Pular para conteúdo

O que é gestão de pessoas e qual sua importância?

Uma empresa que visa alcançar seus objetivos, obter sucesso e destaque no mercado precisa ir muito além de todo o...

gestão de pessoas

Uma empresa que visa alcançar seus objetivos, obter sucesso e destaque no mercado precisa ir muito além de todo o trabalho executado diariamente. O foco de uma organização que deseja alcançar equilíbrio nos negócios, aumento na produtividade e sucesso também deve estar na gestão de pessoas.

Organizações que mantêm os funcionários sempre motivados, envolvidos, capacitados, com boa comunicação interna e sincronia fazem todos os processos organizacionais fluírem, além de criar um ambiente agradável para se trabalhar.

A gestão de pessoas consiste em ações que têm o intuito de manter alinhado o comportamento e o bem-estar dos funcionários com as metas e os objetivos da empresa, de forma que ambas as partes se sintam satisfeitas com os resultados.

Se dedicar à mão de obra do seu negócio, ou seja, aos trabalhadores, é fundamental para empresas que desejam alcançar metas e se destacar no mercado. Neste artigo, explicamos o que é gestão de pessoas, sua importância nas empresas e como o ERP pode ser um aliado nessas ações.

O que é gestão de pessoas?

O conceito de gestão de pessoas envolve práticas para o alinhamento do comportamento dos colaboradores diante de metas e propósitos organizacionais bem definidos, para que tanto eles quanto a empresa se sintam satisfeitos com o trabalho diário.

Através da gestão estratégica de pessoas, os gestores conseguem equilibrar o ambiente de trabalho, gerando, além de satisfação de ambas as partes, um aumento vantajoso na produtividade. 

A gestão de pessoas também pode ser entendida como o setor que administra o capital humano de uma organização. Esse conceito vai muito além de focar em resultados e metas. É sobre qualidade de vida e satisfação dos colaboradores em uma cultura organizacional.

O estudo “Criando vantagens para as pessoas 2021: o futuro das prioridades na gestão de recursos humanos”, realizado pela consultoria Boston Consulting Group e pela World Federation of People Management Association, apresentou as prioridades do último ano sobre o assunto. Vários executivos e gestores de RH de todo o mundo participaram da pesquisa. 

No Brasil, foram ouvidas 222 pessoas, que listaram as estratégias de pessoas e RH (91%) e o desenvolvimento de lideranças (89%) como os pontos mais importantes para o futuro das empresas.

São várias as estratégias que podem ser usadas a partir do conceito de gestão de pessoas, como:

Psicologia organizacional

Área da psicologia que analisa e estuda o comportamento das pessoas em uma organização. Através do bem-estar dos funcionários, é possível melhorar a produtividade e a relação de trabalho no ambiente.

Employer branding

Employer branding é uma estratégia de marketing utilizada para mostrar os benefícios e os pontos positivos de se trabalhar na empresa. Uma forma de atrair e reter profissionais na organização.

Fit cultural

É a forma como a pessoa se adapta aos propósitos da organização. O funcionário precisa ter um fit cultural que esteja alinhado ao conjunto de valores da empresa.

Conheça o histórico da gestão de pessoas

No começo do século XX, as empresas passaram a ter um setor que cuidava da relação entre funcionários e empregadores. Nos anos 50, o setor passou a ser chamado de administração de pessoal e cuidava de toda a parte burocrática e de direitos dos trabalhadores de uma organização. 

Vinte anos depois, surge o conceito de recursos humanos e todas as suas características que envolvem a administração do bem mais precioso de uma empresa: os trabalhadores. É através da produtividade e da satisfação deles que uma organização tende ao sucesso ou ao fracasso.

Desde então, o termo gestão de pessoas vem ganhando cada vez mais força no mercado, envolvendo os pontos fundamentais de um trabalhador, desde administrativos até comportamentais.

Qual é a importância da gestão de pessoas nas organizações? 

Em geral, para que os setores de uma empresa funcionem diariamente, é necessário o trabalho de colaboradores. São eles a força motriz principal para que uma organização se mantenha no mercado com alta produtividade. Mas, para que tudo funcione com equilíbrio, é essencial que essas pessoas se sintam estimuladas a desenvolver um trabalho de qualidade.

Uma pesquisa realizada pela consultoria e corretora de seguros Aon mostrou que, nos últimos dois anos, houve um crescimento de 28% para 59,7% no número de organizações que oferecem programas de gestão de saúde, bem-estar e qualidade de vida aos seus trabalhadores. Iniciativas focadas na saúde mental estiveram presentes em 43,5% dos programas.

É essencial a qualquer empresa desenvolver uma gestão de pessoas que garanta a qualidade de vida dos funcionários e um ambiente de trabalho saudável e motivador para, dessa forma, alcançar a melhor performance e produtividade deles.

Quais são os benefícios de fazer uma boa gestão de pessoas?

Uma empresa de sucesso deve sempre avaliar e analisar como está tratando e cuidando do seu capital humano (colaboradores). Hoje, a tecnologia é essencial não apenas para o crescimento do negócio, mas também para o alinhamento e equilíbrio entre profissionais e a empresa.

Listamos a seguir alguns benefícios organizacionais conquistados quando o setor de  recursos humanos aplica uma boa gestão estratégica de pessoas, impactando positivamente todo o negócio, em especial a produtividade e a lucratividade.

Destaque no mercado

Um ambiente que oferece aos seus funcionários um trabalho com qualidade, cuidado e bem-estar consegue obter resultados positivos na produtividade, no alcance de objetivos, nas metas estabelecidas e, consequentemente, ter destaque diante dos concorrentes no mercado.

Aumento da motivação e da produtividade

Uma empresa que oferece qualidade aos seus colaboradores converte todas essas ações estratégicas em aumento de motivação e produtividade, garantindo a satisfação de ambas as partes.

Um estudo realizado pela Right Management, empresa de consultoria especializada em gestão de pessoas, mostrou que funcionários que trabalham motivados em uma empresa são 50% mais produtivos. Entre os fatores mais citados na entrevista como estímulos importantes, está a boa comunicação com relação às atividades a serem exercidas e a capacitação.

Nesse sentido, é importante a presença de um gestor especializado em liderança e estratégia para desenvolver em cada um de seus colaboradores habilidades, inspirações, boa comunicação, incentivos e feedbacks de produtividade.

Equilíbrio no clima organizacional

Quando toda a equipe trabalha satisfeita e se comunicando de maneira eficiente, há uma diminuição nos conflitos gerados, que muitas vezes são causados por divergências e dúvidas com relação às atividades.

Um exemplo de como manter um bom equilíbrio organizacional é a pesquisa de clima realizada pelo RH. Ouvindo a opinião de cada um dos colaboradores sobre todos os aspectos da empresa, é possível aplicar estratégias de melhoria sempre que necessário.

Retenção de talentos

Ter colaboradores satisfeitos e motivados é o maior benefício que uma empresa pode ter com uma boa gestão de pessoas. Por meio de uma liderança eficiente, é possível evitar turnover e reter talentos.

Para isso, é preciso que o ambiente organizacional ofereça bem-estar, benefícios, capacitação sempre que necessário e outros fatores que fazem com que a empresa seja vista por seus funcionários como um excelente lugar para se trabalhar.

Conhecimento dos objetivos da empresa

Muitas empresas não se preocupam em desenvolver uma comunicação com seus funcionários alinhada com relação aos objetivos a serem conquistados. Esse é um dos grandes motivos que leva a organização a não alcançar os resultados esperados.

É de extrema importância que o setor de recursos humanos, em especial a área de gestão de pessoas, promova uma comunicação interna precisa e de qualidade a respeito de eventos, reuniões e integração entre setores. Com todas as metas apresentadas e alinhadas, é possível que todos os profissionais caminhem juntos com o propósito da organização.

Como fazer uma boa gestão de pessoas?

Para que uma empresa aplique uma gestão estratégica de pessoas, é preciso antes fazer uma análise das necessidades tanto dos colaboradores quanto da organização. Por meio dessas informações, o setor de recursos humanos é capaz de desenvolver ações e medidas que estimulem o crescimento interno e a evolução dos negócios.

Uma tendência para o ano de 2022, por exemplo, é o maior uso de mobilidade interna na empresa. Essa ação, que permite direcionar os funcionários a novas oportunidades dentro da organização, consegue obter resultados positivos na qualidade e na produtividade do trabalho, além de evitar o turnover. 

No relatório Global Talent Trends 2020, do LinkedIn, 81% dos profissionais de RH concordaram que a mobilidade interna melhora a retenção de talentos e faz com que os profissionais permaneçam na empresa o dobro do tempo.

No entanto, todas as ações estratégicas a serem aplicadas e investidas nos trabalhadores para o crescimento organizacional precisam de ferramentas consideradas fundamentais para a melhoria do capital humano. São os chamados pilares da gestão de pessoas. Citamos a seguir quais são esses 5 pilares necessários.

Quais são os 5 pilares da gestão de pessoas?

1. Motivação

A motivação dos funcionários é a força motriz de uma empresa que busca sucesso no alcance de objetivos e metas. Trabalhadores desmotivados são sinônimo de baixa produção e equipes desalinhadas.

Para manter os colaboradores sempre satisfeitos com as atividades a serem executadas e felizes com o ambiente de trabalho em que pertencem, é preciso que gestores desenvolvam ações de comunicação interna tanto para ouvir os trabalhadores quanto para divulgar informações precisas sobre tudo o que acontece dentro da empresa.

Além da importância dos feedbacks constantes para o crescimento profissional de todos, os funcionários precisam estar a par da missão, da visão e dos valores da organização e de todos os objetivos e metas, independente do setor de atuação, para o fortalecimento e a parceria de toda a equipe. 

2. Comunicação interna

A comunicação interna em qualquer empresa é o ponto chave ao analisar o desempenho dos negócios. É o termômetro para entender tanto os motivos dos resultados negativos quanto avaliar os pontos que foram certeiros para alcançar resultados positivos.

Não importa o tamanho da organização. A comunicação entre todos os colaboradores precisa ser linear, qualquer que seja a área. Sem ela, o resultado é: profissionais desmotivados, sem conhecimento de informações necessárias e baixa produtividade.

A empresa precisa de uma gestão estratégica de pessoas que garanta um alinhamento da comunicação entre todos os setores, de forma precisa e eficaz. Os líderes são de extrema importância na hora de conduzir e orientar sua equipe.

Uma maneira prática de manter a comunicação entre todos os setores e garantir uma equipe com acesso às informações necessárias é o uso de um canal para que todos possam se comunicar e buscar ajuda com profissionais de qualquer área quando necessário.

Quando há clareza de informações em uma empresa, os funcionários passam a executar com maior precisão suas funções e de forma correta.

3. Trabalho em equipe

Quando a comunicação entre as equipes é feita em todos os setores independente das atividades exercidas por cada um, todos se sentem unidos pela mesma meta e, dessa forma, passam a ter afinidades e companheirismo na execução das tarefas diárias, reduzindo as chances de conflitos durante o trabalho.

A junção de conhecimentos entre colaboradores no ambiente de trabalho aumenta a performance e a qualidade nas atividades. Uma cultura organizacional alinhada por uma boa gestão estratégica de pessoas, com líderes que saibam gerenciar as tarefas de forma dinâmica e certeira, é garantia de sucesso e bons resultados.

4. Competências

É preciso ter uma estratégia na gestão de competências para que sejam desenvolvidas as habilidades necessárias em cada profissional, de forma alinhada com os objetivos e as metas da empresa, através de feedbacks de desenvolvimento e treinamentos constantes.

Quando o colaborador compreende quais são exatamente suas funções e quais objetivos elas devem alcançar, ele consegue desempenhá-las com qualidade e muito conhecimento, se encaixando exatamente nas competências exigidas. 

Uma gestão de pessoas com base no aprimoramento das competências e conhecimentos dos trabalhadores é uma grande vantagem competitiva diante um mercado cada vez mais exigente.

5. Treinamento e desenvolvimento

O aprimoramento e o desenvolvimento dos funcionários através de treinamentos, cursos ou qualquer outra forma de aprendizado traz oportunidades para ampliar o conhecimento nas áreas específicas de cada um e, consequentemente, aumentar a qualidade e a eficiência na execução dos trabalhos.

A capacitação dos trabalhadores traz não só benefícios a eles como também para a organização, que passa a ter uma equipe mais interessada e pronta para trabalhar com qualquer mudança que venha a ocorrer no ambiente organizacional.

Qual é a importância do ERP na gestão de pessoas?

O mercado está cada vez mais competitivo e exigente e, nesse sentido, a tecnologia vem para facilitar a execução de tarefas diárias, aumentar a produtividade, melhorar a comunicação entre setores e otimizar o tempo dos colaboradores.

O uso do ERP nos processos internos de uma organização é um ótimo aliado para centralizar as atividades de rotina e facilitar a comunicação e o alinhamento de metas e objetivos entre todos os setores.

As empresas lidam diariamente com uma infinidade de dados e informações, além da necessidade de se comunicar com profissionais de vários setores. Ter tudo isso focado em um único software de gestão é a melhor estratégia para alcançar metas e objetivos.

Para auxiliar e desenvolver uma boa gestão de pessoas, é fundamental que o setor de recursos humanos invista em um ERP de qualidade para gerar relatórios, integrar dados e fazer análises precisas de todos os profissionais. Dessa forma, é possível manter a cultura organizacional alinhada e equilibrada.

O uso do ERP gera inúmeros benefícios. A seguir, citamos os principais.

Integra informações

O ERP é um software de gestão que facilita às empresas integrar todas as informações em um único sistema, facilitando o acesso de todos os colaboradores em tempo real e a qualquer momento.

Para o setor responsável pela gestão de pessoas, o uso dessa tecnologia é um grande aliado, tendo em vista que a área de recursos humanos lida diariamente com muitos papéis e informações de todos os funcionários da empresa.

Através do ERP, é possível reunir todos os dados importantes e utilizados todos os dias, como cálculo e controle de horas trabalhadas, ponto eletrônico, pagamento, benefícios e informações detalhadas de cada colaborador.

Facilita as ações estratégicas

O uso do ERP possibilita o desenvolvimento de ações para a gestão estratégica de pessoas, como treinamentos, reuniões, recrutamento, entre outras.

Através de um software de gestão, é possível monitorar indicadores das atividades diárias dos trabalhadores, de toda a parte administrativa que envolve o capital humano, além de obter relatórios precisos que facilitam as tomadas de decisões sobre como seguir com a gestão.

Com toda essa amplitude que o ERP possibilita, o setor de recursos humanos consegue corrigir falhas e tendências comportamentais que não estão de acordo com a missão, a visão e os valores da empresa, conquistando equilíbrio e alinhamento que garantem resultados positivos e destaque no mercado.

E o mais importante do uso dessa tecnologia para facilitar as ações estratégicas é a otimização de tempo e o aumento da produtividade dos profissionais envolvidos na área de gestão de pessoas. O tempo gasto pela equipe com burocracias feitas de maneira tradicional passa a ser reduzido com a tecnologia sendo usada a favor.

Ajuda na tomada de decisões

Todas as decisões importantes que envolvem o capital humano de uma empresa partem de informações do setor de recursos humanos. É por meio desse setor que todos os relatórios e dados importantes para uma gestão estratégica de pessoas são apresentados para líderes e diretoria.

O ERP possibilita a elaboração de relatórios completos para que possam ser apresentados de forma eficaz às pessoas envolvidas em tomadas de decisões, o que facilita o desenvolvimento de ações específicas que vão atender às necessidades da organização.

Otimiza recursos

Com a utilização de um software de gestão, é possível otimizar todas as tarefas diárias que são feitas manualmente e, assim, aumentar a produtividade e reduzir o tempo da maioria dos trabalhos.

A área de recursos humanos lida a todo momento com inúmeros papéis, por isso a importância do ERP nesse setor, para que tudo possa ser executado digitalmente, além de evitar possíveis erros em tarefas do cotidiano.

Com a otimização de tempo, a equipe consegue focar melhor nas ações para uma boa gestão estratégica de pessoas, criando ou melhorando processos, buscando novas soluções e referências de desenvolvimento pessoal para o sucesso da organização.

Conclusão

O software de gestão ERP (Sistema Integrado de Gestão Empresarial), como o da Sankhya, permite fazer o controle e a centralização de todos os dados e informações da organização em tempo real, além de facilitar as tarefas cotidianas que são executadas de maneira manual e tradicional, ocupando um maior tempo de trabalho dos funcionários.

A tecnologia surge para simplificar e otimizar o fluxo de trabalho, facilitar a tomada de decisões e ajudar no desenvolvimento de ações em processos estratégicos, operacionais e gerenciais.

O uso do ERP traz inúmeros benefícios, como:

  • Automação das atividades de vários setores;
  • Agilidade nas tomadas de decisões;
  • Diminuição dos custos operacionais;
  • Melhoria da visibilidade da empresa;
  • Gerenciamento administrativo, financeiro e de pessoas.

Veja como funciona no vídeo como funciona a Gestão de Pessoas no ERP Sankhya:

Conheça o ERP da Sankhya e alcance resultados positivos e destaque no mercado através de uma gestão assertiva, eficaz e de qualidade, independentemente do seu segmento de mercado. A Sankhya tem a solução ideal para o seu negócio, atendendo as necessidades específicas da sua empresa.

Sobre o autor
Redatora Sankhya

Conheça o ERP Sankhya na prática

Informe seus dados para acessar o tour pela solução Sankhya.