz uma empresa ser bem-sucedida na sua área de atuação? Jim Collins é um dos principais especialistas em gestão que se preocupam com essa questão. Ele estudou matemática na universidade de Stanford, mas foi trabalhando para empresas como a HP e a CNN International que ele expandiu seus horizontes profissionais e focou seus esforços na gestão de empresas.

Basicamente, em busca de maior longevidade para empresas e modelos de negócios, Jim Collins tem proposto os principais eixos de atuação nos quais é necessário uma empresa focar. Um deles é a antecipação por mudanças. Empresas que anteveem transformações do mercado, dos consumidores e dos hábitos de consumo no mercado têm maiores chances de se preparar para o futuro e de ganhar uma vantagem competitiva em relação a seus concorrentes. Além disso, Jim aconselha que é imprescindível estabelecer metas audaciosas e ser visionário. Os sonhos são uma forma de continuar crescendo e de manter a ambição empresarial.

As cinco forças de Michael Porter

dia-do-administrador-6-gurus-da-administracao-e-como-eles-vao-te-inspirar-michael-porter

Michael Porter é o acadêmico de Harvard responsável pelo famoso “Modelo das Cinco Forças”, que é hoje o mantra de muitas empresas modernas. O modelo de Porter foi publicado por ele na década de 1970, mas continua muito pertinente para as empresas modernas. Seu modelo prevê a necessidade de cinco forças essenciais a serem consideradas para entender qualquer negócio: ameaça de produtos substitutos; ameaça de novos entrantes no mercado; poder de barganha dos clientes; poder de barganha dos fornecedores; e rivalidade entre os concorrentes. Esses aspectos devem ser levados em consideração para quem quiser entender o mercado e se destacar. Para Porter, é imprescindível contratar as pessoas certas para sua empresa. Isso garante que as estratégias, planos e métodos de negócio sejam transcritos do papel para a realidade.

Eric Schmidt e o incentivo à criatividade no ambiente organizacional

dia-do-administrador-6-gurus-da-administracao-e-como-eles-vao-te-inspirar-eric

Eric Schmidt é um dos principais nomes por trás do sucesso do Google. Ele fez a empresa crescer de forma inacreditável depois de sua abertura a investidores no mercado, com aportes crescentes e muito incentivo à criatividade. Eric apostou nas mentes criativas da empresa, incentivando uma cultura organizacional que valorizasse inovações, ideias, colaboração entre equipes e novos talentos. Isso se tornou uma das marcas registradas da empresa, que tem conseguido se manter na liderança de vários mercados hoje em dia. Foi sob o comando de Schmidt que o Google adquiriu diversos serviços, sendo a compra do YouTube a mais notória deles. Eric só se arrepende de ter subestimado o potencial do Facebook como concorrente e hoje em dia a empresa ainda enfrenta alguns desafios em razão disso.

A experiência de consumo imaginada por Howard Schultz

dia-do-administrador-6-gurus-da-administracao-e-como-eles-vao-te-inspirar-howard

Howard Schultz é o CEO responsável não apenas pelo sucesso da Starbucks, mas também pela criação de um novo estilo de vida nos Estados Unidos e no mundo. A cultura do café e das cafeterias que vivenciamos hoje em dia é, em grande parte, devida ao sucesso da Starbucks. Antes desse sucesso, poucas pessoas pagavam tanto por um café e nem mesmo conheciam tantas formas de consumir essa bebida. Schultz apostou na experiência de consumo dos clientes, que não entravam em suas lojas apenas em razão do produto que era vendido. Assim, aspectos como a identidade visual marcante, o atendimento, trilhas sonoras e até mesmo os aromas, fizeram parte de uma calculada e bem-sucedida estratégia comercial.

Mark Zuckerberg entre os melhores gurus da administração

dia-do-administrador-6-gurus-da-administracao-e-como-eles-vao-te-inspirar-mark

Todos conhecem o nome por trás do gigante das redes sociais, o Facebook. Mark Zuckerberg virou até mesmo personagem de filmes de Hollywood. Mas é na administração desse conglomerado de empresas que o jovem empresário se destaca. Talvez em razão de sua pouca experiência e juventude, Zuckerberg manteve-se atento à qualidade do produto principal de sua empresa e procurou focar seus negócios não apenas na lucratividade imediata, mas na busca por um crescimento constante e focado. Isso fez com que ele recusasse diversas ofertas de negócios e de publicidade. Sua resiliência nos negócios deu resultados e o Facebook desbancou com facilidade sua maior ameaça recente, a rede social lançada pelo Google (Google +).

Jeff Bezos e seu foco no atendimento ao consumidor

dia-do-administrador-6-gurus-da-administracao-e-como-eles-vao-te-inspirar-jeff

A Amazon tem hoje um dos principais serviços de atendimento ao consumidor do mundo. Isso se deve à administração de Jeff Bezos, cuja atuação como CEO fez com que essa livraria online se expandisse para praticamente todas as áreas do comércio online. A experiência de consumo é muito importante para Bezos, que costuma ler e-mails de seus clientes aleatoriamente, para testar o feedback das vendas. Seu objetivo principal é que o cliente seja sempre ouvido. Esse foco no cliente fez com que o serviço da Amazon se diversificasse cada vez mais. Hoje em dia, em um mesmo carrinho de compras do site, é possível comprar desde e-books até produtos de higiene pessoal. Mais recentemente, a empresa também se destacou no ramo do entretenimento, com uma de suas produções online (o seriado Transparent) ganhando o Globo de Ouro de melhor série do ano em 2015!

Com essa lista de peso em mãos, que tal colocar algumas dessas lições em prática? Esses gurus da administração têm muito o que contribuir com seu dia a dia de trabalho e podem ser extremamente inspiradores para você!

Tem outras sugestões de nomes para acrescentar à lista? Já buscou inspiração em alguns desses nomes antes? Deixe a sua opinião aqui nos comentários: