Para alcançar objetivos empresariais e obter sucesso no mercado — especialmente em um cenário cada vez mais competitivo e dinâmico —, a excelência na gestão de pessoas é um diferencial crucial. 

A gestão de pessoas vai além do simples gerenciamento de tarefas e recursos humanos; ela envolve uma série de estratégias e práticas focadas no desenvolvimento, motivação e engajamento dos colaboradores

Ao adotar uma abordagem holística e humanizada, as organizações não só impulsionam a produtividade, mas também fomentam um clima organizacional positivo, mantendo os funcionários sempre motivados, envolvidos, capacitados, sincronizados e com boa comunicação interna. Além de criar um ambiente agradável para se trabalhar, isso leva a uma melhor gestão de processos organizacionais e uma otimização de processos como um todo. 

Se dedicar à mão de obra do seu negócio, ou seja, aos trabalhadores, é fundamental para empresas que desejam alcançar metas e se destacar no mercado. Pensando nisso, elaboramos um guia completo sobre gestão de pessoas, trazendo todas as principais informações que você precisa dominar sobre o assunto. 

Além disso, você vai descobrir sobre a importância de um sistema ERP na gestão de pessoas: um software que desempenha um papel transformador ao agilizar, automatizar e otimizar processos internos, reunindo todos os dados essenciais em um único sistema, integrando soluções e transformando-se em um aliado estratégico para qualquer empresa. Continue lendo e confira! 

Nesse artigo, você vai aprender sobre: 

  • O que é gestão de pessoas? 
  • Conceitos importantes na gestão de pessoas 
  • Qual é a função e o objetivo da gestão de pessoas? 
  • Qual é a importância da gestão de pessoas nas organizações? 
  • Qual a diferença de Recursos Humanos e gestão de pessoas? 
  • Quais são os benefícios de fazer uma boa gestão de pessoas? 
  • Como fazer uma boa gestão de pessoas? 
  • Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas? 
  • Quais são os principais erros durante a gestão de pessoas? 
  • Qual é a importância do ERP na gestão de pessoas?

O que é gestão de pessoas?

Gestão de pessoas é um conceito estratégico e multifacetado que foca no mais valioso de todos os recursos de uma empresa: o humano. Em resumo, podemos dizer que a gestão de pessoas consiste em ações que têm o intuito de manter alinhados o comportamento e o bem-estar dos funcionários com as metas e os objetivos da empresa, de forma que ambas as partes se sintam satisfeitas com os resultados.

A gestão de pessoas, portanto, não se limita apenas às atividades de contratação, pagamento e treinamento de funcionários. Em seu cerne, está a crença de que os colaboradores são parceiros essenciais para o sucesso do negócio. Isso implica em uma série de práticas que envolvem recrutamento estratégico, desenvolvimento de talentos, avaliação de desempenho, motivação, engajamento, retenção de funcionários e mais. 

O conceito também pode ser entendido como o setor que administra o capital humano de uma organização. Nesse caso, é importante pontuar que a ideia vai muito além de apenas focar em resultados e metas. 

Isso porque, através da atuação estratégica dos responsáveis pela gestão de pessoas, é possível criar um ambiente de trabalho onde os colaboradores possam prosperar, se desenvolver e contribuir efetivamente para os objetivos da organização. Isso envolve entender as necessidades e aspirações dos funcionários, apoiando seu desenvolvimento profissional e pessoal, e fomentando uma cultura organizacional que valorize a diversidade, a inclusão e o bem-estar.

Conceitos importantes na gestão de pessoas

O estudo “Criando vantagens para as pessoas 2021: o futuro das prioridades na gestão de recursos humanos”, realizado pela consultoria Boston Consulting Group e pela World Federation of People Management Association, apresentou algumas prioridades-chave no mundo dos negócios. Vários executivos e gestores de RH de todo o mundo participaram da pesquisa. 

No Brasil, foram ouvidas 222 pessoas. Ao serem questionadas sobre os pontos mais importantes para o futuro das empresas, os participantes listaram as estratégias de pessoas e RH (91%) e o desenvolvimento de lideranças (89%)

Partindo da abordagem geral de gestão de pessoas, existem vários conceitos e estratégias que merecem destaque dentro da área. Alguns dos principais são: 

Psicologia organizacional

A psicologia organizacional é uma área da psicologia que analisa e estuda o comportamento das pessoas no local de trabalho. Ao avaliar como os colaboradores interagem entre si e com a organização, a psicologia organizacional busca otimizar o bem-estar e a eficiência no trabalho, ajudando a melhorar os níveis de engajamento, satisfação, produtividade e motivação da equipe, bem como aprimorar a dinâmica e sinergia entre os times.

Employer branding

Employer branding refere-se à reputação e imagem de uma empresa como empregadora. É uma estratégia de marketing para atrair e reter talentos, destacando a cultura organizacional, os valores e os benefícios oferecidos aos colaboradores. Um employer branding forte pode diferenciar uma empresa no mercado, tornando-a mais atraente para os melhores talentos. 

SAIBA MAIS: Para mais informações, confira nosso post especial sobre Employer Branding

Fit cultural

O fit cultural é a harmonia entre os valores, crenças e comportamentos de um colaborador e os da organização. Um bom fit cultural significa que os funcionários estão mais alinhados com a missão e o conjunto de valores da empresa, o que ajuda a garantir mais satisfação no trabalho, um melhor desempenho e menor rotatividade. 

Qual é a função e o objetivo da gestão de pessoas? 

De modo geral, podemos considerar que a função principal da gestão de pessoas é desenvolver e gerenciar o capital humano de uma organização de maneira estratégica e integrada

Essa tarefa envolve recrutar, treinar, avaliar e reter talentos, garantindo que os colaboradores não apenas se encaixem nas necessidades atuais da empresa, mas também estejam preparados para desafios futuros. Com isso em mente, a gestão de pessoas foca em alinhar os objetivos dos colaboradores com os da organização, criando um ambiente onde ambos possam prosperar.

Como principal objetivo, a gestão de pessoas procura construir um ambiente de trabalho produtivo e motivador, no qual os colaboradores sintam-se valorizados e engajados. Ao fazer isso, procura-se, naturalmente, melhorar o desempenho e a eficiência da organização, mas também fortalecer a cultura empresarial e fomentar um senso de pertencimento e lealdade entre os funcionários.

Qual é a importância da gestão de pessoas nas organizações? 

Em geral, para que os setores de uma empresa funcionem diariamente, é necessário o trabalho de colaboradores. São eles a força motriz principal para que uma organização se mantenha no mercado com alta produtividade. Mas, para que tudo funcione com equilíbrio, é essencial que essas pessoas se sintam estimuladas a desenvolver um trabalho de qualidade.

Uma pesquisa realizada pela consultoria e corretora de seguros Aon mostrou que, nos últimos dois anos, houve um crescimento de 28% para 59,7% no número de organizações que oferecem programas de gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida aos seus trabalhadores. Iniciativas focadas na saúde mental estiveram presentes em 43,5% dos programas.

A pesquisa da Aon evidencia um cenário crescente: de reconhecimento, por parte das organizações, de que o cuidado com a saúde mental e física dos colaboradores é fundamental para o sucesso organizacional. Ao fazer uma gestão de pessoas estratégica, que prioriza o bem-estar dos funcionários, as empresas fomentam um ambiente de trabalho mais saudável e impulsionam a performance, a produtividade e a criatividade de seus colaboradores, criando um ciclo virtuoso dentro da organização. 

Qual a diferença de Recursos Humanos e gestão de pessoas?

Recursos Humanos (RH) tradicionalmente se concentra nas operações e processos administrativos relacionados aos funcionários de uma empresa, como recrutamento, folha de pagamento, benefícios e conformidade legal. A gestão de RH, portanto, costuma corresponder a uma abordagem mais técnica e regulamentada, voltada para o gerenciamento eficiente dos aspectos burocráticos do capital humano. 

Por outro lado, a gestão de pessoas adota uma perspectiva mais holística e estratégica, focando no desenvolvimento, motivação e engajamento dos colaboradores. O conceito vai além das funções administrativas para incluir o crescimento pessoal e profissional dos funcionários, a cultura organizacional, a comunicação interna e o bem-estar no local de trabalho. Enquanto o RH lida com a gestão de processos, a gestão de pessoas está mais relacionada à liderança e ao desenvolvimento de um ambiente de trabalho positivo e produtivo. 

SAIBA MAIS: Leia sobre RH 5.0 e confira as principais tendências no setor > 

Quais são os benefícios de fazer uma boa gestão de pessoas?

Uma empresa de sucesso deve sempre avaliar e analisar como está tratando e cuidando do seu capital humano (colaboradores). Hoje, a tecnologia é essencial não apenas para o crescimento do negócio, mas também para o alinhamento e equilíbrio entre profissionais e a empresa.

Listamos a seguir alguns benefícios organizacionais conquistados quando o setor de  recursos humanos aplica uma boa gestão estratégica de pessoas, impactando positivamente todo o negócio, em especial a produtividade e a lucratividade.

Destaque no mercado

Um ambiente que oferece aos seus funcionários um trabalho com qualidade, cuidado e bem-estar consegue obter resultados positivos na produtividade, no alcance de objetivos, nas metas estabelecidas e, consequentemente, ter destaque diante dos concorrentes no mercado.

Aumento da motivação e da produtividade  

Um estudo realizado pela Right Management, empresa de consultoria especializada em gestão de pessoas, mostrou que funcionários que trabalham motivados em uma empresa são 50% mais produtivos. Entre os fatores mais citados na entrevista como estímulos importantes, está a boa comunicação com relação às atividades a serem exercidas e a capacitação.

Nesse sentido, é importante a presença de um gestor especializado em liderança e estratégia para desenvolver em cada um de seus colaboradores habilidades, inspirações, boa comunicação, incentivos e feedbacks de produtividade.

Equilíbrio no clima organizacional  

Quando toda a equipe trabalha satisfeita e se comunicando de maneira eficiente, há uma diminuição nos conflitos gerados, que muitas vezes são causados por divergências e dúvidas com relação às atividades.

Um exemplo de como manter um bom equilíbrio organizacional é a pesquisa de clima realizada pelo RH. Ao ouvir a opinião de cada um dos colaboradores sobre todos os aspectos da empresa, é possível aplicar estratégias de melhoria sempre que necessário, minimizando os conflitos internos e criando um ambiente de trabalho mais agradável e produtivo. 

Retenção de talentos

Ter colaboradores satisfeitos e motivados é o maior benefício que uma empresa pode ter com uma boa gestão de pessoas. Por meio de uma liderança eficiente, é possível evitar turnover e reter talentos.

Ao oferecer um ambiente de trabalho estimulante, com benefícios, capacitações, oportunidades de crescimento e reconhecimento, as organizações reduzem a rotatividade de funcionários, economizando recursos significativos em recrutamento e treinamento.

Conhecimento dos objetivos da empresa  

Muitas empresas não se preocupam em desenvolver uma comunicação com seus funcionários alinhada com relação aos objetivos a serem conquistados. Esse é um dos grandes motivos que leva a organização a não alcançar os resultados esperados.

É de extrema importância que o setor de recursos humanos, em especial a área de gestão de pessoas, promova uma comunicação interna precisa e de qualidade a respeito de eventos, reuniões e integração entre setores. Com todas as metas apresentadas e alinhadas, é possível que todos os profissionais caminhem juntos com o propósito da organização.

Resposta efetiva às mudanças  

Em um mercado em constante mudança, a capacidade de se adaptar rapidamente é crucial. Uma boa gestão de pessoas permite que as organizações respondam de forma eficaz às mudanças, seja no mercado, em tecnologia ou nas demandas dos clientes, através de uma força de trabalho flexível e bem preparada.

Contribuição para o sucesso a longo prazo

Finalmente, a gestão de pessoas é um investimento no sucesso a longo prazo da empresa. Colaboradores bem geridos, motivados e capacitados são fundamentais para a inovação, a competitividade e a sustentabilidade da organização no mercado.

Como fazer uma boa gestão de pessoas?

Para que uma empresa aplique uma boa gestão estratégica de pessoas é preciso antes fazer uma análise das necessidades tanto dos colaboradores quanto da organização. Por meio dessas informações, o setor de recursos humanos é capaz de desenvolver ações e medidas que estimulem o crescimento interno e a evolução dos negócios.

Em geral, podemos considerar que uma gestão de pessoas eficiente costuma envolver um conjunto de práticas-chave, tais como: comunicação clara, desenvolvimento e capacitação, reconhecimento e valorização, gestão de desempenho, inclusão e diversidade, desenvolvimento de lideranças e mais. 

Uma tendência para os próximos anos, por exemplo, é o maior uso de mobilidade interna na empresa. Essa ação, que permite direcionar os funcionários a novas oportunidades dentro da organização, consegue obter resultados positivos na qualidade e na produtividade do trabalho, além de evitar o turnover

No relatório Global Talent Trends 2020, do LinkedIn, 81% dos profissionais de RH concordaram que a mobilidade interna melhora a retenção de talentos e faz com que os profissionais permaneçam na empresa o dobro do tempo.

No entanto, todas as ações estratégicas a serem aplicadas e investidas nos trabalhadores para o crescimento organizacional precisam de ferramentas consideradas fundamentais para a melhoria do capital humano. São os chamados pilares da gestão de pessoas, sobre os quais vamos falar em seguida. 

Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?

 Infográfico apresentando os 5 pilares da gestão de pessoas na seguinte ordem: motivação, comunicação interna, trabalho em equipe, gestão de competências, treinamento e desenvolvimento.
Os 5 pilares da gestão de pessoas

1. Motivação

A motivação dos funcionários é a força motriz de uma empresa que busca sucesso no alcance de objetivos e metas. Trabalhadores desmotivados são sinônimo de baixa produção e equipes desalinhadas.

Para manter os colaboradores sempre satisfeitos com as atividades a serem executadas e felizes com o ambiente de trabalho em que pertencem, é preciso que gestores desenvolvam ações de comunicação interna tanto para ouvir os trabalhadores quanto para divulgar informações precisas sobre tudo o que acontece dentro da empresa.

Além da importância dos feedbacks constantes para o crescimento profissional de todos, os funcionários precisam estar a par da missão, da visão e dos valores da organização e de todos os objetivos e metas, independente do setor de atuação, para o fortalecimento e a parceria de toda a equipe.

O foco na motivação dos colaboradores envolve práticas de reconhecimento, oportunidades de crescimento, atividades de integração e incentivos alinhados com os objetivos pessoais e profissionais de cada colaborador, dentre outras medidas. 

2. Comunicação interna 

A comunicação interna em qualquer empresa é o ponto chave ao analisar o desempenho dos negócios. É o termômetro para entender tanto os motivos dos resultados negativos quanto avaliar os pontos que foram certeiros para alcançar resultados positivos.

Não importa o tamanho da organização. A comunicação entre todos os colaboradores precisa ser linear, qualquer que seja a área. Sem ela, o resultado é: profissionais desmotivados, sem conhecimento de informações necessárias e baixa produtividade. 

Nesse sentido, é vital garantir que as informações sejam compartilhadas de forma clara e oportuna, sempre promovendo a transparência e a confiança. Os líderes desempenham um papel de extrema importância na hora de conduzir e orientar sua equipe, assegurando que não existem ruídos de comunicação e incentivando a troca e o diálogo.

Uma maneira prática de manter a comunicação entre todos os setores e garantir uma equipe com acesso às informações necessárias é o uso de um canal para que todos possam se comunicar e buscar ajuda com profissionais de qualquer área quando necessário.

Quando há clareza de informações em uma empresa, os funcionários passam a executar com maior precisão suas funções e de forma correta. Além disso, a comunicação eficiente auxilia na gestão de conflitos, facilita a colaboração e fortalece a cultura organizacional da empresa como um todo. 

3. Trabalho em equipe

Quando a comunicação entre as equipes é feita em todos os setores independente das atividades exercidas por cada um, todos se sentem unidos pela mesma meta e, dessa forma, passam a ter afinidades e companheirismo na execução das tarefas diárias, reduzindo as chances de conflitos durante o trabalho.

A junção de conhecimentos entre colaboradores no ambiente de trabalho aumenta a performance e a qualidade nas atividades. Uma cultura organizacional alinhada por uma boa gestão estratégica de pessoas, com líderes que saibam gerenciar as tarefas de forma dinâmica e certeira, é garantia de sucesso e bons resultados.

O foco no trabalho em equipe envolve promover a colaboração e a sinergia entre diferentes membros e departamentos da organização. Isso é alcançado ao encorajar a partilha de ideias, respeitar as diversas habilidades e perspectivas e criar um ambiente onde o trabalho em equipe não é apenas valorizado, como também recompensado e ativamente incentivado.

4. Gestão de Competências

É preciso ter uma estratégia na gestão de competências para que sejam desenvolvidas as habilidades necessárias em cada profissional, de forma alinhada com os objetivos e as metas da empresa, através de feedbacks de desenvolvimento e treinamentos constantes.

Quando o colaborador compreende quais são exatamente suas funções e quais objetivos elas devem alcançar, ele consegue desempenhá-las com qualidade e muito conhecimento, se encaixando exatamente nas competências exigidas. 

Uma gestão de pessoas com base no aprimoramento das competências e conhecimentos dos trabalhadores é uma grande vantagem competitiva diante um mercado cada vez mais exigente.

5. Treinamento e desenvolvimento

O aprimoramento e o desenvolvimento dos funcionários através de treinamentos, cursos ou qualquer outra forma de aprendizado traz oportunidades para ampliar o conhecimento nas áreas específicas de cada um e, consequentemente, aumentar a qualidade e a eficiência na execução dos trabalhos.

A capacitação dos trabalhadores traz não só benefícios a eles como também para a organização, que passa a ter uma equipe mais interessada e pronta para trabalhar com qualquer mudança que venha a ocorrer no ambiente organizacional.

Quais são os principais erros durante a gestão de pessoas?  

Durante a gestão de pessoas, existem alguns erros comuns que podem acabar prejudicando não somente o ambiente de trabalho, como também a eficiência organizacional da empresa como um todo. Alguns dos principais são: 

  • Falta de comunicação clara: Não estabelecer canais de comunicação eficazes e transparentes, resultando em mal-entendidos, ruídos de comunicação e falta de alinhamento. 
  • Desconsiderar o feedback dos colaboradores: Ignorar a opinião e sugestões dos funcionários é um dos principais fatores que leva à desmotivação, falta de envolvimento e perda de talentos. 
  • Falta de reconhecimento e valorização: Os esforços e conquistas dos colaboradores devem ser celebrados, reconhecidos e recompensados adequadamente, promovendo maiores níveis de satisfação e sentimento de pertencimento. 
  • Negligenciar o desenvolvimento profissional: Não limite o potencial dos colaboradores ao deixar de oferecer oportunidades de treinamento e crescimento profissional, bem como um plano de carreira e perspectivas de futuro dentro da empresa. 
  • Liderança ineficiente: Os gestores devem ser figuras que inspiram, comunicam-se com eficiência e lideram pelo exemplo. 
  • Sobrecarga de trabalho: Impor cargas de trabalho irrealistas e cobranças árduas são práticas que levam ao esgotamento e à insatisfação generalizada entre os funcionários. 

Qual é a importância do ERP na gestão de pessoas?

O mercado está cada vez mais competitivo e exigente e, nesse sentido, a tecnologia vem para facilitar a execução de tarefas diárias, aumentar a produtividade, melhorar a comunicação entre setores e otimizar o tempo dos colaboradores.

O uso do ERP para gestão de pessoas nos processos internos de uma organização é um ótimo aliado para centralizar as atividades de rotina e facilitar a comunicação e o alinhamento de metas e objetivos entre todos os setores.

As empresas lidam diariamente com uma infinidade de dados e informações, além da necessidade de se comunicar com profissionais de vários setores. Ter tudo isso focado em uma única ferramenta de gestão completa é a melhor estratégia para alcançar metas e objetivos.

Para auxiliar e desenvolver uma boa gestão de pessoas, é fundamental que o setor de recursos humanos invista em um software de gestão empresarial de qualidade para gerar relatórios, integrar dados e fazer análises precisas de todos os profissionais. Dessa forma, é possível manter a cultura organizacional alinhada e equilibrada.

SAIBA MAIS: Confira nosso conteúdo sobre conceito ERP para conhecer mais sobre sua definição, origem e aplicações >  

Os benefícios do ERP são inúmeros, além de aplicáveis para empresas de todos os tamanhos e segmentos. Confira os principais: 

Integra informações

O ERP é um software de gestão empresarial que facilita às empresas integrar todas as informações em um único sistema, facilitando o acesso de todos os colaboradores em tempo real e a qualquer momento.

Para o setor responsável pela gestão de pessoas, o uso dessa tecnologia é um grande aliado, tendo em vista que a área de recursos humanos lida diariamente com muitos papéis e informações de todos os funcionários da empresa.

Através do ERP, é possível reunir todos os dados importantes e utilizados todos os dias, como cálculo e controle de horas trabalhadas, informações do sistema de ponto eletrônico, pagamento, benefícios e informações detalhadas de cada colaborador.

Facilita as ações estratégicas

O uso do ERP possibilita o desenvolvimento de ações para a gestão estratégica de pessoas, como treinamentos, reuniões, recrutamento, entre outras.

Através de um software de gestão, é possível monitorar indicadores das atividades diárias dos trabalhadores, de toda a parte administrativa que envolve o capital humano, além de obter relatórios precisos que facilitam as tomadas de decisões sobre como seguir com a gestão.

Com toda essa amplitude que o ERP possibilita, o setor de recursos humanos consegue corrigir falhas e tendências comportamentais que não estão de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa, conquistando equilíbrio e alinhamento que garantem resultados positivos e destaque no mercado.

E o mais importante do uso dessa tecnologia para facilitar as ações estratégicas é a otimização de tempo e o aumento da produtividade dos profissionais envolvidos na área de gestão de pessoas. O tempo gasto pela equipe com burocracias feitas de maneira tradicional passa a ser reduzido com a tecnologia sendo usada a favor.

Ajuda na tomada de decisões

Todas as decisões importantes que envolvem o capital humano de uma empresa partem de informações do setor de recursos humanos. É por meio desse setor que todos os relatórios e dados importantes para uma gestão estratégica de pessoas são apresentados para líderes e diretoria.

O ERP possibilita a elaboração de relatórios completos para que possam ser apresentados de forma eficaz às pessoas envolvidas em tomadas de decisões estratégicas, o que facilita o desenvolvimento de ações específicas que vão atender às necessidades da organização.

Otimiza recursos  

Com a utilização de um software de gestão, é possível otimizar todas as tarefas diárias que são feitas manualmente e, assim, aumentar a produtividade, reduzir custos e diminuir o tempo da maioria dos trabalhos.

A área de recursos humanos lida a todo momento com inúmeros papéis, por isso a importância do ERP nesse setor, para que tudo possa ser executado digitalmente, além de evitar possíveis erros em tarefas do cotidiano.

Com a otimização de tempo, a equipe consegue focar melhor nas ações para uma boa gestão estratégica de pessoas, criando ou melhorando processos, buscando novas soluções e referências de desenvolvimento pessoal para o sucesso da organização.