Varejo: 3 rotinas gerenciais para ficar de olho

Já se foi o tempo em que um gerente de varejo era simplesmente o vendedor mais experiente na empresa. Claro...

Já se foi o tempo em que um gerente de varejo era simplesmente o vendedor mais experiente na empresa. Claro que a experiência ainda é um fator importante, assim como o conhecimento das etapas da cadeia de vendas, mas hoje um bom gestor precisa desenvolver uma série de outros hábitos, rotinas e processos que tornem o trabalho mais produtivo e eficiente. Além, é claro, de ter controle sobre as diversas camadas do negócio.

Confira 3 rotinas gerenciais do varejo em que você deve ficar de olho, descubra como torná-las mais eficientes e saiba como um software para varejo pode ajudá-lo a ser um gerente melhor:

Controle de patrimônio e de entradas e saídas

O gerente deve estar sempre atento a tudo o que é comprado e vendido pela empresa, assim como todos os produtos que estão em estoque. É importante não só conhecer as entradas e saídas, mas ainda integrá-las com o seu relatório de vendas. Afinal, de que adianta, por exemplo, comprar uma grande quantidade de determinado produto — gerando dívidas ou diminuindo o capital de giro — se ele passa por uma baixa nas vendas?

Da mesma forma, o patrimônio (equipamentos, máquinas, móveis, etc.) deve ser gerenciado de acordo com as necessidades, sempre tendo em vista as modificações do mercado, flutuações de venda e utilidade para a equipe.

Atendimento ao cliente e vendas

Entre as principais rotinas gerenciais do varejo está o atendimento ao cliente. Esse deve ser o foco de qualquer empresa de sucesso nesse ramo, já que suas vendas — e , consequentemente, o lucro do negócio — dependem do consumidor.

O objetivo deve ser sempre oferecer um atendimento de excelência, e, para isso, o gerente deve estar atento às rotinas de abordagem ao cliente, seu encantamento e o processo de fidelização. É preciso conhecer bem cada etapa da cadeia de vendas e saber os pontos fortes e fracos da sua equipe para liderá-la, apontando os melhores caminhos e estratégias para que os vendedores conquistem a satisfação do cliente.

Gestão de pessoal e motivação da equipe

Falando nisso, uma das tarefas mais difíceis entre as rotinas gerenciais do varejo é exatamente a de manter uma liderança efetiva da sua equipe. Não basta mandar fazer: o gestor tem que entender os problemas dos colaboradores, apresentar soluções e ser o mentor que os motivará a buscar melhores resultados.

Para isso é preciso, antes de qualquer coisa, saber ouvir tanto os problemas dos clientes em relação à sua equipe, quanto as dificuldades que seus funcionários encontram pelo caminho. A partir desses fatores, é possível traçar estratégias que sejam condizentes com o potencial dos seus recursos humanos.

Como um sistema para varejo pode ajudar na eficiência das rotinas

Essas rotinas gerenciais do varejo — e todas as outras — podem ser muito mais eficientes com a utilização de um bom software de gestão. Um sistema para varejo permite que todo o trabalho seja realizado de forma integrada, poupando tempo, aumentando a confiabilidade das informações e reduzindo o retrabalho.

Com um sistema para varejo, o gestor terá uma visão clara sobre cada fase da cadeia de vendas, desde a compra de suprimentos até o pagamento do cliente. O controle de inventário fica ligado ao relatório de vendas, por exemplo, permitindo que seja realizado um planejamento de compras mais eficaz. Até mesmo a gestão de pessoas se torna mais inteligente, já que o gerente poderá entender, através da análise dos dados, como fazer com que a equipe e cada funcionário alcancem os resultados esperados.

Vimos no post de hoje algumas rotinas gerenciais do varejo nas quais você deve ficar de olho, bem como algumas dicas para torná-las mais eficientes. Um bom gestor é aquele que está atento a cada uma dessas rotinas e se esforça para aprimorá-las, além de saber como integrá-las para trazer melhores resultados.

Você também pode se interessar pelo nosso outro post: Varejo: quais os segredos para ter sucesso nas filiais?

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