Gestão de Pessoas

Entenda como aumentar a eficiência da sua Gestão de Pessoas

A gestão de pessoas é um ponto fundamental para garantir uma empresa saudável. Entenda quais aspectos são importantes para fazê-la eficiente.
Na imagem, temos um colaborador da área de gestão de pessoas.

Um dos pilares mais importantes de qualquer negócio é seu capital humano. E não há contra-argumentação sobre isso. Sem uma boa equipe de profissionais, devidamente capacitada e alinhada aos objetivos da empresa, é simplesmente impossível obter sucesso. 

Por essas e outras é que a gestão de pessoas se consolidou como um item essencial no planejamento estratégico das grandes empresas. Aumentar a eficiência na gestão desse recurso é, portanto, questão estratégica.

Para atingir a competitividade esperada para um negócio sólido e saudável é necessário, primeiro, pensar na gestão de pessoas como um investimento que retorna em valor agregado na dinamicidade da empresa, e não como um gasto a ser cortado.

O diferencial desta forma de pensar a área de gestão de pessoas da empresa está em exercitar o pensamento estratégico, voltado para visualizar a funcionalidade e o impacto desta gestão de pessoas, na dinâmica operacional do negócio. Compreender essa dimensão da gestão de pessoas, pode proporcionar uma percepção estratégica da forma como os recursos são alocados na empresa, garantindo tomadas de decisão mais acertadas enquanto se alinha as expectativas dos colaboradores às demandas solicitadas.

Garanta uma área de gestão de pessoas estruturada

É essencial direcionar esforços para otimizar a eficiência da gestão de pessoas da sua empresa a iniciar pela contratação dos profissionais que irão compor sua equipe. Busque por profissionais qualificados e empáticos, com o intuito de montar uma equipe com uma visão humanizada e estratégica. 

Mesmo nos casos de urgência nos períodos de contratação, permita que a equipe de RH da empresa desenvolva seu trabalho com foco em qualidade, fazendo contratações mais eficientes para conseguir resultados melhores em vez de perder tempo, dinheiro e motivação com retrabalhos.

Posto desta forma, existem quatro recomendações fundamentais e inerentes a uma gestão de pessoas eficiente, e que são determinantes para fornecer uma rotina operacional saudável para o seu negócio.

1. Aperfeiçoe gradualmente o percurso

Investir em ações que estimulem o engajamento dos colaboradores para com a empresa é uma boa forma de gerar um senso de pertencimento, ao mesmo tempo que se torna possível associar ainda mais os resultados, às ações realizadas pelos funcionários.  

2. Implemente a cultura do feedback

Se a empresa ainda não é adepta à cultura do feedback, chegou a hora de estimular tanto gestores como colaboradores a exercerem essa prática tão saudável que facilita muito a gestão de pessoas. 

Lembrando que a censura a qualquer colaborador que tenha uma reclamação ou sugestão a fazer jamais pode acontecer, sob nenhuma hipótese.

3. Ofereça um plano de carreira

Quando bem estruturado e atraente, um plano de carreira é capaz, por si só, de atrair e reter talentos em sua equipe. E isso é de extrema importância para ampliar a eficiência da gestão de seus recursos humanos, bem como o impacto nos negócios costuma ser extremamente positivo.

4. Proponha metas possíveis

Ao estabelecer o planejamento estratégico da empresa, é preciso ter muito cuidado com a definição das metas, pois, ao mesmo tempo que elas devem trazer benefícios para o negócio, precisam ser viáveis aos profissionais. 

Quando sua equipe não bate as metas astronômicas a ela impostas, a desmotivação se instala e sua gestão de recursos humanos se complica.

Proporcione finais de parcerias dignos e empáticos

Demissões, como a do colaborador da imagem, devem ser experiências humanizadas na gestão de pessoas.
Pensar em demissões humanizadas também é um ponto importante de uma boa gestão de pessoas.

No mundo corporativo, não é raro que o relacionamento entre profissionais e empresas tenha começos felizes, mas eventualmente desandem e terminem de forma traumática. Não importa o motivo pelo qual você precisará demitir alguém. Faça-o da forma mais humana possível, sempre se lembrando de que quem está ali não é uma máquina e, muito provavelmente, prestou bons serviços à sua empresa. 

Proporcionar uma experiência empática e humanizada no momento da demissão é essencial, tanto pela vida e carreira daquele então colaborador, como pela imagem que sua empresa transmite aos seus próprios clientes, que pode ser facilmente manchada por um funcionário detrator.

Essas são algumas dicas do que você precisa saber sobre gestão de pessoas. Ao considerá-las, sua empresa já estará a meio caminho do sucesso na gestão de recursos humanos. 

Estar sempre atento às novidades do mercado e aos detalhes do seu negócio é essencial. Pensando nisso, veja esse material que a Sankhya preparou para você, e não deixe de conferir também o nosso blog.

Compartilhe:

Comentários

O que você achou deste conteúdo?

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia também

plugins premium WordPress
SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Torne-se uma unidade Sankhya

Para análise inicial de aderência ao Programa Unidades de Negócios Sankhya, favor preencher o formulário abaixo.

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Sua inscrição foi realizada com sucesso.

SOLICITE UMA PROPOSTA

Nossos consultores estudarão a fundo suas necessidades e apresentarão as melhores soluções para a sua empresa.

Fale com um Consultor

Obrigado por se cadastrar

SOLICITE ORÇAMENTO

Envie seus dados que logo nossos especialistas entrarão em contato.

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.